Novo Certificado de Matricula (DUA) (já chegou o meu)

Boas,

Para quem ainda não tem conhecimento, já foi aprovado em Acta Pública o novo Documento Único Automovel (Dua) mais propriamente chamado Certificado de Matricula (Livrete e Registo Propriedade em um só).

Já tive a ler o Diário da República acerca deste assunto e posso-vos já adiantar que vai incluir todos os dados que constavam no registo e no livrete assim como algumas curiosidades:

Consumo médio do veiculo aos 100km
Potência do veiculo em KW
Capacidade de depósito em L
Veloc. máx do veiculo
etc...

Diário da República: http://dre.pt/pdfgratis/2005/10/208a01.pdf
Página Oficial de Info: http://www.mj.gov.pt/dua/

ps: Visto ter tido alguns problemas com o ex dono do carro, estou finalmente já a espera do registo que ja vem no novo modelo :)
 
RoyaL disse:
White_TDI disse:
essa do consumo médio do carro não sei para que vai servir !!!!! :roll:

Nem a capacidade do deposito, nem a velocidade máxima... enfim...
a capacidade do deposito tb nao faço a minina mas deve ter alguma logica para nos F*** mais rapidamente em relaçao a velocidade maxima e logico o livrete diz por exemplo 200 es apanhado a 210 vais direitinho a uma inspecçao B :) uma das formas de actualmente se escapar a esse tpo de multas era pedir uma declaraçao a marca a dizer que o carro nao dava tanto e alegava se ke o radr estaria descalibrado . . . agora isso acaba . . . :) eles pensam em tudo . .
 
Agora somos "obrigados" a mudar para esse documento por exemplo qd formos pedir uma nova homologação de pneus ou assim...são 30,00€ :wink:
 
RoyaL disse:
White_TDI disse:
essa do consumo médio do carro não sei para que vai servir !!!!! :roll:

Nem a capacidade do deposito, nem a velocidade máxima... enfim...
Eles metem isso no "livrete" depois vou reclamar à Seat! Consumo se metem lá 4,6L (ponderado) vou lá perguntar porque é que o meu nunca baixou dos 5,1L! :evil: 45L de depósito eu ainda no sabado lhe pus 55,02L, levo a factura e pergunto se o carro está roto?! :lol:
 
lol a capacidade efectiva do deposito sao 45 lt mas a quantidade ke colocas a mais fica na tubagem entre o deposito e o tampao de abastecimento . . . nao faz parte do deposito . . .
 
GTTDi disse:
Agora somos "obrigados" a mudar para esse documento por exemplo qd formos pedir uma nova homologação de pneus ou assim...são 30,00€ :wink:

Se não quiseres alterar o titulo de registo de propriedade e o livrete do automóvel para o DUA não vais ser obrigado.

Ora vejam:

Quando há lugar a emissão do Certificado de Matrícula ?
1ª situação: O cidadão compra um automóvel novo. O importador ou o vendedor do veículo podem requerer a emissão do Certificado de Matrícula em qualquer posto de atendimento da DGV ou conservatória de registo automóvel em nome do comprador.
(balcão único só em Lisboa, durante o projecto-piloto)
2ª situação: O cidadão pretende renovar o Certificado de Matrícula ou substituir o livrete e o título de registo de propriedade, sem alterar o seu conteúdo (ex: renovação por deterioração, extravio ou furto).
O pedido é, desde já, apresentado em qualquer posto de atendimento da DGV ou conservatória de registo automóvel.
3.ª situação: O cidadão pretende fazer uma alteração aos dados do veículo (ex: dimensão dos pneus, características do motor, etc) ou ao registo (ex: alteração da propriedade).
O pedido é apresentado em qualquer posto de atendimento da DGV ou conservatória de registo automóvel (só em Lisboa, durante o projecto-piltoto).

E aqui tb: http://www.mj.gov.pt/dua/#SlideFrame_5
 
Larke disse:
lol a capacidade efectiva do deposito sao 45 lt mas a quantidade ke colocas a mais fica na tubagem entre o deposito e o tampao de abastecimento . . . nao faz parte do deposito . . .

10 lts na tubagem?!!!
Ganda tubo!!!!!! :lol:
 
é giro isso da velocidade maxima! !


num carro ke esta escrito velc maxima 200 e é apanhado a 240 pode argumentar ke é erro do velocimetro do policia..pk o carro so da 200..e até esta escrito e tal! nao? Lol
 
deathwind aka cueca-preta disse:
é giro isso da velocidade maxima! !


num carro ke esta escrito velc maxima 200 e é apanhado a 240 pode argumentar ke é erro do velocimetro do policia..pk o carro so da 200..e até esta escrito e tal! nao? Lol

e tem tb direito a uma inspecçao B para verificar a potencia do veiculo . . .
 
Larke disse:
deathwind aka cueca-preta disse:
é giro isso da velocidade maxima! !


num carro ke esta escrito velc maxima 200 e é apanhado a 240 pode argumentar ke é erro do velocimetro do policia..pk o carro so da 200..e até esta escrito e tal! nao? Lol

e tem tb direito a uma inspecçao B para verificar a potencia do veiculo . . .

na boa MAF OFF e fica com 70cv :lol: :lol: :lol:
é só rir com esses burros que fazem as leis :lol:
 
Apesar de terem aumentado as informaçoes das caracteristicas das viaturas penso que se esqueceram de uma mt importante:

Qual a marca do ambientador que equipa a viatura?!!!!!!1

:lol: :lol: :lol:
 
Back
Top