Para quem tem duvidas sobre a IPO

Ora bem....vamos por partes:

Aquilo que disseram dos carros a diesel so precisarem de cat a partir dos matriculados em 2000 não é bem assim....
O que se passa é que a partir de 2000 quase todos os carros trazem cat de origem.Isto porque em 2000 todos os fabricantes viram-se obrigados a respeitar as novas normas anti-poluição, e a unica maneira que arranjaram foi montar catalisadores nos xarutos. Por isso é que nesse tal centro disseram que a partir de 2000 tem de ter cat.
Mas o que se passa é que o carro tem de estar como estava de origem.Se o carro tinha cat de origem, tem de continuar a estar com ele.
O problema é provar que ele o tinha! Por isso é que não se liga a isso dos Cat. nos diesel. Se eles so olham pros cat a partir de 2000 isso é lá com eles (não sei o que diz o manual de procedimentos deles). Um exemplo de diferenças entre centros: O ano passado a CIMA xumbava todos os carros que tinham a medida das jantes diferentes às do livrete! A justificação deles é que o director da qualidade deles assim o entendeu! E pensam que a DGV disse alguma coisa sobre isso?? :D

Para o wonderboygt : mostra lá isso dessa lei que diz k se pode fumar vidros. :shock: e mais: os centros IPO não têem de se reger pelas normas juridicas ! existe legislação propria para as inspecções e cada centro de inspecçoes tem o seu manual de procedimentos. Gostavas que as IPO seguissem as leis do codigo da estrada ou das homologações?Se assim fosse não podias mudar nem a marca dos parafusos.
Por exemplo na inspecção passas por divergencia dos pneus....mas se fores caçado pela psp levas com uma multa de 120 €.

Eu disse e volto a dizer: peliculas em vidros é grau 2 !
- só é permitido o uso de peliculas ópacas(autocolante normal)em veiculos de mercadorias, não pode deixar passar luz. E até isso tem de estar averbado no livrete!
Eu só estou a dizer como deveria ser.....como é na realidade,todos nós sabemos...basta olhar prós carros que circulam por aí !
As autoridades competentes é que até agora têem andado a dormir, tambem por falta de formação deles :wink: mas podem ter a certeza que já vi muitos carros que foram apreendidos por causa das peliculas.
 
Ramones:
- Como funciona com alterações de amortecedores/molas?
Existe alguma medida mencionada sobre o modelo onde quer que seja? É que por exemplo, no caso dos ibizas, existe linha original de acessorios que alteram efectivamente a altura ao solo, bem como compressao/descompressao... Como é feito o controlo desta situação? Como é reconhecido numa IPO se o conjunto é realmente linha oficial seat, uma vez que existe diversos produtos after-market bastante similares (a nivel de cores/forma) aos da gama oficial da seat?

- A nivel de opacidade de fumo, é medida, tal como referido algures nesta thread, ao acelerar o motor até regime maximo. O que acontece se o motor não for capaz de atingir o regime maximo? Imaginemos que um Ibiza 6L tem um problema grave no motor, que impeça que o regime suba das 2500rpm? Isto claro, sendo um problema apenas a nivel de performance, ou seja, sem afectar de qq forma as emissões de forma negativa.

Obrigado pela atenção, e espero que continues no forum, visto que és uma verdadeira mais-valia a combater a falta de conhecimento que temos a este nivel.


Cheers
 
bem....
a nivel das suspenções na inspecção tá-se bem...desde que akilo não esteja a 1cm do chão e não se consigua passar com o carro na fossa :lol:
A fossa por lei tem um resguardo de 3 ou 4 cm de altura(n sei bem) depois há k ter cuidado a meter o carro nos rolos..senão lá se vai o choques! Os ibizas é costume ficarem com a protecção de plastico carter agarrada à fossa!hehehe. (escreve-se "fossa" ou "foça") :?

Agora a marca dos amortecedores por enquanto isso não interessa pra nada.....desde que passe no teste de suspenção tá se bem.

Uma dica: se por acaso vos deixarem conduzir o carro pra cima dos pratos onde se testa a suspenção, fiquem sempre a carregar no travão!!! a eficiência das suspenções aumenta muito! hehehe! não devia dizer isto mas pronto...as vezes o pessoal tambem não tem € pra ir meter uns amortecedores novos e assim ajuda-se mais um bocado.Tanto que pelo o que me pareçe as pessoas que gostam do seu carro gostam de andar com ele em condições...né?e mais cedo ou mais tarde vão sempre arranjar o seu bolidezito :wink:

Essa cena de se o carro não passar por exemplo das 2500rpm é um dos casos que torna a inspecção impossivel,e reprova por isso.Depois se reprovar so por causa disso,quando voltar prá reeinspecção só se vai fazer o que não se conseguiu antes.
Isso normalmente acontece por exemplo qdo não se consegue apanhar a rotação dum carro a gasolina(nos a gasolina é obrigatorio registar a rotação) ou quando um carro está tão sujo que não se percebe do que está por baixo dele( uma vez apareceu-me lá um puto beto armado em esperto com um defender,foi pra IPO logo a seguir a ter ido curtir na lama,nakela de nos foder pra nos sujarmos,nem se conseguia ver a cor de origem do carro!!!..pois,esse foi um dos que levou grau 2 por falta de limpeza no carro)ehhehe.
 
Ainda à cerca das peliculas:

Ramones, no meu caso, eu tinha peliculas nos 5 vidros e o inspector disse que as peliculas só são permitidas nos vidros traseiros e em carros comerciais, e o que é facto é que qdo fui à "re-inspecção" (já com as peliculas da frente retiradas) o carro passou.

Longe de mim estar a colocar em causa o que disseste pois percebes de certeza muito mais do assunto que qq um de nós mas é um bocado estranho esta dualidade de critérios.... como é que é feita a formação dos inpectores ? Assim, parace que lhes é passado um livrinho e cada um interpreta à sua "maneira" :oops:

Abraços
 
Pois....eu sei bem que andam por aí muitos carros com peliculas e com inspecção!
Alguns centros IPO têem essas coisas para ganharem clientela. Há um centro aqui perto de mim que passa carros com vidros completamente rachados.(ordens do patrao)

Sabem qual é o problema? é que os centros IPO são de entidades privadas! Aquilo que se falou na TV duns inspectores a fazerem queixa que os patroes os precionavam pra passar carros, é mesmo verdade!
Imaginem só que existe mais de 1500 inspectores e só existe trabalho pra cerca de 500 ou 600. Os patroes sabem disso e depois fazem contratos de 6 meses .......tão a ver a coisa não tão?
A mim por acaso nunca me pediram nada, mas quando estava a fazer o estagio num outro centro, nem imaginam as merdas que vi !

Eu um dia qualquer ainda vou fazer uma reportagem sobre as IPO em portugal, com umas dakelas camaras escondidas, e depois vendo pra SIC . :lol:
 
E os canhões das portas?
Posso retirá-los, mantendo o puxador?
O carro fica a abrir como sempre o abri, com o botão do alarme...É que nunca na vida sequer usei os canhões e tou ali sujeito a ser roubado por aquilo ali tar...
Num IPO daqui da zona dizem-me que chumbo na inspcção, no IPO de Alcochete dizem-me que só precisam duma maneira de abrir as portas, seja com chave ou com alarme...
Só como exemplo. um colega meu de faculdade tem um 320D e aquilo já nem traz canhões de origem... :roll:
 
Nas inspecções só existe anomalia para o caso das portas nao abrirem ou nao fecharem decentemente.

Mas o melhor é esperares pela nova legislção que deve tar ai a rebentar.....de qualquer das maneiras se fizeres isso agora, o veiculo deixa de estar nas condições de origem,logo é sujeito a apreensão(isto na estrada).

Sabes é que a fechadura é um elemento super importante para a segurança :) ( mantem a carteira dos mitras dos gamanços "segura" )
Alias.....na Revista "TopSecurityCar" , a fechadura está cotada em 2º lugar no top de dispositos com mais interesse para a segurança na estrada! em nº 1 está a etiqueta da marca dos tapetes :lol: Se os tapetes não forem 70% algodão e 30% fibra de croissant misto, então o Veiculo não é considerado seguro! :lol:
 
RAMONES disse:
Nas inspecções só existe anomalia para o caso das portas nao abrirem ou nao fecharem decentemente.
Entao por isto quer dizer que eu posso tirar os canhoes...E disseram-me o contrario num IPO...
RAMONES disse:
Mas o melhor é esperares pela nova legislção que deve tar ai a rebentar.....de qualquer das maneiras se fizeres isso agora, o veiculo deixa de estar nas condições de origem,logo é sujeito a apreensão(isto na estrada).
Então por isto quer dizer que o nosso país é um espectaculo...Pk o k serve para Ipo's não serve para a autoridade...

RAMONES disse:
Sabes é que a fechadura é um elemento super importante para a segurança :) ( mantem a carteira dos mitras dos gamanços "segura" )
Como eu disse ao senhor do IPO daqui da zona quando ele me veio com a conversa de ser elemento de segurança..."Segurança?! Só se for dos ladrões pk para mim torna-se um elemento de insegurança pois a probabilidade de ser roubado é maior" :roll:
 
Boas RAMONES eu nem por nada te kis ofender nem duvidar de ti, apenas tava a dizer o k me mostraram, um papelinho kom a lei lá escrita, mas dizes me k as leis da estrada nao sao as mesmas das leis do IPO agora fiko agarrado lol, mas se as leis de um IPO disserem 1 koisa e as da estrada outra o kek akontece?! :?

Bem eu tenho aki um amigo meu no trabalho k tem (ou tinha) essa lei, vou lhe tentar pedir e meter aki, pode ser k ajude o ppl nem k seja na estrada.

Agora se é OPACO ou nao isso ja nao sei... :roll:
 
Pois, pelo que já percebi da minha breve experiência com IPO's parece que tudo é subjectivo. Nuns IPO's passariam coisas normalmente sem sequer por anotações e noutras parece que andamos a bater na mãe... :?
Percebo que os examinadores estejam condicionados pelos seus contractos e patrões e que as leis com que se regem sejam diferentes das do código da estrada, mas não deviam ser iguais?! Talvez a solução passasse por inspecções aos centros de inspecções para ver se estão a cumprir com um possivel "livro de leis" (que deve existir), para evitar a tal subjectividade das inspecções...
Outra coisa é por exemplo chumbarem carros por farois desalinhados, se não podem fazer o favor de dar duas voltas a um parafuseco ao menos punham como anotação, já que embora perigoso é uma coisa que se afina na garagem ou em 10 minutos numa oficina! :?
Mas pronto, funcionam tão bem como possivel... Se funcionassem melhor era uma maravilha, mas não se pode exigir mais!

RAMONES :arrow: Sabes se é possivel arranjar uma copia do regulamento pelo qual vcs se regem!? Qualquer um que leve um carro a uma inspecção é totalmente indefeso, se lhe disserem que o carro chumba porque o inspector não gosta da cor o dono não pode dizer nada! No minimo assustador...


Abraço
 
Tanto Quanto sei os centros de inspecçao tem de ter implementado uma sistema de gestao (tipo 9001) que é periodicamente averiguado pelo Instituto portugues da qualidade :)
 
Ramones

Desculpa mas aqui vai mais uma, troquei a grade de origem por acrilico , não está furado , será que é legal ??

Parece o consultório da da Maria " beijei o meu namorado será que estou gravida " coisas do genero :lol: mas tens de ter paciência com a gente.
Fica bem :wink:
 
ora bem.....

Desculpem lá não vos responder mais rapidamente,mas é que tenho andado super ocupado e não tenho mto tempo pa tar na net.

NO k respeita aos separadores(anteparas), sei que não pode passar um objecto com 5cm de aresta entre o compartimento de carga e o dos passageiros. Mas isso não é pros carros todos! é só a pra veiculos matriculados a partir duma data qq k agora não me lembro.(amanha já vou ver isso) mas acho que é 98.São tantas datas pra tanta coisa que um gajo já se baralha todo!

-Trocar a grelha pra meter o acrilico não tem mal nenhum. Desde que o acrilico não esteja cheio de autocolantes ou pintado....senão não se vê nada pelo espelho!ehhehe....se bem k a porra do acrilico de noite..ter espelho ou não ter é a mesma coisa :?

- O regulamento pras inspecções não posso arranjar cópia porque são só umas 500000folhas! aquilo não vem tudo junto num decreto. São varios decretos,de varias datas diferentes,outros são só comunicados da DGV,homologações,milhares de directivas Comunitárias....é a loucura total! :lol:
Mas se pesquisarem na net encontram lá mta coisa na pag da DGV ou então nos diarios da Républica.

-Alguem dalou nas normas ISO 9001....pois....os centros IPO todos os 2 anos são vistoriados pelo IPQ para renovar o certificado de qualidade. Mas o IPQ sendo do estado...já tão a ver como tudo se faz não tão? Acham normal um carro com CO elevado não poder andar na rua, e EU ter k gramar o CO dos carros 8 horas por dia num local semi-fechado??E imaginam o que é ter que ouvir o barulho duma SCANIA o dia todo?E ter k andar a mexer em motores e peças cheias oleo sem poder usar luvas?E no inverno estar ali todo o dia a uma temperatura ambiente de 5º(maximo), o vento da rua a entrar e fazer os testes de gases debaixo da chuva? pois é...os senhores do IPQ nem se lembram disso! Imaginam o que é estar constipado e andar com a cara perto dos escapes dos carros a comer akela fumarada toda??? ai ai......A vida é dura!!!
 
RAMONES disse:
NO k respeita aos separadores(anteparas), sei que não pode passar um objecto com 5cm de aresta entre o compartimento de carga e o dos passageiros. Mas isso não é pros carros todos! é só a pra veiculos matriculados a partir duma data qq k agora não me lembro.(amanha já vou ver isso) mas acho que é 98.

se pudesses confirmar isso mm ao certo , era mto fixe :)

RAMONES disse:
Trocar a grelha pra meter o acrilico não tem mal nenhum.

e o contráio?? ter acrilico e mudar para grelha??!!

o meu ibiza é um GTTDI 110cv de '98

tks
 
Pelo que já foi dito parece-me que o unico factor que tem de cumprir é o tal do cubo com os 5cm de aresta... por isso ser acrilico, rede, chapa, etc etc não deve interessar! Mas o ramones já te confirma isso.


Abraço
 
Também já ouvi dizer que não podia ser acrilico "vulgar" porque quando parte parece vidro, ficam bocados grandes semelhantes a laminas... algo assim.
 
Hoje foi a minha vez, o inspector teve o tempo todo a tripar com o rebaixamento. :lol:
"O carro está rebaixado ou são as rodas que são muito grandes?"
"O carro a sair do fosso bateu por baixo. Não ouviu?"
:roll: :roll:
No final passou... "Eu não posso provar que está rebaixado" e alertou-me por causa dos pedais da Sparco.
 
Back
Top