Óleos

Boas!
Da ultima vez que levei carro à oficina para me mudarem o oleo, eles usaram Texaco semi sintetico 10w40, e desde que me meteram esse óleo, que o carro está a gastar bastante mais óleo. Que marca me aconselham?
Disseram para fazer 10.000km com o oleo, mas ao fim de nem 5.000 km já levou mais de um litro, e com o antigo não me acontecia isso...
Já agora posso por 15w40? uma vez que é óleo mais espesso, penso que não consuma tanto.
O motor é um 1.9 Sdi.

oleos

Boas!
Da ultima vez que levei carro à oficina para me mudarem o oleo, eles usaram Texaco semi sintetico 10w40, e desde que me meteram esse óleo, que o carro está a gastar bastante mais óleo. Que marca me aconselham?
Disseram para fazer 10.000km com o oleo, mas ao fim de nem 5.000 km já levou mais de um litro, e com o antigo não me acontecia isso...
Já agora posso por 15w40? uma vez que é óleo mais espesso, penso que não consuma tanto.
O motor é um 1.9 Sdi.

Amigo, eu tenho um ibiza tdi e uso o bp visco 7000 td e nao gasta oleo, experimenta mudar outro..

Sim mas é diferente. O motor Sdi é conhecido por beber bastante oleo.
Mas não tanto.
Além disso se vou por um oleo 0w40 evapora.

Obrigado, não tinha encontrado essa thread, no entanto n tocou num dos pontos que pergunto.

Acham que 15w40 é viscosidade a mais? sei que tenho oleo 15w40 bp que cumpra uma das normas vw, no entanto nunca usei, pq tenho receio que seja mto viscoso. Secalhar até era o oleo que tinha antes deste 10w40 que tenho agora...

ok obrigado.
Vou passar para o bp em principio.
Já agora alguem em sabe dar a referencia do filtro do óleo?

Last edited:
Obrigado, não tinha encontrado essa thread, no entanto n tocou num dos pontos que pergunto.

Acham que 15w40 é viscosidade a mais? sei que tenho oleo 15w40 bp que cumpra uma das normas vw, no entanto nunca usei, pq tenho receio que seja mto viscoso. Secalhar até era o oleo que tinha antes deste 10w40 que tenho agora...

Já exprimentaste o 5W? Achas que perdes muito oleo a usa-lo?

O Sdi deverá andar a um 10w40 ou um 15w40.

Qualquer um deles, com as especificações a serem cumpridas !
BP é boa marca.

Não. ainda não tentei o 5w40, mas acho que nem o vou fazer. se até o 10w40 evapora. pensoq ue com o 5w40 seja pior ainda.

Estive a gora a ver o oleo que tenho e parace que apenas satisfaz as normas vw, pois é o c4global, e ainda por cima é mineral, penso que n seja mto aconselhavel utilizar este oleo. vou ver os que dão para o motor.

Last edited:
C4 Global é bom...mas é mineral e muito "gordo"!
Precisas é de 100% sintetico e nunca menos que isso!
Deixa-me ver que ja digo alguma coisa!

Ainda não me facultaram informações na empresa, mas ainda estou á espera!
Quanto á pergunta, eu acho que pode ser...50-50! E até acho que não faz mal.
Mas como eu sou "picuinhas" tinha que ser 100% sintetico.
Mas isso sou eu...claro!

Andei à procura de oleo semi sintetico 15w40, e parece impossivel encontrar, no maximo encontrei 10w40, mesmo nos catalogos da BP so vejo até 10w40, 15w40 nada.
Não me apetece mto voltar a usar 10w40, devido ao que me aconteceu com este da Texaco, a não ser que o problema seja mesmo da marca não ser grande coisa.

O meu conselho ia para um oleo mineral de qualidade:

BP Visco Diesel 15w40 - excelente

Castrol Protection 15w40 -> este só em casas de peças ou lojas BP. Não é o GTX ou Protection 15w50. É mesmo Protection 15w40 e é caro !

Cepsa 15w40 GTI TDI - excelente

Qualquer um destes é muito bom. E exprimenta fazer um teste de compressao aos cilindros.

1º BP Visco Diesel 15w40....é muito bom
2º Cepsa 15w40 GTI TDI....é bom (mas falta-me as caracteristicas tecnicas e quimicas)

Castrol Protection 15w40, .....já ouvi falar bem, mas desconheço. Nem caracteristicas tecnicas, nem quimicas nem falados! Desconheço completamente.........Sorry

PS: Os meus parabéns Barometer, muito bem, estás a ficar "craque" nisto!!

Last edited:
Back