Os vossos tdis bebem oleo?

Boas malta,sabendo que não há 2 motores iguais,uns bebem oleo mais que os outros,outros nao bebem oleo,gostava de saber se é normal um tdi beber oleo e se sim quanto mais ou menos!

O PD cá de casa conta com mais de 220 mil e o oleo que entra é o oleo que sai ao fim de 15 mil km,não bebe ponta de oleo,tenho um colega com um vp que bebe cerca de 0.5l a cada 2000 km será normal?ele usa 5w40!
 
Last edited:
Ja tive um manco 1.4 TDI 75cv bebia oleo. Até que lhe coloquei 5w40 505.01.

Nunca mais bebeu.

Leon 2 1900 TDI com 5w30 507.00 oleo para motores com DPF nao bebe nada tambem.
 
Devo ter azar nos VP's...Em 8500 km, acrescentei 0.5L! Não é um caso isolado, porque já o meu anterior 6k2 bebia +- a mesma quantidade (embora estivesse stock). Acho uma asneira dizerem que não bebe 1 pinga de óleo, já que normalmente os motores consomem sempre uma percentagem na lubrificação.
 
o meu fui busca lo com 32mil e tinha o oleo no maximo da vareta, agora com 41mil gastou 1/4 do nivel. nao e nada por ai alem mas tou a ver que convem andar com atençao
o meu irmao tem um polo 1.4tdi de 2000 e a uns meses acabou completamente o oleo, ate acender a luz, ja nem na vareta tocava, o carro vai com 180mil km e gastou isto em cerca de 13 ou 14 mil se nao tou em erro.
mas tambem ha casos que nao gasta nada
 
quanto aos vp 90 confirmo que o meu antigo tambem fazia revisão de 10 em 10 mil com 10w40 e o nivel na vareta nem mexia...

quanto á actual tdi 110 ja bebe um bocado (5 mil 0.5 litros +-)... (5w40) mas é pelo turbo que esta com passagem de oleo...

e penso que estes motores sofrem todos do mesmo mal... ser pelo turbo... pois se tirarem as tubagens do ic tem todas oleo la dentro (umas mais do que outras é claro...)
 
o meu antigo vp110 revisoes 10mil motor com 45 mil klm (recontruido total) acrescentava um cadinho, nada de mais, sempre levou castrol edge 5w40
 
Devo ter azar nos VP's...Em 8500 km, acrescentei 0.5L! Não é um caso isolado, porque já o meu anterior 6k2 bebia +- a mesma quantidade (embora estivesse stock). Acho uma asneira dizerem que não bebe 1 pinga de óleo, já que normalmente os motores consomem sempre uma percentagem na lubrificação.

Utilizas 10w40 ou 5w40?

Tenho que falar com o meu colega,pois ao que parece o carro está a consumir um bocado de oleo a mais,mas como o antigo proprietario colocava 10w40 e ele meteu 5w40,tambem poderá influenciar um bocado o consumo!
 
Utilizas 10w40 ou 5w40?

Tenho que falar com o meu colega,pois ao que parece o carro está a consumir um bocado de oleo a mais,mas como o antigo proprietario colocava 10w40 e ele meteu 5w40,tambem poderá influenciar um bocado o consumo!

Uso 10w40...Estava a ponderar usar um 5w40 pelo simples facto de ser melhor para carros que fazem alguma rotação, mas se já é assim com um semi-sintético, nem quero imaginar com 5w40.
 
O consumo de óleo não terá a ver com a data de fabrico dos motores? Por exemplo os 6K2 SDIs têm fama de consumir muito óleo, isto porque nos primeiros motores perdiam oleo. Nos motores mais recentes foi acrescentada uma pequena peça que impede esta perda de óleo (esta informação foi-me dada por um mecânico da Seat). O meu por exemplo é de 2002, ou seja, mesmo dos últimos que foram fabricados. Troco óleo de 10 000 em 10 000 KM e nunca tive de acrescentar óleo.
 
Uso 10w40...Estava a ponderar usar um 5w40 pelo simples facto de ser melhor para carros que fazem alguma rotação, mas se já é assim com um semi-sintético, nem quero imaginar com 5w40.

Sim,mas penso que seja normal beber algum oleo,e até é bom por um lado que beba algum oleo,pois ao ir acrescentando vai-se colocando sempre oleo novo,é apenas a minha opinião,por exemplo o meu carro tambem sempre andou com 10w40e penso que ja bebia algum oleo,quando o comprei fiz o mesmo que o meu colega,começei a colocar-lhe 5w40,epa bebe um bom bocado,mas o carro a trabalhar nem parece o mesmo com este oleo,muito mais suave!

Quanto ao PD cá de casa até estranhamos,mais de 220 mil km,e não bebe oleo,mas lá está não há 2 motores iguais!
 
Last edited:
Indo de encontro ao que o Martins disse, penso que o ano de fabrico não seja o principal motivo, pois o meu primeiro 6k2 era de 2002 e o actual é de 2000 e ambos sofrem do mesmo problema, daí achar que em parte é "crónico". Tenho um familiar que é mecânico, e ele próprio já me disse que é normal acrescentar um bocado de óleo (~0.5L) em motores 1.9 TDi, ao fim de alguns milhares de km's.

No teu caso, quanto é que precisas de acrescentar? E ao fim de quantos km's?
 
Os carros a gasóleo cá de casa sempre beberam um bocado de oleo,a excepção do PD que como disse até estranhamos,e o facto de ir acrescentando faz com que vá entrando oleo novo,que vai sempre lubrificando melhor,pelo menos penso assim!


O meu carro actual não é vag,tenho-o em condições a pouco tempo,pois andava com uma fuga de oleo,agora que está impec,em cerca de 1000 kms bebeu-me 0.1L/.0.2l ,não sei precisar bem,isto com condução calma,só apertando de vez em quando,o que considero que esteja a consumir "muito" oleo,quando o comprei vinha com 10w40 e faltava-lhe cerca de 1l e pelo que dizia o livro de revisões o oleo tinha sido mudado a 8 mil km,mas para alem da fuga de oleo,tinha na altura o turbo com passagem de oleo tambem!

Se usasse uma condução agressiva talvez bebesse mais um bocado não sei,agora vou fazer as médias do oléo 5w40,só se beber algo absurdo é que vou trocar para 10w40,pois o 5w40 como disse anteriormente,parece que tenho outro carro,muito mais silencioso o motor a trabalhar,e sem duvida que deve fazer muito melhor ao motor!

Lembro-me em conversa com um mecanico amigo,falamos de motores,e ele disse-me que ja lhe aconteceu,por exemplo,refazia 2 motores iguais,segmentos,etc etc novos,por vezes um bebia mais oleo que outro,e isto sendo os 2 reparados de raiz,por isso é que digo,penso que não existam 2 motores iguais!


Edit
 
Last edited:
6J 1.4 TDI de 2009 com repro há 30.000km.

Gastou meio litro quando era novo... de resto nadinha!!

Está com 100.400km.
 
Estive a falar com o meu colega e ele vai passar a utilizar 10w40 novamente,pois pelo que li aqui não é normal um VP beber tanto oleo,mesmo com 5w40!

Obrigado a todos pelo esclarecimento!

Cump
 
Back
Top