oleo 15w40 em vez do 10w40

Ora boas gente a minha namorada tem um clio 1.9d phase 1 e foi agora a muda de oleo e filtros. Tem levado 10w40 e fez agr 10k desde a última muda sem mamar pinga de óleo e o mecanico meteu-lhe 15w40 pah o carro tem 250000km.
Nao me pareceu mt bem pronunciem-se de vossa vontade :twisted:
 
Não te quero enganar, mas acho que o mecanico fez mal! O 15w40 penso que seja mais viscoso...vai prender mais o motor...mas como estamos no verão não deve haver prob agora de inverno pode custar mais a pegar!
 
O oleo 15w40 dá para temperaturas ate -15 graus.
E existe 15w40 que cumprem as mesmas normas que o 10w40
 
Não poderá ter problemas com tuches no inverno por ser mais espesso e custar mais a circular no motor?
 
É isso que estava a dizer! No verão não vais sentir isso, agora no inverno com temperaturas mais frias o arranque pode custar!

Ja agora, e ñ querer induzir ninguem em erro, mas as siglas 15w40 nada tem a ver directamente com a temperatura, ou seja o 15 não quer dizer que vai até -15 graus! São siglas de viscosidade, portanto a uma temperatura negativa definida (não sei qual é) o oleo 15w40 tem uma viscosidade de 15 e o 10w40 tem uma viscosidade de 10. Isto quer dizer que para a mesma temperatura negativa o de 10 é melhor porque não é tão viscoso!
 
É isso que estava a dizer! No verão não vais sentir isso, agora no inverno com temperaturas mais frias o arranque pode custar!

Ja agora, e ñ querer induzir ninguem em erro, mas as siglas 15w40 nada tem a ver directamente com a temperatura, ou seja o 15 não quer dizer que vai até -15 graus! São siglas de viscosidade, portanto a uma temperatura negativa definida (não sei qual é) o oleo 15w40 tem uma viscosidade de 15 e o 10w40 tem uma viscosidade de 10. Isto quer dizer que para a mesma temperatura negativa o de 10 é melhor porque não é tão viscoso!

Se tu o dizes.
Mas acho que deverias dar uma vista de olhos na imagem.

ume6uq.jpg


Sent from my GT-I9305 using Tapatalk 2
 
Last edited:
boas, o porque de o teu mecânico ter posto 15w40 levando o 10w40? Será uma questão que lhe tens que perguntar! Também tenho o clio da mulher com a mesma motorização que o teu e leva 10w40 mos2 , nem uma pinga de óleo bebe!
 
Sao aqueles mecanicos que tem a mania que sabem tudo e dizem que fazem tudo barato! Este tbm n bebe pinga de oleo, é um motor de guerra tanto de verão como no inverno a pegar e estalo!
 
Se tu o dizes.
Mas acho que deverias dar uma vista de olhos na imagem.

ume6u6eq.jpg


Sent from my GT-I9305 using Tapatalk 2


Obrigado, ainda reforçaste mais a minha ideia! Por acaso o 15 até calha no -15! Mas como disse, não é directamente relativo a temperatura!
 
Back
Top