Oleo Direcçao assistida

Boa tarde!
Tenho um 6k gttdi sport e quando viro o volante para a direita, o volante dá a impressão de ficar "preso", parece que fica sem direcção assistida! Coincidencia ou nao tenho notado mais isso nos dias de chuva!
Já agora, pretendia mudar o oleo à caixa de velocidades, no entanto não sei que tipo de óleo tenho que usar nem sei como proceder à muda, nomeadamente o sitio onde se "sangra" e coloca o novo oléo.:confused:
 
Boa tarde,

Por partes:

o volante dá a impressão de ficar "preso", parece que fica sem direcção assistida! Coincidencia ou nao tenho notado mais isso nos dias de chuva!

Isso pode ser a correia a precisar de ser mudada, não ouves uma chiadeira?

pretendia mudar o oleo à caixa de velocidades, no entanto não sei que tipo de óleo tenho que usar nem sei como proceder à muda

"Oleo" da caixa - Valvolina ou Valvoline, depende do macanico - geralmente não precisa de ser mudada, apenas acrescentada.
 
Se te acontece em dias de chuva e não tens resguardo deve ser agua a passar pela correia e prende. No meu acontecia isso quando passava por poças grandes
 
Se te acontece em dias de chuva e não tens resguardo deve ser agua a passar pela correia e prende. No meu acontecia isso quando passava por poças grandes

Exactamente, nota-se principalmente quando se entra em curvas para a esquerda, em que a roda direcciona a água que se encontra na berma da baixa de rodagem para as correias, originando o "passar em vão" da poli da bomba de direccção assitida, por isso sempre tive e tenho a fora nos meu ibizas.
Abrç
 
Boa tarde,

Por partes:



Isso pode ser a correia a precisar de ser mudada, não ouves uma chiadeira?



"Oleo" da caixa - Valvolina ou Valvoline, depende do macanico - geralmente não precisa de ser mudada, apenas acrescentada.
Boa Tarde!
Exactamente, ouço um "grilar" cada vez mais acentuado ao virar o volante.
Será então necessa´rio mudar a tal correia? Qual o preço +-? obrigado
 
Exactamente, nota-se principalmente quando se entra em curvas para a esquerda, em que a roda direcciona a água que se encontra na berma da baixa de rodagem para as correias, originando o "passar em vão" da poli da bomba de direccção assitida, por isso sempre tive e tenho a fora nos meu ibizas.
Abrç

boas, o que queres dizer com isso de ter fora...que parte é que tiras??? É que o meu GTTDI tb esta com o mesmo problema.


cumps,

Carlos
 
boas, o que queres dizer com isso de ter fora...que parte é que tiras??? É que o meu GTTDI tb esta com o mesmo problema.


cumps,

Carlos

Erro meu

Camaleão_Ibiza disse:
Exactamente, nota-se principalmente quando se entra em curvas para a esquerda, em que a roda direcciona a água que se encontra na berma da baixa de rodagem para as correias, originando o "passar em vão" da poli da bomba de direccção assitida, por isso sempre tive e tenho a forra nos meu ibizas.
Abrç
:)
 
Boas,
tb tive esse problema, e tds os meus colegas com GTTDI's....
o k nos bastou fazer foi esticar a correia da direcção assistida.. S virem por baixo reparam k tem um parafuso k s desapertarem e puxarem a parte da poli pa frente do carro estica a dita cuja...
S disse alguma asneira corrijam-me!

Sem duvidas k com a forra é melhor.........
 
Problema resolvido

Se te acontece em dias de chuva e não tens resguardo deve ser agua a passar pela correia e prende. No meu acontecia isso quando passava por poças grandes

A correia da direcção assistida estava com folga e quando apanhava chuva "chiava" pois a aderência era menor do que num dia seco!
Bastou apertar, a direcção já está a "bombar"!:weedman:
 
ola,

por acaso o meu 6k está a pedir troca de oleo da caixa... espero eu que seja so isso...

perguntas: onde se verifica o nivel? se não se verifica, por onde se tira akilo? já vi por aí uns posts com assuntos parecidos, fala-se em 2 litros de valvulina... leva assim tanto?

tá com 178mil, não faço ideia se isso alguma vez foi visto...

em relação á correia da direcção, ja cheguei a "cair" num grande buraco de água e simplesmente fiquei parada até aquilo escorrer a água porque não há quem mexa a direcção... ](*,) quando viro a direcção ao máximo, pra ambos os lados, ela xia, mas sempre fez isso, penso que seja por estar na força máxima...

os ibizas, simplesmente, não gostam do inverno...
 
Eu comprei 3lt mas penso que não foi preciso todo! (nos manuais vem que são só dois litros)

Dá um pouco de trabalho, o sitio é de difícil acesso, lamento mas é só o que me recordo, estava presente mas não fui eu que o troquei.
 
já agora...:rolleyes:
o oleo da direcção assistida é suposto tb ser torcado de vez em kuando não?
de kuantos em quantos anos ou de kuantos em kuantos KM deve ser os oleo da direcção assistida trocado?:confused:
já agora aproveito pa dizer que o oleo de travões deve ser torcado de 4 em 4 anos para estar no seu maximo de eficiencia:rolleyes:
 
direçao 6L

boas, o meu 6l de vez em quando acende me as luzes do painel(excepto a luz do motor) em andamento, apita 3 vezes e as luzes desligam-se, mas a luz da direcçao fica ligada e perco a direçao assistida,
tenho que parar, desligar o carro e voltar a ligar para ficar tudo normal, é falta de oleo? é o que?

abraços
 
Back
Top