Oleo da valvulina

Boas pessoal

Preciso de saber uma cena, ja andei a ver no livro do carro e não encontro.

Qual é o tipo de oleo que a valvulina dos 6k2 1.9 90cv levam ? quantos litros ?
e onde fica precisamente o bujon da valvulina ?

O carro já tem 216mil e não sei se alguma vez foi mudado o oleo ... ajuda please !!

Abraços
 
Boas pessoal

Preciso de saber uma cena, ja andei a ver no livro do carro e não encontro.

Qual é o tipo de oleo que a valvulina dos 6k2 1.9 90cv levam ? quantos litros ?
e onde fica precisamente o bujon da valvulina ?

O carro já tem 216mil e não sei se alguma vez foi mudado o oleo ... ajuda please !!

Abraços

Normalmente a valvolina não é mudada (apenas quando se mexe na caixa de velocidade), por isso não aparece no manual.

A quantidade média ronda 1,8 a 2 lts. O bujão de descarga está na parte inferior da caixa e o bujão de enchimento na parte da frente, +/- a meio.

Abraço
 
Normalmente a valvolina não é mudada (apenas quando se mexe na caixa de velocidade), por isso não aparece no manual.

A quantidade média ronda 1,8 a 2 lts. O bujão de descarga está na parte inferior da caixa e o bujão de enchimento na parte da frente, +/- a meio.

Abraço

Obrigado amigo, e já agora sabes qual o oleo que se deve meter ?

Abraço
 
Por acaso troquei a minha aos 150 mil, mal não deve fazer, de qualquer maneira a que estava já não tinha bom aspecto
 
Pois a malta(mesmo alguns mecanicos) esquecem que o oleo das caixas de velocidades perdem qualidade nao so pelos km mas tambem pela idade, pois sempre acumulam porcaria do desgaste normal (e dos "pregos") provenientes das peças moveis do interior da cx. vel., e tambem absorvem agua do exterior devido à humidade. Por isso aconselho a mudarem sempre entre os 80mil e os 120 mil kms( ou seja de cada vez que mudam as correias ou entao entre os 4 ou 6anos) e agora com estas cx. vel. com tolerançias menores e com gestoes electronicas è que a malta tem que andar com mais atençao a isso senao arriscam a ter um encargo bem maior na reparaçao ou numa caixa nova/usada/recondicionada.
Em certas cx. vel. automaticas se a pressao de oleo nao for a suficiente o carro fica preso numa mudança ate que a pressao aumente( sim o oleo circula dentro delas devido a forma dos carretos, que ja abriu caixas da renault ou VW ja deve ter reparado que existe uma especia de guia para o oleo circular de um lado para o outro) noutras se o oleo baixar so cerca de 0.250L è o suficiente pra gripar a mesma e para baixar basta um retentor deixar sair o oleo pelo veio primario para o lado da embraiagem e pensa-se que è oleo de motor e que entretanto deixou de escorrer e esquece-se ate comecar a ouvir ruidos de rolamentos...por isso atençao a esse elemento esquecido por alguns
 
Primeiro que tudo, existe informação para mudar o óleo da caixa, que é de 5 em 5 anos! O Liquido dos travões é de 2 em 2 anos. Tudo perde as suas qualidades com o tempo. O óleo do motor não perde qualidades ao fim de 10.000km?
Acho que é errado dizer que não é preciso trocar, poderá não aparecer no manual do carro, mas nos manuais de repação dos carros existe essa informção.

Cumps,
 
Primeiro que tudo, existe informação para mudar o óleo da caixa, que é de 5 em 5 anos! O Liquido dos travões é de 2 em 2 anos. Tudo perde as suas qualidades com o tempo. O óleo do motor não perde qualidades ao fim de 10.000km?
Acho que é errado dizer que não é preciso trocar, poderá não aparecer no manual do carro, mas nos manuais de repação dos carros existe essa informção.

Cumps,

Isso é o típico mecânico da esquina.
 
Troquei hoje a valvolina no meu SDI com 300 mil km, só posso dizer que foram dos 30€ mais bem gastos, ficou como nova e sem prisões a caixa :)
 
So para ficar bem claro.

Valvolina nao é um tipo de oleo mas sim uma marca mais propriamente Valvoline.

Valvolina foi os mecanicos das barraquinhas que inventaram e pegou moda dizer que o Oleo de caixa é valvolina.

Termo técnico correcto : òleo de caixa
 
Vocês nem imaginam a quantidade de ferro que vem agarrado a tampa da caixa de velocidades...então no oleo. Claro que depende muito do uso e da caixa em questão... Se não for muito caro eu ate passo a mudar de 10.000 em 10.000. Ao mesmo tempo da muda do óleo do motor.
 
Vocês nem imaginam a quantidade de ferro que vem agarrado a tampa da caixa de velocidades...então no oleo. Claro que depende muito do uso e da caixa em questão... Se não for muito caro eu ate passo a mudar de 10.000 em 10.000. Ao mesmo tempo da muda do óleo do motor.

Quantidade de ferro? É assim tanto?
 
Não sei o nome técnico mas é como se fosse ferro (em pó) lol que vem no oleo. Em alguns carros vem preto o oleo.:s
 
Back
Top