No minimo estranho

caixa dos fusiveis debaixo do volante, vês logo os reles e estao todos numerados com numeros bem grandes. mas para t certificares s é mesmo do relé troca isso com um amigo e andas ai uma tarde e ves como o gajo s comporta.
 
caixa dos fusiveis debaixo do volante, vês logo os reles e estao todos numerados com numeros bem grandes. mas para t certificares s é mesmo do relé troca isso com um amigo e andas ai uma tarde e ves como o gajo s comporta.

Obr amigo, o stress é q aquilo n faz sempre... o ideal é mesmo comprar um novo, uma vez q o problema é mesmo d Relé
 
Também o podes soldar, mas por 15€ não vale e pena.
Antes de comprares um, e para teres a certeza que é do rele, tiras-o o fora e vê se tem as soldaduras dos terminais partidas. Ou então com ele encaixado no sitio abas-o para ver se acontece outra vez.
 
Também o podes soldar, mas por 15€ não vale e pena.
Antes de comprares um, e para teres a certeza que é do rele, tiras-o o fora e vê se tem as soldaduras dos terminais partidas. Ou então com ele encaixado no sitio abas-o para ver se acontece outra vez.
.
.
O melhor é comprar outro, porque isso das soldaduras é muito relativo.
Posso dizer que o meu tava tudo soldado mas não funcionava, aquilo por dentro tava tudo derretido, meti novo e ficou resolvido.
 
.
.
O melhor é comprar outro, porque isso das soldaduras é muito relativo.
Posso dizer que o meu tava tudo soldado mas não funcionava, aquilo por dentro tava tudo derretido, meti novo e ficou resolvido.


Mas pelo o que o rapaz diz deve ser só as soldaduras, por isso quem saíba mexer num ferro de soldar faz aquilo a brincar.
Mas foi como eu disse, por 15€ vale mais a pena comprar um novo.

Cumps
 
lol..

isso é um problema muito comum em varios automoveis com algum tempo..

O meu vti 93 fazia o mesmo..
existem carros mais recentes que usam esses reles para o modulo dos vidros por exemplo e tb tendem a dar problemas com o tempo
 
Já o estive a abanar... aparentemente ta td ok... vou limpar-lhe os filamentos e ver o q acontece

Abx

Isso vê-se como deve de ser com o multímetro. Esse relé é do tipo normalmente aberto (o circuito de potência n tem continuidade kd n é aplicada tensão), então para confirmar o bom estado do relé, com o ohmímetro verifica-se:

Circuito de potência - tem k apresentar resistência infinita;
Circuito de comando - deve apresentar alguma resistência.

Se quiseres ir mais além, aplicas 12V de tensão no circuito de comando e deves ouvir o atracar do relé. Aqui o circuito de potência tem k apresentar 0ohm de resistência.
 
Boas.
O meu Ibiza está com o mesmo problema... Acreditem ou não, até já estive para trocar de carro por causa deste problema, pois o electrecista não estava a chegar à solução.
Este problema já me dura à meses...
Se for preciso fica um mês a trabalhar como se nada fosse, e depois de uma hora para a outra fica sem trabalhar...
A última vez foi na segunda-feira (19 de Janeiro) de manhã e não quis pegar durante 2 dias. Na quarta-feira de manhã pegou e foi leva-lo à oficina. Nunca mais aconteceu nada até hoje e o electricista anda à "nora" sem saber o que poderá ser...
Vou-lhe dizer o que li aqui no forum e pode ser que o problema seja mesmo dessa "famosa" relé 109.


Só uma pergunta:
O meu Ibiza é um 1.9 SDI do ano 2000.
Essa relé n modelo deste carro está indentificada como disseram em post's atrás e fica na caixa de fusiveis debaixo do volante???
Agradecia uma resposta, pois pode ser que assim resolva o problema...
Obrigado e cumprimentos.
 
Já agora uma outra pergunta:
Se eu tirar o relé 109 fora e o carro pegar, é normal?
É que falei com o electricista e ele diz que o carro pega mesmo sem o relé 109 no seu lugar!!!
Complicado...
Estou a desesperar mesmo!!
:cryy:
 
Já agora uma outra pergunta:
Se eu tirar o relé 109 fora e o carro pegar, é normal?
É que falei com o electricista e ele diz que o carro pega mesmo sem o relé 109 no seu lugar!!!
Complicado...
Estou a desesperar mesmo!!
:cryy:

n me parece... diz-me uma cena, com o relé fora a luz da resistencia liga?????
 
Só uma pergunta:
O meu Ibiza é um 1.9 SDI do ano 2000.
Essa relé n modelo deste carro está indentificada como disseram em post's atrás e fica na caixa de fusiveis debaixo do volante???
Agradecia uma resposta, pois pode ser que assim resolva o problema...
Obrigado e cumprimentos.

O relé ta na caixa dos fusiveis devaixo do volante. é facil de identifica-lo ta escrito no relé o nº109




pr ser mais facil deixo-te a imagem do meu relé antigo.

Amigo um novo custa cerca de 20€ é um stress facil de resolver.

Abx e diz algo
 
O relé ta na caixa dos fusiveis devaixo do volante. é facil de identifica-lo ta escrito no relé o nº109




pr ser mais facil deixo-te a imagem do meu relé antigo.

Amigo um novo custa cerca de 20€ é um stress facil de resolver.

Abx e diz algo

entao afinal o teu era mesmo o relé? akilo ficou fino entao?

abraço
 
Bom dia pessoal.
Desculpem só hoje responder.
O meu Shakira (lollll) ficou pronto na sexta à noite.
Depois de falar com o electricista, este esplicou-me que a relá 109 estava boa. O que se passou foi, uma das soldaduras onde a relé 109 fica encaixada é que estava "ferida"... Quando parava em posição que o fio fazia pouco contacto, ou nenhum, o carro não pegava.
Conclusão:
Ele soldou a relé, montou tudo no seu lugar "voi la"... Tudo a funcionar.
Este fim de semana fartei-me de andar de carro e parece que tudo está resolvido. Pelo menos assim espero!!!
Abraço e bom inicio de semana a todos!!!

:finga:
 
Back
Top