Paralisia do sono

Alguém já teve esta espectacular experiencia ?

Quando não sabia o que era, fica bastante aterrorizado. Agora acho que todos deviam tentar passar por essa experiência.

A noite passava tive bastantes vezes, talvez por stress, mas não consegui ir muito além da porta do quarto, hoje vou tentar ir mais longe.

Algumas pessoas relatam que, às vezes, sofrem uma paralisia corporal ao se deitarem para dormir. Afirmam que, deitadas, perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficando com o corpo pesado e “duro”, preso à cama. Então, dizem, ouvem vozes, escutam passos, vêem estranhas cenas ou pessoas e de desesperam.
Como nossa cultura não é, infelizmente, amadurecida no campo onírico e nem tampouco para o contato com o mundo do inconsciente, não somos preparados para experiências desta natureza. Como resultado, não sabemos o que fazer quando caímos na paralisia do sono, sendo tomados pelo medo.

Alguns experimentam intenso terror, supondo que estão enlouquecendo ou prestes a morrer. Outros, supersticiosos, crêem que o “diabo” os persegue e até que os sufoca.

O medo se deve ao desconhecimento. Na verdade, a paralisia do sono corresponde a um estado não usual de consciência no qual atingimos lucidamente o limiar entre a vigília e o sonho. Em outras palavras: nossa consciência se encontra em um ponto limítrofe entre o mundo vígil e o mundo onírico.

Obviamente, não estou me referindo à narcolepsia ou a estados patológicos similares, nos quais a pessoa desfalece mantendo a consciência em situações arriscadas como durante o trabalho ou no trânsito. Refiro-me apenas à paralisia que algumas vezes enfrentamos durante estados de relaxamento profundo, logo após nos deitarmos ou acordarmos pela manhã.

Não devemos confundir a paralisia do sono, que é inofensiva, com narcolepsia, que é um distúrbio.

É importante diferenciar o patológico do inócuo. A inofensiva paralisia analisada aqui surge quando nos acomodamos para relaxar, dormir ou “tirar um cochilo”. Ocorre em situações facilitadoras do sono, podendo aparecer na fase inicial ou final deste. Não se impõe contra a nossa vontade em situações inadequadas ou de risco, como durante o ato de dirigir ou trabalhar.

Esse estado limítrofe nos oferece a oportunidade de experimentar um tipo especial d sonho: o sonho lúcido. Se, ao invés de nos deixarmos tomar pelo medo, soubermos aproveitar a situação de imobilidade para trabalhar com a imaginação, adentraremos conscientemente ao nosso mundo dos sonhos.

Durante a paralisia do sono, estamos às portas do nosso universo onírico. Em tal fase, podemos reverter o processo letárgico ou dar-lhe continuidade.Se nos aterrorizarmos ante a impossibilidade de movimento e as percepções alteradas, o reverteremos. Se nos mantivermos tranqüilos e permitirmos que o processo natural do sono tenha continuidade, teremos a experiência fantástica do sonho lúcido. É uma experiência cobiçada por muitos.


o texto continua.... http://www.paralisia.com/paralisia-do-sono/paralisia-do-sono.html



Uma explicação mais simples:

A chamada paralisia do sono acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenómeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desactivado, ocorre a consciência da paralisia do sono.

Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros, tendo uma sensação de agonia e de impotência muito fortes. A mente ainda está a atravessar um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigilia (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objectos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, etc. Tanto as alucinações como a própria paralisia são inofensivas, existindo quem aproveite esta fase para induzir sonhos lúcidos ou alucinações agradáveis, e acontecem ocasionalmente, como resultado de uma má alimentação, maus hábitos de sono, estresse, etc. Por vezes, podem indicar a existência de um outro problema maior, como, por exemplo, a narcolepsia.

Ao fim de algum tempo (que pode variar de alguns segundos até cerca de três minutos), a paralisia cessa e o corpo readquire capacidade de se mover novamente. Um dos conselhos mais usuais é ficar parado a respirar lentamente e esperar que passe. Enquanto se concentra na respiração, a mente divaga e quando menos espera o corpo deixa de estar paralisado. Pode-se tentar mover um dedo e lentamente mover o resto da mão, do braço, etc até que todo o corpo se mova. Outra técnica popular é piscar varias vezes, ou fechar os olhos fazendo um pouco de força. De qualquer dos modos, o corpo acabará por "desactivar" a paralisia.

Estima-se que até 60% da população mundial já tenha passado por essa experiência pelo menos uma vez na vida. Em algumas culturas, isso significava pré-disposição ao xamanismo e contato com o mundo dos espíritos.
 
Last edited:
não sei bem se será o que estás a falar mas à pouco tempo li algo em que as pessoas forçavam o não adormecerem para ficarem no tal "limiar".. a ideia seria o corpo adormecer mas a mente não, ficando num estado intermédio em que poderia ser possível controlar os sonhos.. a mim já me aconteceu umas vezes chegar a este ponto, apesar de não forçado, em que estou a sonhar mas num sono não profundo em que tenho consciência que estou a sonhar e, raramente, acontecia a meio de um "pesadelo" conscientemente pensar "espera, mas se isto é um sonho eu consigo controlar" e, então, alterar os acontecimentos do sonho.. neste ponto de ter conseguido controlar os sonhos no máximo aconteceu-me umas 3 vezes..
 
É precisamente isso. As pessoas que não têm esse "mecanismo" de paralisia do sono são sonâmbulas.

Eu tenho o sono muito leve, com qualquer barulho acordo e agora com o mau tempo que tem feito durante a noite tenho muito mais dificuldade em dormir e acontece bastantes vezes, só que o "problema" é que não dura muito tempo. Já tentei ir andar de manco mas ainda não consegui :D
 
Por acaso já passei várias vezes por essa paralisia do sono. Quando acontece e pelo menos na 1a vez entrei em pânico, por não saber o que se passava. Das outras vezes só penso "outra vez isto..." Tento fazer força e passado segundos o corpo parece que se ativa novamente. É estranho mas não gosto de passar por isso, especialmente se tivermos a experiência de barriga para baixo, porque se pode entrar em pânico mais facilmente por causa da respiração.
 
parece-me que o que me aconteceu não é bem isto.. nunca tive pânico nem fiquei assim tão "afectado".. talvez tenha sido algo muito leve..
 
Por acaso já passei várias vezes por essa paralisia do sono. Quando acontece e pelo menos na 1a vez entrei em pânico, por não saber o que se passava. Das outras vezes só penso "outra vez isto..." Tento fazer força e passado segundos o corpo parece que se ativa novamente. É estranho mas não gosto de passar por isso, especialmente se tivermos a experiência de barriga para baixo, porque se pode entrar em pânico mais facilmente por causa da respiração.

A cena da respiração pelo que dizem também é uma sensação de asfixia, mas na realidade respiramos normalmente.
 
Ja aconteceu a alguem ao acordar querer se mexer e nao conseguir?
Ter de esperar um pouco e depois la com um bucado de dificuldade conseguir mexer-se!
 
Ja aconteceu a alguem ao acordar querer se mexer e nao conseguir?
Ter de esperar um pouco e depois la com um bucado de dificuldade conseguir mexer-se!
A mim já me aconteceu isso uma vez, tava a dormitar no puff. Quando queria acordar "sentia" a mente desperta mas o corpo não reagia, so passando uns segundos é que acordava totalmente.
Ao contrario de mim, a minha mãe tem este tipo de sensação frequentemente. Até sonha que voa como um passaro :lol:
 
Sera que tambem ja passei por isso? ja tive do genero querer correr e nao conseguir, ou querer fazer algo muito importante e nao conseguir no sonho...isso é a paralisia do sonho?
 
Back
Top