Óleo no intecooler/turbo

Boas pessoal, venho aqui pedir a vossa opinião. Tenho um Clio 3 DCI de 68 Cv e reparei que começou a aparecer um resumo de óleo junto ao intercooler. Desmontei a tubagem que vem do turbo e reparei que há óleo no seu interior. O turbo não faz qualquer barulho e noto nenhum consumo exagerado de óleo do motor, mas desconfio que seja o turbo com alguma passagem. Sendo do turbo, a minha dúvida é o que fazer. O turbo para já não faz qualquer barulho. Valerá a pena estar a reparar já o turbo, ou posso deixar andar? O carro tem 240M km.

Deixo aqui umas fotos:

WP_20180710_10_20_52_Rich_2.jpg

WP_20180710_10_20_39_Rich_2.jpg
 
Não tenho qualquer fumo azulado. @fabregas e @gongasfrs expliquem lá melhor isso. O respiro do motor não entra diretamente na admissão? Este tubo vem do turbo diretamente para o IC. Turbos não é a minha especialidade..
 
Se for como numa Ibiza o respiro do moto liga ao tubo que vem da caixa do ar que por sua vez vai para a compressa do turbo. Se no teu caso for igual então é perfeitamente normal
 
o tubo de respiro do motor está liga ao tubo que vai da caixa do filtro de ar até ao turbo, esses vapores vão originar isso.
tinha mesmo ideia que já tinhas perguntado isto :D...
a quem meta o tubo de respiro a drenar para uns recipientes e de tempos a tempos despeja aquilo, eu pessoalmente deixo ficar, se aquilo vinha de origem algum motivo eles tem
 
Sim, já vi que há pessoal que faz isso isso. É um oil catcher.

O que me deixa apreensivo é que o carro já vai com 240M Km e só de à uns km para cá é que começaram a aparecer estes resumos de óleo. Então não me devo preocupar com isso, certo, é deixar andar?
 
Sim, já vi que há pessoal que faz isso isso. É um oil catcher.

O que me deixa apreensivo é que o carro já vai com 240M Km e só de à uns km para cá é que começaram a aparecer estes resumos de óleo. Então não me devo preocupar com isso, certo, é deixar andar?
foi a altura que os orings começaram a deixar passar, podes troca los, melhora mas depois volta ao mesmo
 
Acho que vou dar uma lavagem exterior ao intercooler e apertar as abraçadeiras do mesmo. Pode ser que resolva o problema da fuga de óleo.
 
A abraçadeira que está a a verter óleo é aquela que vês na primeira foto. O tubo rígido liga ao turbo e aquele flexível em baixo liga ao IC.
 
Back
Top