Pd150 com 1756vk

Fui hoje buscar o meu carro à oficina com o turbo novo. É um 1756vk. Quem mo montou disse me que a válvula de descarga mexia pouco e n se ouve aquele barulho de assobio qnd se larga o acelerador. Isto é normal?

Com a mão a válvula mexe bem, mas a trabalhar mexe pouco. Será da repro que tem neste momento k n está ajstada a este turbo? O carro é um pd150 e tem uma repro que dava uns 190, 195cvs. Ou será preciso regular manualmente a regulacao da válvula de descarga?

O carro com a repro que tinha estava a disparar mt cedo, tipo 1750, e agr está a disarar tipo 2200 e com um disparo inferior k tinha com o turbo original.

A única coisa k noto de melhoria é em altas k está melhor
 
Ajusta a repro e logo se vê, pode tambem estar mt aberta a geometria mas so depois da repro ajustada é que notas melhorias ;)
 
Mas como se vê isso da geometria se está mt aberta? É electronicamente ou mecanicamente?

Estive agora a ver e o carro dispara pelas 2250 rpm e com menos brutalidade do que com o 1749vb.

Que devo fazer em primeiro lugar para ter o turbo aproveitado ao máximo? Ajustar a reprogramação? ou alterar alguma coisa mecanicamente?

O mecânico disse-me que estava a fazer 2.0bar de pico. É normal? Ou é pressão a mais?
 
Mas como se vê isso da geometria se está mt aberta? É electronicamente ou mecanicamente?

Estive agora a ver e o carro dispara pelas 2250 rpm e com menos brutalidade do que com o 1749vb.

Que devo fazer em primeiro lugar para ter o turbo aproveitado ao máximo? Ajustar a reprogramação? ou alterar alguma coisa mecanicamente?

O mecânico disse-me que estava a fazer 2.0bar de pico. É normal? Ou é pressão a mais?

Primeiro tens uma electrónica ajustada a um vb, segundo o vb é mais pequeno do que o vk, logo notas um disparo mais bruto em baixas, só depois de ajustares tudo é que consegues ver o que o turbo dá , quem te fizer a electrónica certamente também te ajusta a geometria ..
 
boas. entao mas n è um mecanico q montou ? ... adiante.... a valvula è o actuador da geometria, podes dizer ao mecanco :rolleyes:. a mim cheira me q n esta bem convertdo.... , mas começa por afinar a repro e depois se nao ficar melhor q o VB em toda a rotaçao, manda converter isso bem.... ha por ai uma ou 2 casas a faze lo bem. esse turbo em pd150 faz 230cv... e nada tem a ver com vb. e sim pode fazer 2 bares.
 
Ajusta a repro e logo se vê, pode tambem estar mt aberta a geometria mas so depois da repro ajustada é que notas melhorias ;)

Pois, o problema é que agora comecei a trabalhar em Espanha e não consigo ir a Portugal tão cedo, e se for algum problema do turbo ou da conversão a vácuo só tenho agr 5meses para reclamar...

Primeiro tens uma electrónica ajustada a um vb, segundo o vb é mais pequeno do que o vk, logo notas um disparo mais bruto em baixas, só depois de ajustares tudo é que consegues ver o que o turbo dá , quem te fizer a electrónica certamente também te ajusta a geometria ..

Sim, mas de qualquer das maneiras é estranho a válvula de controlo da geometria mexer muito pouco. Porque bastaria ter o carro ligado para ela se mexer não? Mas no entanto só mexe um pouquinho...



Já agora, a geometria do turbo pode ser alterada simplesmente com a reprogramação?

Já agora o que é a válvula de descarga :D? Tens alguma BOV montada é isso?

:lol::lol::lol: Opá, eu por acaso chamava de válvula para controlar a geometria, o mecânico é que lhe chamou válvula de descarga, mas eu tb n sabia o nome correcto confesso.

boas. entao mas n è um mecanico q montou ? ... adiante.... a valvula è o actuador da geometria, podes dizer ao mecanco :rolleyes:. a mim cheira me q n esta bem convertdo.... , mas começa por afinar a repro e depois se nao ficar melhor q o VB em toda a rotaçao, manda converter isso bem.... ha por ai uma ou 2 casas a faze lo bem. esse turbo em pd150 faz 230cv... e nada tem a ver com vb. e sim pode fazer 2 bares.

Sim, mas eu aqui em Espanha não consegui saber de nenhum sítio de confiança e meti-me num sítio qualquer, paguei bem e ficou assim...e já vi que aprendo mais por aqui do que a falar com o mecânico...enfim, basicamente montou-me o material mas se fica a trabalhar bem ou não já é outra coisa...eu tb não sei bem que lhe possa dizer pq não sei se será simplesmente da repro que tenha que ser ajustada se será da válvula da geometria que esteja a funcionar mal...

Mas pq dizes que não está bem convertido? Consegue-se verificar isso de alguma maneira?

Então o que devo fazer primeiro é ajustar a repro ao turbo. Se "não ficar melhor que o VB em toda a rotação" :rolleyes: mando converter a válvula de controlo da geometria.

Mas uma coisa, se o problema estiver nessa válvula, tenho a hipótese de mandá-la para trás e pedir uma outra. Neste caso teria que pagar a mão de obra para trocar. Mas depois de trocar teria que ser afinada em alguma casa de turbos? Compensará fazer isso ou ficaria no mesmo valor que ir a uma casa de turbos e pedir para "repararem/ajustarem" esta?

Como estou agr em Espanha não conheço aqui nenhuma casa que faça essas coisas....vou passar numa casa que vi que parece-me que faz reprogramações e cenas assim a ver se me ajudam a solucionar o problema

Já agora, a geometria do turbo pode ser alterada simplesmente com a reprogramação?
 
Last edited:
Claro que sim, o que vai fazer mexer a geometria do turbo é o actuador de vácuo (a chamada válvula de descarga) e é a repro que dá os valores á quantidade de vácuo a deixar passar para o turbo fazer a pressão que está a ser pedida a Xrpm, tirando essa informação (quantos mbar está a fazer) do sensor map. Mas atenção que a geometria do turbo tem de ser afinada manualmente, porque mesmo que o actuador possa estar na sua posição em que a geometria estaria mais fechada esta pode estar muito aberta fazendo que o turbo entre mais tarde....
Espero não estar a dizer asneiras :D
 
boas. quase de certeza q deve estar mal convertido.... mas.... eu afinava a repro, senao ficar melhor q o vb... tira o turbo e manda converter aqui em portugal numa casa de confiança. eu ja tive 1756vk com repro de vb e aquilo enchia bem, obvio q nada a ver q depois de afinada a repro. n inventes mto, começa por ai.... boa sorte.
 
Claro que sim, o que vai fazer mexer a geometria do turbo é o actuador de vácuo (a chamada válvula de descarga) e é a repro que dá os valores á quantidade de vácuo a deixar passar para o turbo fazer a pressão que está a ser pedida a Xrpm, tirando essa informação (quantos mbar está a fazer) do sensor map. Mas atenção que a geometria do turbo tem de ser afinada manualmente, porque mesmo que o actuador possa estar na sua posição em que a geometria estaria mais fechada esta pode estar muito aberta fazendo que o turbo entre mais tarde....
Espero não estar a dizer asneiras :D

Ok, estou a perceber... ou seja, existir um "desfasamento" entre a geometria do turbo e o atuador de vácuo.... Mas supostamente deveria ter vindo esse ajuste bem feito...

A geometria do turbo é afinada manualmente naquela rosca que existe junto do atuador de vácuo?

boas. quase de certeza q deve estar mal convertido.... mas.... eu afinava a repro, senao ficar melhor q o vb... tira o turbo e manda converter aqui em portugal numa casa de confiança. eu ja tive 1756vk com repro de vb e aquilo enchia bem, obvio q nada a ver q depois de afinada a repro. n inventes mto, começa por ai.... boa sorte.

Quando falas em mal convertido é não ter sido feito a afinação entre a geometria do turbo e o atuador de vácuo?

Depois da repro feita, mesmo que fique melhor que o vb como consigo saber se estou a tirar todo o partido do turbo? Ou seja, poderá ficar com 220cvs que é melhor que antes, mas se estiver tudo bem afinado se calhar conseguia 230cvs... como consigo saber se está bem aproveitado?

O problema é que agora estou a viver em Espanha, comecei a trabalhar agr e tão cedo não consigo ir a Portugal...
Ok, obrigado, vou tentar uma oficina que parece poder ajudar-me.... pergunto acerca da repro e se for preciso mexer manualmente na geometria do turbo se o sabem fazer!

É que o turbo só veio com uma folha de balanceamento do turbo, nada mais... mas vou questionar o vendedor acerca da conversão para vácuo....
 
Ok, estou a perceber... ou seja, existir um "desfasamento" entre a geometria do turbo e o atuador de vácuo.... Mas supostamente deveria ter vindo esse ajuste bem feito...

A geometria do turbo é afinada manualmente naquela rosca que existe junto do atuador de vácuo?

Sim. Mas tal como já te aconselharam afina primeiro a repro depois pensa no resto...
 
amigo faz assim, vai afinar a repro e depois vez o problema caso haja algum! tas prai a fazer um bixo de 7 cabeças quando andas com repro de VB num Vk? tenho um caso igual de um 6l com 17vk com a electronica antiga do VB e posso dizer que o carro nem enche o turbo de jeito. afina isso e deixa de pensar que é disto ou daquilo
abraço
 
Ok, obrigado, vou então pensar para já na afinação da repro e depois logo se vê como fica...

Hoje passei por uma casa onde fazem reprogramações (em Espanha) e disseram-me que ligando o carro ao computador e indo experimentar o carro em estrada se consegue saber se será apenas a electrónica a ser ajustada ou se além da electrónica também precisa de ser ajustada a geometria do turbo. Só que só para fazerem isso são logo uns 70€ fora o gasóleo... não sei se é dinheiro bem empregue nisso ou se espere para fazer uma repro e depois logo se vê como fica o resultado...

Enquanto estiver assim ando sempre devagar a fazer médias de 4.5 a 5.0l/100kms. Mas posso ter algum problema em andar assim com o carro?
 
Ok, obrigado, vou então pensar para já na afinação da repro e depois logo se vê como fica...

Hoje passei por uma casa onde fazem reprogramações (em Espanha) e disseram-me que ligando o carro ao computador e indo experimentar o carro em estrada se consegue saber se será apenas a electrónica a ser ajustada ou se além da electrónica também precisa de ser ajustada a geometria do turbo. Só que só para fazerem isso são logo uns 70€ fora o gasóleo... não sei se é dinheiro bem empregue nisso ou se espere para fazer uma repro e depois logo se vê como fica o resultado...

Enquanto estiver assim ando sempre devagar a fazer médias de 4.5 a 5.0l/100kms. Mas posso ter algum problema em andar assim com o carro?

Com tanta gente em Portugal q faz electrónicas vais fazer electrónica a quem não percebe nada do assunto? Faz outra electrónica nisso e pronto, logo só o preço da viagem e desses 70€ + gasóleo fazes a electrónica cá e vês logo o que se passa.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
 
Com tanta gente em Portugal q faz electrónicas vais fazer electrónica a quem não percebe nada do assunto? Faz outra electrónica nisso e pronto, logo só o preço da viagem e desses 70€ + gasóleo fazes a electrónica cá e vês logo o que se passa.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2

Não, nem pensar, até pq nunca iria dar 450€+iva para fazer uma repro... Só que de momento comecei a trabalhar cá em Espanha e não sei quando vou puder ir a Portugal...e mesmo quando for a Portugal (ou no verão ou só no Natal) vai ser poucos dias, não me parece que dê tempo para tratar do problema se for algo mais que electrónica... :(
 
Back
Top