Oleo com espuma

Boas pessoal,

Hoje ao abrir a tampa do oleo para acrescentar um pouco reparei que por dentro a tampa estava suja com uma espuma tipo massa, alguem tem uma ideia do que possa ser ??

Estou a pensar que talvez possa ser do permutador que esteja a deixar passar água para o oleo....

Obrigado
 
Boas. Mudas-te o óleo á pouco tempo? Isso poderá ser restos de condensação que se depositaram\misturaram no óleo. Para já não é alarmante, mas se continuar ou aumentar a quantidade verifica se o óleo corresponde ao recomendado pelo fabricante.

Cumps
 
Boas. Mudas-te o óleo á pouco tempo? Isso poderá ser restos de condensação que se depositaram\misturaram no óleo. Para já não é alarmante, mas se continuar ou aumentar a quantidade verifica se o óleo corresponde ao recomendado pelo fabricante.

Cumps

Boas, Mudei o oleo ha 3 semanas, e lavaram-me o motor tambem....
O oleo que usei é apropriado para motores pd que é Castrol Edge 5w40 505.01
No entanto 2 dias depois de ter ido buscar o carro à revisão, fui ver se o oleo tinha ficado ao nivel e verifiquei que o carro tinha oleo a mais e quando abri a tampa (por acaso) verifiquei que tinha uma espuma tipo "nanha" agarrada à parte de cima da tampa e tambem por dentro...
No outro dia desloquei-me então à oficina para me retirem oleo a mais e falei na questão daquela espuma na tampa ao que me responderam que tinha que andar mais uns kms com o carro para ver se voltava a aparecer novamente....
Entretanto já andei cerca de 300 kms com o carro e limpei a tampa e as partes à volta e aquilo volta a aparecer
Acho estranho porque só depois da revisão é que começou a fazer isso.....normalmente entre o intervalo das revisões costumo abrir a tampa e acrescentar oleo e até à revisão tudo normal
Um colega meu falou-me que poderia ser do permutador...mas acho uma grande coincidencia ter avaria do na altura da revisão?
Já pensei tambem na hipotese de ter entrado alguma agua durante a lavagem caso a tampa tivesse mal fechada ou isso...:evil:

Será que alguem entendido me poderá dizer ( e excluindo a hipotese de ter entrado agua durante a lavagem e tambem condensação) em que circunstancia poderá a agua ir parar ao oleo ?? porque tambem não tenho a certeza em relação ao permutador

Obrigado

Cumpts
 
Last edited:
Ao veres o nivel do oleo nao tem tipo " bolhinhas " de ar misturado com o oleo na vareta??
O anti-congelante nao tem vestigios de oleo ou gordura??

Cumps
 
Isso é água no óleo, agora resta saber com o é que ela entrou... já viste como é que está o nível de água do vaso de expansão?

Será que está a passar água do circuito de refrigeração para o óleo?

cumps
 
Ao veres o nivel do oleo nao tem tipo " bolhinhas " de ar misturado com o oleo na vareta??
O anti-congelante nao tem vestigios de oleo ou gordura??

Cumps

Ola, pelo que vi o oleo quando tiro a vareta não tem bolinhas...parece ter uma aparencia normal....tambem estive a ver o anticongelante e tá tudo normal não tá sujo

Cumpts
 
Isso é água no óleo, agora resta saber com o é que ela entrou... já viste como é que está o nível de água do vaso de expansão?

Será que está a passar água do circuito de refrigeração para o óleo?

cumps

Ola tsilva, pois a minha grande duvida é essa, é isso que gostava de saber....O vaso de expansao referes-te ao reservatório do liquido de refrigeração certo? pelo que vi tem o nivel normal e não tá sujo ...tudo ok
Já agora ...sabes em que suituação é que água do circuito de refrigeração pode passar para o oleo?

Obrigado

Cumpts
 
Pela junta da colassa, ou fissura no bloco... mas se tu dizes que a água está limpa e que o nível se mantém é pq está tudo bem. :roll:

Se calhar ao lavarem-te o motor entrou alguma água pela tampa do óleo.
O ideal era limpar essa espuma e colocar óleo novo, mas penso que não haverá problemas...

Tenta limpar só, e vê se ganha outra vez espuma.
 
Back
Top