Nivel de oleo com aplicação de radiador

Boas
Muita gente tem duvidas na altura de mudar o oleo ao carro sobre a quantidade/nivel de oleo que deve colocar quando se aplica um radiador de oleo no carro.
Seria bom ouvir opniões sobre o assunto visto ser uma mod muito utilizada hoje em dia.

A minha opnião é que se deve acrescentar ao nivel maximo da vareta a diferença da quantidade que o radiador leva cheio,tendo em conta que com o carro parado o nivel da vareta vai ultrapassar o nivel maximo,mas tambem o circuito do oleo foi aumentado assim como a sua capacidade.

Mais opniões:clap:
 
Secalhar vou dizer alguma asneira....

É assim kd metes o oleo a nivél a seguir deves ligar o motor para o oleo percorrer o circuito certo??

Sendo assim voltas a repor o nivél mal desligas o carro, pk teoricamente o radiador já ficou cheio.

Claro k me refiro ao meu xaço, k tenho bolacha sem termostato... Termostato é para meninos e assim aconteça o k acontecer tenho a certeza k nunca vai deixar de circular oleo para o radiador.

Com termostato acredito k tenhas razão, mas o carro não tem tendencia a keimar o oleo a mais??

Sei k não deve ter ajudado muito mas é o k penso... Se tiver errado em alguma coisa venham de lá essas correcções.

Abraço
 
Secalhar vou dizer alguma asneira....

É assim kd metes o oleo a nivél a seguir deves ligar o motor para o oleo percorrer o circuito certo??

Sendo assim voltas a repor o nivél mal desligas o carro, pk teoricamente o radiador já ficou cheio.

Claro k me refiro ao meu xaço, k tenho bolacha sem termostato... Termostato é para meninos e assim aconteça o k acontecer tenho a certeza k nunca vai deixar de circular oleo para o radiador.

Com termostato acredito k tenhas razão, mas o carro não tem tendencia a keimar o oleo a mais??

Sei k não deve ter ajudado muito mas é o k penso... Se tiver errado em alguma coisa venham de lá essas correcções.

Abraço


as opniões ajudam sempre a tua tem logica sim senhor,o problema é que depois com o carro a frio vai te aparecer o oleo acima do nivel maximo,pois ele irá escorrer na sua totalidade para o carter pensou eu de que...
 
Depende de onde estiver o radiador em relaçao a bolacha.

segundo aplicações que vejo aí da malta os radiadores estão sempre mais baixos ou ao mesmo nivel da bolacha;) o que vai originar a ficar algum oleo sempre dentro do radiador e tubos,enganando assim o nivel da vareta
 
Last edited:
Mesmo com termostato, existe passagem de oleo.
Por acaso é uma boa questão.
Quando montei o meu, e aferi o nivel do oleo, nem pensei nessa questão.
Meti, liguei o carro, desliguei, aferi nivel e toca a andar.
ficou um pouco acima do maximo.
 
Mesmo com termostato, existe passagem de oleo.
Por acaso é uma boa questão.
Quando montei o meu, e aferi o nivel do oleo, nem pensei nessa questão.
Meti, liguei o carro, desliguei, aferi nivel e toca a andar.
ficou um pouco acima do maximo.


pois e todos os que metem radiadores ou andam com oleo a menos e menos pressão ou então devem ter o nivel acima do maximo da vareta para estar bem penso eu .

Cumpts
 
ora aqui está uma duvida pertinente...venham daí as explicações!
Pois embora o circuito aumente, o "espaço" a luberificar é o mesmo...
Pelo meu ponto de vista deveria ser então a mesma quantidade de oleo, tendo especial atenção as "descidas do nivel"...
Abraços
 
a meu ver deves:
mudar oleo(supondo que o radiador esta vazio)
meter oleo ate ficar meio nivel, ligas o carro deixas aquecer ligeiramente, desligas e vais verificar, como vai precisar de mais, nunca ultrapassar meio nivel (eu nunca pus mto acima de meio ja devido a isso, de depois andar com oleo a mais)
 
ora aqui está uma duvida pertinente...venham daí as explicações!
Pois embora o circuito aumente, o "espaço" a luberificar é o mesmo...
Pelo meu ponto de vista deveria ser então a mesma quantidade de oleo, tendo especial atenção as "descidas do nivel"...
Abraços

Sim mas ao aumentares o espaço o oleo que devia andar no motor, com o radiador anda nas tubagens e radiador ou seja tens menos oleo fisico no motor assim como a pressão ao aumentares o circuito do oleo tambem deve baixar se tiveres menos oleo.
 
E esse óleo a cima do nível máximo não é o suficiente para deitar a turbina?
Com óleo a mais pode não haver retorno de óleo do turbo e por consequência fazer contra-pressão,no turbo,e partir o veio.

Mas aí está um bom post,que muita gente(incluindo eu) nem se lembra...
 
E esse óleo a cima do nível máximo não é o suficiente para deitar a turbina?
Com óleo a mais pode não haver retorno de óleo do turbo e por consequência fazer contra-pressão,no turbo,e partir o veio.

Mas aí está um bom post,que muita gente(incluindo eu) nem se lembra...

Acho que não faz mal porque repara o que conta é o oleo que o carro tem quando esta a trabalhar é aí que ele faz ou não contra-pressão não é no carter ao fim de umas horas parado.

Repara uma logica do tipo:

Tens uma piscina com que leva 10lt de agua mas resolves ampliar a piscina em (TAMANHO)mais 2lts o que acontece?
Ficas com a piscina com menos altura de agua porque a ampliaste não é?

O mesmo se passa com o oleo no motor,se tinhas um motor que levava 4lts de oleo e meteste um radiador que leva 1/2lt se não meteres esse 1/2 vai estar a trabalhar com menos oleo claro que esse 1/2 litro depois de umas horas o carro parado vai aparecer na vareta acima do maximo.

Ou será que estou a ver mal a coisa...:(

Cumpts
 
A vareta tem la dois riscos, pelo menos. Uma de MAX e outra de MIN, desde que o oleo ande entre aquele intervalo ( em repouso ) está OK. :)
É que na mudança de oleo, o oleo que esta no radiador nao sai fora porque os dois bocais estão ao mesmo nível, excepto se o tiverem na vertical. Mas estando na vertical é deixa-lo pelo do MAX.
Se estiver na vertical a historia é outra. Se estiver abaixo da bolacha não precisam de contabilizar a capacidade de oleo que leva o radiador. Se estiver acima, tirem os suportes, metam-no abaixo. Atestem de oleo até ao nível MAX. Rodem a chave, deixem encher, mantenham em baixo, atestem até ao MAX e podem por de novo no suporte. Concerteza que irá depois subir do nível MAX em repouso, mas em funcionamento já andará como se estivesse no nível correcto.
 
A vareta tem la dois riscos, pelo menos. Uma de MAX e outra de MIN, desde que o oleo ande entre aquele intervalo ( em repouso ) está OK. :)
É que na mudança de oleo, o oleo que esta no radiador nao sai fora porque os dois bocais estão ao mesmo nível, excepto se o tiverem na vertical. Mas estando na vertical é deixa-lo pelo do MAX.
Se estiver na vertical a historia é outra. Se estiver abaixo da bolacha não precisam de contabilizar a capacidade de oleo que leva o radiador. Se estiver acima, tirem os suportes, metam-no abaixo. Atestem de oleo até ao nível MAX. Rodem a chave, deixem encher, mantenham em baixo, atestem até ao MAX e podem por de novo no suporte. Concerteza que irá depois subir do nível MAX em repouso, mas em funcionamento já andará como se estivesse no nível correcto.


Só confirmas te aquilo que eu disse...lol eu sabia que puxando a conversa de piscinas tudo se ia resolver:rir:
 
Eu também não tenho termostato anda sempre a circular, e quando me montaram o gajo ele está ligeiramente acima do nivel da bolacha!

A quantidade de oleo ponho a mesma, que punha dantes! Não é um aobrigação aquilo estar sempre no MAX, desde que não desça demais, mas por acaso o nivel anda sempre bom!

Acho mais importante trocar de óleo com frequência que ter sempre o nivel ao max!
 
Eu também não tenho termostato anda sempre a circular, e quando me montaram o gajo ele está ligeiramente acima do nivel da bolacha!

A quantidade de oleo ponho a mesma, que punha dantes! Não é um aobrigação aquilo estar sempre no MAX, desde que não desça demais, mas por acaso o nivel anda sempre bom!

Acho mais importante trocar de óleo com frequência que ter sempre o nivel ao max!

No teu caso por teres o radiador acima da bolacha deves meter sempre o nivel igual ao stock visto que o oleo escorre bem e não fica retido no radiador.
Em termos de pressão é que deves perder,pois tens a mesma quantidade de oleo para um circuito maior.
 
No meu caso o radiador esta ao nivel do carter e abaixo da bolacha e filtro.
Tenho bolacha cm termostato e o que verifico é que quando montei o sistema foi complicado acertar o nivel , teve de ser aos poucos deixar ficar frio e depois quente e ver cmo esta.
Depois do oleo estar no circuito ele nao sai na muda , pelo menos no meu carro tenho a certeza que fica la o oleo no circuito do radiador ate pq os tubos estao virados para cima.
Por isso agora quando mudo o oleo é so meter a mesma quantidade do costume , 3,5L (as A4s so levam 3.8L) e ja esta.

Em relaçao ao nivel , mostra me os niveis de oleo exactamente cmo de origem. O radiador nao e´um deposito é sim um circuito... pensem nele cmo uma extensão do vosso circuito de oleo.

Cumps
 
Back
Top