Perda de Potência / Soluçar

Boas malta, cá em casa também mora um FOCUS 1.6TDCI , tem 103k km e acabou de fazer a revisão aos 100k km, e até agora tudo bem, sem nenhum problema. Porém, à uns tempos atrás, ia-mos na AE e decidi puxa-la um pouco (Já quente) acima dos 150. Assim que passei as 3000rpm em 5ª, ela começou com um soluçar muito brando que dps foi agravando juntamente com uma perda de potência. O soluçar era como se tivesse com aceleração inconstante.

Não acendeu nenhuma luz do painel. Entretanto, encostei e desliguei o carro para ver se seria algo fora do sitio dentro do compartimento do motor, e nada. Voltei a liga-la e o sintoma passou.

Passou... até à semana seguinte, onde novamente em AE iniciou o mesmo quadro... já depois na nacional, sempre que a puxava acima das 2000rpm em qualquer mudança, "soluçava".

Entretanto, já mudei filtro de ar, aditivo de Gasoleo para limpeza de injectores e nada ainda resolveu. O problema é intermitente e só se manifesta em AE quando o motor está em carga (habitualmente acima dos 120).

Hoje fui desmontar a MAF para a limpar e constatei que havia oleo na conduta de admissão de ar, inclusive havia vestígio na caixa do filtro de ar. Não formava poça, mas estava bem gorduroso. Resumindo e concluindo, muito provavelmente, os sintomas eram mesmo da MAF estar a ler mal devido à sujidade, porém talvez tenha ganho um segundo problema... Será que o turbo está a dar o berro?? Ou será de o nivel do oleo estar um pouco acima do máximo??

Alguém ajuda??
 
Eu tenho um problema semelhante ao teu, mas é entre as 1800 e as 2000 rpm, em qualquer mudança, mas acontece-me a frio por vezes e depois desaparece o problema..
Isto num 1.6 TDI com apenas 10k km, já fui à seat nada sabem fazer, mandaram-me mudar o gasóleo e continua na mesma.

No meu caso a MAF a baixa velocidade e naquela rotação apenas, acho que não está relacionada. Mas o turbo pode ser o dito cujo!
 
Tenta ligar o carro a uma máquina de diagnóstico a ver se aparece algum erro.
O óleo estar acima do máximo não é nada aconselhável, pois aumenta a pressão dentro do motor. Pode ser que ele tenha saído para o local da MAF e ter causado esse problema.

Retifica o nível do óleo. Vê como está outra vez a Maf e experimenta.

Boa sorte na resolução do problema.
Cumps
jtdi
 
Poderá ser de alguma tubagem ter algum rasgo ou furo. Tubo de admissão ou tubagens do intercooler. Já verificaram isso?

Sent from my Xperia using Tapatalk 2
 
tambem estou com um problema parecido no meu ibiza 6l, entre as 1800 e as 2000 rotacoes, em 4,5 e 6 mudanca :S
 
Back
Top