Nova Vítima dos Rolamentos da Caixa de Velocidades

Boas,

andré_santos, estou com o mesmo problema que tu na caixa. Podes informar em quanto te ficou a reparação?

Cumprimentos
 
Boas,

Para a malta não pensar que só "apareço" para chatear fica a informação de que sempre optei por reparar a caixa do meu Ibiza, e por 547€ ficou o problema resolvido. Agora é só esperar que tamanha desgraça não volte a acontecer!
 
Boas,

Para a malta não pensar que só "apareço" para chatear fica a informação de que sempre optei por reparar a caixa do meu Ibiza, e por 547€ ficou o problema resolvido. Agora é só esperar que tamanha desgraça não volte a acontecer!

foi na marca ou fora?
 
Acho que estou com o mesmo problema no meu 6l.

Eu sinto o tal RRRRRRRRR ao arrancar em primeira, não acontece em mais situação nenhum, pelo menos para ja.
Diz-me uma coisa, foi assim ctg? Começou só a arrancar em primeira e progrediu.
O RRRRRRRRRR é semelhante ao RRRRRRRRR que se sente por exemplo quando o abs aciona em travagens bruscas?
O RRRRRRRRR é audivel ou apenas o sentes no pedal do acelerador? Tipo tu ouves mas quem vai ao lado não se apercebe?

Se assim for devo estar com problemas ai. Diferença que o meu carro tem 244mil. Até ja tinha pensado que seria do apoio da caixa desgastado, ou da embreagem, mas se calhar é mais por aí.
 
Acho que estou com o mesmo problema no meu 6l.

Eu sinto o tal RRRRRRRRR ao arrancar em primeira, não acontece em mais situação nenhum, pelo menos para ja.
Diz-me uma coisa, foi assim ctg? Começou só a arrancar em primeira e progrediu.
O RRRRRRRRRR é semelhante ao RRRRRRRRR que se sente por exemplo quando o abs aciona em travagens bruscas?
O RRRRRRRRR é audivel ou apenas o sentes no pedal do acelerador? Tipo tu ouves mas quem vai ao lado não se apercebe?

Se assim for devo estar com problemas ai. Diferença que o meu carro tem 244mil. Até ja tinha pensado que seria do apoio da caixa desgastado, ou da embreagem, mas se calhar é mais por aí.

solavancos a arrancar costuma ser o volante do motor ou e embraiagem.
 
Não é solavancos a arrancar. É sentir um RRRRRRRRRR no pedal do acelerador como se estivesse a não agarrar.
Tb não é a patinar.
É um RRRRRRRR muito identico ao que o abs faz ao ativar numa travagem brusca. So que sinto só em primeira geralmente ao arrancar, enquanto o pé não levanta completamente da embreagem.
 
Sim é manco motor todo de origem. É monomassa? Pensei que não.
Epa mas não dá solavancos, será mesmo volante de motor? Não haverá hipotese de ser algo parecido com este caso?
 
Penso que seja monomassa mas ja nao tenho a certeza

Eu acho que os mancos são monomassa mas também não tenho a certeza.
Há uns tempos falei com o meu mecânico sobre orçamento para mudar a embraiagem e acho que ele me disse que era monomassa.
 
penso que esta questão acontecia sempre e não apenas a arrancar

Pois não é o que me acontece, mas por outro lado faz algum sentido que seja algo por ai.

Eu acho que os mancos são monomassa mas também não tenho a certeza.
Há uns tempos falei com o meu mecânico sobre orçamento para mudar a embraiagem e acho que ele me disse que era monomassa.

Ser monomassa faz o orçamento ser mais baixo não? O monomassa tb é preciso substituir como o bimassa?
 
A reparação foi feita num mecânico de confiança, fora da concessionária, porque na marca nem sequer foram capazes de indicar um orçamento! Uma vergonha!
 
Acho que estou com o mesmo problema no meu 6l.

Eu sinto o tal RRRRRRRRR ao arrancar em primeira, não acontece em mais situação nenhum, pelo menos para ja.
Diz-me uma coisa, foi assim ctg? Começou só a arrancar em primeira e progrediu.
O RRRRRRRRRR é semelhante ao RRRRRRRRR que se sente por exemplo quando o abs aciona em travagens bruscas?
O RRRRRRRRR é audivel ou apenas o sentes no pedal do acelerador? Tipo tu ouves mas quem vai ao lado não se apercebe?

Se assim for devo estar com problemas ai. Diferença que o meu carro tem 244mil. Até ja tinha pensado que seria do apoio da caixa desgastado, ou da embreagem, mas se calhar é mais por aí.

Para saber se o problema é o mesmo que o do meu carro, o teste que tira todas as dúvidas é aquele que referi no início, isto é, numa descida com piso de boa qualidade, velocidade de 70 / 80 Km, em quinta velocidade, desliga-se o rádio, tira-se o pé do acelerador, embraiagem sempre no fundo e manuseia-se a caixa fazendo o percurso 5 - 4 - 3 - 2 e presta-se atenção se cada vez que a alavanca encaixa nas posições 4 - 3 - 2 para ver se se ouve ruído como se estivéssemos a fazer uma redução (muito mais suave, mas notório).

Se fizer barulho RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR é porque o problema está na caixa, porque num carro com a caixa em condições não se ouve rigorosamente nada ao fazer o procedimento acima descrito!

Boa sorte!
 
O meu 6l pc depois de o comorar fazia um rrrr em aceleracao.. Se nao estivesse a acelerar, ou seja ponto morto ou so a manter, nao fazia barulho, acelerando um pouco que fosse, grrrrrr.. Caixa gripada..

Sent from my HTC One using Tapatalk
 
Para saber se o problema é o mesmo que o do meu carro, o teste que tira todas as dúvidas é aquele que referi no início, isto é, numa descida com piso de boa qualidade, velocidade de 70 / 80 Km, em quinta velocidade, desliga-se o rádio, tira-se o pé do acelerador, embraiagem sempre no fundo e manuseia-se a caixa fazendo o percurso 5 - 4 - 3 - 2 e presta-se atenção se cada vez que a alavanca encaixa nas posições 4 - 3 - 2 para ver se se ouve ruído como se estivéssemos a fazer uma redução (muito mais suave, mas notório).

Se fizer barulho RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR é porque o problema está na caixa, porque num carro com a caixa em condições não se ouve rigorosamente nada ao fazer o procedimento acima descrito!

Boa sorte!

fiz isto no meu hoje por descargo de consciência e não ouvi nada.
cuidado com essas reduções, se forem a mais de para ai 40 talvez n convenha meter a segunda, experimentem primeiro que velocidade podem ir em segunda sem a embraiagem pressionada.
é o 1.4 a gasolina tb de 2008 com 130k
 
fiz isto no meu hoje por descargo de consciência e não ouvi nada.
cuidado com essas reduções, se forem a mais de para ai 40 talvez n convenha meter a segunda, experimentem primeiro que velocidade podem ir em segunda sem a embraiagem pressionada.
é o 1.4 a gasolina tb de 2008 com 130k

Se calhar não me expliquei bem: o processo que descrevi é todo feito sempre com a embraiagem totalmente no fundo, isto é: fazem-se os percursos das várias reduções na alavanca da caixa de velocidades (quinta para quarta ... quarta para terceira ... terceira para segunda) mas o pé esquerdo sempre totalmente a fundo na embraiagem. Desta forma o motor nunca tenta "amarrar" o carro, a velocidade do carro nem sequer diminui grande coisa durante o processo (até porque devemos estar a circular numa descida) mas o que não se quer ouvir é a caixa a cantar (rrrrrrrrrrRRRRRRRRRRRRrrrrrrrrrrrrrRRRRRRRRRRRR) enquanto a alavanca da caixa passeia desde a quinta até à segunda.

Para comparação podem pensar assim: fazendo o processo que descrevi acima ou, pura e simplesmente, colocando o carro em ponto morto na mesma descida o ruído que se sente do motor/caixa tem de ser exatamente o mesmo, ou seja, só se pode ouvir o ruído normal de rolamento do nosso carro, e mais nada!

Posso garantir que em todos os carros que fiz o teste, consigo sempre chegar até à segunda velocidade, mas nunca à primeira velocidade pois as caixas normalmente não deixam (mesmo com a embraiagem sempre no fundo) por precaução. Já agora, e para os mais distraídos, quando chego à segunda velocidade é claro que não tiro o pé da embraiagem, pois se continuo a rolar a mais de 40/50 Km é claro que engreno a quinta (estou a descer) e volto então a circular normalmente. Nada de forçar a caixa levantando a embraiagem com o carro a descer a 50 Km quando chegamos à segunda velocidade...isto não faz parte do teste...não há qualquer necessidade disso!

Espero ter sido suficientemente claro agora.
 
Last edited:
Ah ok... Claramente não é o mesmo problema que o meu.
Por um lado ainda bem, por outro continuou sem saber o que se passa. Este ano ja fiquei apeado 2 vezes, acho que vou ficar uma 3a vez lol
 
Back
Top