Pequena ajuda sobre jantes

Boas pessoal é assim eu tenho um Ibiza 5 Lugares 1.2 a e o meu veio com jantes de ferro não tive escolha.

Estava a pensar em comprar umas jantes pra ele mas não sei que comprar visto ja ter ouvido que dispara os consumos e vou perder muito de ponta e arranque.

Alguem entendido que me de uma ajuda.

Cumps
 
ok,

primeiro é assim, que jantes tens (tamanho), medida de pneus e quais pretendias por, jantes e pneus

diz ai isso e nos ajudamos-te melhor.
 
Bem aqui vai o que me pediram :

PN 185/60R14 é o que tenho.

Livrete
195/55R15
205/40R17

Mas fui a seat e ja tenho a declaração para ir a DGV para legalizar as seguintes:

195/50R15
205/45R16

Cumps
 
ok,

é assim para 15 ou 16 notas um pouco mais de aumento de consumo, tipo 0.5/06 L aos 100 ( a assumir que andas devagar claro :wink: ) e vais perder ponta e acelaração (um pouco ai 2/3 cv), porque as jantes que vais por são mais pesadas, ponta és capaz de perder 15/20km hora no quadrante no maximo, mas existe um site que faz os calculos de diferença da jante e diz-te a velocidade real tendo em conta as jantes antigas e as novas que vais por.

è assim se não quiseres que ele fica um pouco de "arrastão" pões 15, ja notas diferença mas não muito, agora 16 ai sim notas a diferença na velocida e na acelaração.

Abraço,

Espero ter ajudado, se estiver errado alguem que corrija :wink:
 
luiscmourinha disse:
Sim a minha opção ja estava mesmo para umas 15 mas gostava de saber que tipo de jante por exemplos......

as que tu gostares, se quiseres gastares algum dinheiro, procura umas leves, para não notares aquela perda de potencia....


kaniv3tt3s disse:
Bom dia a todos.
Um dos sites que o Puto_IbiZa fala pode ser este:

http://www.pneubeato.com/velocidadeantigo.htm

Aqui podes ver as diferenças de velocidade com cada tipo de jante.


Abraços.

Era esse mesmo, tanks :roll:
 
Potência não perdes... ela está sempre lá agora o que tu perdes é a performance sobre essa mesma potência, é diferente. Ou seja, para "alcançares" ou teres a mesma potência de origem tens que ter mais esforço logo ai gastas mais combustivél. As velocidades anunciadas no teu carro foram testadas com jante 14" logo ai ao colocares jante 15" ja vais notar uma diferença, pouca... insigificante, no consumo.
Espero que tenhas ficado mais lucido!


Abraços.
 
O meu conselho é 195/50 R15
Pq tens averbado no livrete, pq a jante é pouco maior e a diferença nao vai ser muita mas esteticamente vai.
Depois pq de todas as medidas que referiste (sem ser a de origem) é a mais barata, arranjas excelentes pneus novos por cerca de 60/65€ novos.
Enquanto q nas outras medidas... upa, upa...
 
Rodcar disse:
O meu conselho é 195/50 R15
Pq tens averbado no livrete, pq a jante é pouco maior e a diferença nao vai ser muita mas esteticamente vai.
Depois pq de todas as medidas que referiste (sem ser a de origem) é a mais barata, arranjas excelentes pneus novos por cerca de 60/65€ novos.
Enquanto q nas outras medidas... upa, upa...

ia esta é a melhor relação entre custos consegues comprar potenza SO3 a 70 euros cada e acho que ficas com uma relação de caixa mais curta porque acho que ficas com um perimetro mais pequeno por isso ate nao perdes muita vivacidade...(confirma no pneubeato- aqui é tb onde encontras melhores preços.. os re720 ficam a 55 euros cada)..
senao se quiseres look e nao ligares po andamento mete as de 17 ficas com menos 12 cv e consumos mais 3 litros ...

eu tive no tigra os 195/50/15 e depois mudei para 205/40/17 e aconteceu-me o que relatei ps: era o 1.6L de 106 cv e 150 Nm...

abraços
 
Eu acho que esse ponto de vista está errado... ora vejam lá assim:

1- ele tem jantes de ferro = pesadas ... jantes de 15, 16 ou 17 que ele lá colocar serão de liga leve, logo leves, o que pode fazer com que o peso até fique o mesmo ou menor...
2- Quanto maior o raio maior a velocidade de ponta e menor arranque. Cada vez que o centro da roda rodar mais asfalto passa pelo pneu do que com um raio menor...

Acho que ele deve colocar uma jante que ache bonita e que fique bem no carro dele segundo o gosto dele... se importa é consumos, performances, etc então ele que "quite" o carro... né?
 
Suprakid disse:
Eu acho que esse ponto de vista está errado... ora vejam lá assim:

1- ele tem jantes de ferro = pesadas ... jantes de 15, 16 ou 17 que ele lá colocar serão de liga leve, logo leves, o que pode fazer com que o peso até fique o mesmo ou menor...
2- Quanto maior o raio maior a velocidade de ponta e menor arranque. Cada vez que o centro da roda rodar mais asfalto passa pelo pneu do que com um raio menor...

Acho que ele deve colocar uma jante que ache bonita e que fique bem no carro dele segundo o gosto dele... se importa é consumos, performances, etc então ele que "quite" o carro... né?

Bem la esta foi o que pensei as jantes que tenho devem ser mais pesadas por isso o por umas de liga leve umas 15 não devo notar muito por ai alem senão umas 16 superlaggera dizem que são muito leves eu não sei mas falo pelo que leio.
Bem obrigado pela ajuda agora é ver preços e deitar contas a vida :D

abraços
 
:arrow: Suprakid, não conta só o peso da jante... tens que contar com o peso da borracha. O carro ao ter jantes e pneus maiores vai precisar de mais força para aderir ao chão. Logo ai a jante e o pneu ficam mais pesadas que a jante em ferro.

P.S.: Como ainda não de a minha opinião, aqui vái. 195/55/15 :D


Abraços.
 
a resposta a "porque é que quando aumento a medida da jante mesmo com jantes mais leves elevo sempre os consumos e baixam as recuperaçoes??"

porque a resposta nao esta no peso mas sim na inercia porque mesmo que a jante seja mais leve nao conpensa o aumento de inercia que aumenta quadraticamente com a distacia ao centro...como ao se mudar para jantes maiores se concentra peso mais afastado do centro (tanto o pneu como a jante) sente-se muito...

aliado a isso tens o atrito e a aerodinamica...

a historia do carro ficar com relação de caixa mais comprida é verdade mas... so é verdade que o carro fica a dar mais se o teu carro tiver força e potencia necessaria para fazer a mesma rotação que fazia anteriormente...porque para a mesma rotação a velocidade é mais elevada...

eu no meu carro anterior mudei como ja o disse em cima mas nao me arrependi nada porque o que se ganha em look e segurança vale bem a perca de performance... abraços fica bem e boa escolha
 
Back
Top