Pega a 1ª vez, a seguir já não!!

Boas pessoal..
Tenho um 6l 1.2 e ando com o problema. Quando ligo o carro a 1ª vez do dia, sem problemas, se desligar e tentar logo a seguir já não tenho a msm sorte.
Dps só o consigo meter a andar knd ele arrefece, ou seja,1 hora e tal ou tlz mais..
uma coisa k tenho reparado é k knd desligo o carro tenho a temp a 90º, mas se der a chave logo a seguir, o ponteiro já não sai dos 50º.
tmb tenho a luz de diagnóstico de motor smp ligada :(

Alguem já teve este problema?

O k poderá ser?
 
Bem pessoal ja levei o carro à maquina, Lá gastei uns euros só para ver o k era.
Então é a valvula da temperatura que tem k ser trocada.
alguêm sabe knt poderá ser isso?
Lá disseram-me k a valvula em si não é cara , mas c montagem e td
são 100€! K axam? estão a roubar-me?

Abraço a todos
 
Bem pessoal ja levei o carro à maquina, Lá gastei uns euros só para ver o k era.
Então é a valvula da temperatura que tem k ser trocada.
alguêm sabe knt poderá ser isso?
Lá disseram-me k a valvula em si não é cara , mas c montagem e td
são 100€! K axam? estão a roubar-me?

Abraço a todos

hummmmmmmmmmmmm

eu diria que quase

a não ser que seja necessario tirar o motor fora para trocar isso se assim for é barato
 
mto facil trocar isso ... compra primeiro é o anti-congelante porque vais perder algum e um ring para a valvula nova. a valvula ronda os 30€ por isso 100€ por isso tudo é muito caro em 15 minutos faz-se isso
 
Ninguém sabe o que é uma válvula de temperatura?

e isto amigo!!!
watertemperaturesensorvtt1.jpg
 
è o k te da a temperatura do anti-congelante (agua) , com essa valvula avariada nunca sabes a k temperatura certa esta a agua podes queimar alguma coisa e faz o carro consumir mais, aconselho a trocares isso.
se fores abelidoso é mto facil trocar isso fica por tras do bloco do motor no lado direito, tem uma ficha k é so tirar e depois tem um freio a prender a valvula é tirares o freio e puxar a valvula cuidado k tem um ring ( anilha de borracha) nao a percas , vai sair mta agua mas nao te assustes, depois poes a nova valvula com um ring novo ligas a ficha e enxes o reservatorio com anti-congelante novo ate ao nivel certo.

FAZ isso com o carro em FRIO.
 
e isto amigo!!!
watertemperaturesensorvtt1.jpg

Válvula de temperatura?

No dicionário:

Válvula
do Lat. valvula

espécie de tampa que veda a boca de um tubo e que abre para dentro, fechando por si hermeticamente;

Sensor

s. m.,
dispositivo capaz de detectar sinais ou de receber estímulos de natureza física (tais como calor, fumo, pressão, vibração, velocidade, etc. ), utilizado em sistemas de controlo, de aviso, de sondagem, entre outros.

Isso não é válvula nem de temperatura, nem de coisa nenhuma. É um sensor de temperatura. Caracteristica base ser uma resistência PTC.

Abraço

P.S.: logo vi...
 
Ilucidem-me por favor... O que é uma valvula da temperatura?

Realmente...

O Pyronamik tem razão e estava ser um pouco irónico ao colocar essa questão. :weedman:

Não sei porquê que o pessoal tem a tendência de chamar válvula a tudo o que seja sensor ou sonda. :rolleyes:
 
TSilva, o termostato é uma coisa. Sensor de temperatura liquido de refrigeração é outra.
Não há nada a confundir.

Abraço
 
TSilva, o termostato é uma coisa. Sensor de temperatura liquido de refrigeração é outra.
Não há nada a confundir.

Abraço

Exacto... Mas na foto exemplifica uma válvula termostática. Daí vem o nome válvula de temperatura. ;)

Dantes era que controlava o circuito de refrigeração dos motores.
 
Dantes e hoje também. Houve alguns modelos que saíram com termostatos pseudo eléctricos, mas deram o berro cedo. Voltou-se ao velhinho e fiável termostato.
Ou de cera ou bimetálico.

os pseudo eléctricos usam a mesma filosofia, mas têm uma resistência interna que aquece ou a cera ou o bimetálico de modo a abrir ou fechar o termostato consoante a gama de temperatura de funcionamento.

Abraço
 
Pessoal a situação ja ta resolvida.. n consegui vir ca antes para dizer.

Cm disseram aqui ficou barato.. a peça em si custa 32.50€ já com o ring.

como disse o RicardoGT é uma cena facil de montar ( eu vi ), não o fiz
porque sou cagão e tenho medo de fazer porcaria, entao deixei pa kem sabia e custou 0 :clap:.

Contas:

Ir a máquina - 30€ ( como nao tenho o Vagcom nem o cabo, nem conheço ninguem, larguei nota, foi o k mais custou:cryy:)
Peça ( com ring) na Seat - 32.50€

E um bocado anti congelante, que ando smp com um na mala

O erro apagou logo e o carro nunca mais voltou a fazer o msm.

Obrigado a todos pela disponibilidade

Abraço
 
Last edited:
lololol n m akredito, hj fiz um post c 1 problema parecido c o teu mas exactamente o oposto :) O meu n liga à primeira kd tá a frio, dps liga sem problemas. Estranho... Já ag s alguem souber o k pod ser diga, já trokei as velas e n era disso
 
Back
Top