Não responde ao acelerador - Ibiza 110cv

Boas,
Surgiu-me um "pequeno" problema e venho tentar obter alguma informação/ajuda.

Situação:
Lavei o carro por baixo numa máquina automática e não tenho resguardo montado, isto a +/- 40km de casa, no regresso, a +/- 160km/h notei um engasgo, mas entretanto até reduzi o andamento e não notei mais nada.
No dia seguinte, saio de casa e com +/- 1km feito o carro deixa de responder ao acelerador, voltei para trás só ao relantim.
Como tinha coisas a tratar, deixei o carro e só voltei a seguir ao almoço. Liguei-o, o acelerador respondia, dei uma pequena volta (+/-500m), pouco depois, novamente sem acelerador.
Chamei o reboque e lá vai ele.

Resposta da oficina: centralina queimada, tivemos de pôr outra, já pagámos 100€ para "configurar" a centralina.

Dúvidas:
1- As opiniões, extra oficina, que tenho é que não será da centralina. O que acham?

2- Sendo a centralina frita, o carro trabalha (mesmo só ao relantim) ao morre de vez? O relantim p.e. é estável.

3- Trabalhando, tenho acelerador e depois deixo de ter?
Não sei se será, mas pareceu-me que o aquecer (não sei do quê ou de que peça), está relacionado com o deixar de acelerar.

4-Já pesquisei e encontrei que para trocar a centralina, sendo igual, basta usar o vag-com, será que os 100€ de "configuração" de que falam é por ser a centralina de outro carro?

5- Fora da oficina oriento uma centralina de um ibiza igual, confirma-se que para ficar a funcionar basta usar o vag-com?

6- Qual o procedimento para ficar com a "nova" centralina a funcionar?

Desculpem a quantidade de caracteres, mas tentei não deixar nada de fora.

Thanks
Peace
 
Eu concordo com problemas na unidade. Presumo que seja um 6K2. Infelizmente se elas já tiverem sido abertas podes vir a ter esses problemas. Têm de ser bem isoladas.

Quanto aos 100€ gastou tenho quase a certeza que foi para recodificar o imobilizador. Nem sempre nos mesmos carros ( 6K´s, 6K2´s ) a adaptação do IMHO não funciona da mesma maneira.

:)
 
Também acredito que seja um 6K2. Sucedeu-me 2x e tive que trocar de ECU, tudo derivado a lavar o carro sem protecção da ECU e por ter sido aberta dezenas de vezes. A codificação faz-se via VAG COM. Muito rapido.
 
Também acredito que seja um 6K2. Sucedeu-me 2x e tive que trocar de ECU, tudo derivado a lavar o carro sem protecção da ECU e por ter sido aberta dezenas de vezes. A codificação faz-se via VAG COM. Muito rapido.

Aproveito este tópico, quando falas de protecção da ECU é o que?

Eu tou a perguntar porque quando lavo o carro a agua escoa para a tampa que se tirarmos temos acesso a centralina só tem um suporte em ferro e a centralina normal, aquilo não leva nenhum tipo de plástico para proteger da água/humidade?

Cumps.
 
tambem aconteceu na minha 6k.
estava a lavar o carro e entrou agua para a centralina e dps o carro nao pegava.
tirei a centralina fora e passei a mangeira do ar :D e foi a minha sorte :D
 
Obrigado a todos.

Realmente é um 6k2. Já agora...
Às 9:00 arranquei e funcionou normal aí durante 1km, deixei sossegado até por volta das 14:00, quando o voltei a ligar voltou a funcionar normal, acelerei umas quantas vezes (respondeu normal), arranco e dou uma volta de +/- 500m, e depois voltou a perder o acelerador.

A situação de trabalhar e depois deixar de trabalhar é normal?
Morrendo não é de vez?
Não estou a pôr em causa as opiniões, a pergunta resulta apenas da minha ignorância.

Thanks
 
Aproveito este tópico, quando falas de protecção da ECU é o que?

Eu tou a perguntar porque quando lavo o carro a agua escoa para a tampa que se tirarmos temos acesso a centralina só tem um suporte em ferro e a centralina normal, aquilo não leva nenhum tipo de plástico para proteger da água/humidade?

Cumps.

Ela esta selada com silicone e tem um plastico maleavel preto que protege por cima. A essas duas coisas, chamo protecçao!
 
Obrigado a todos.

Realmente é um 6k2. Já agora...
Às 9:00 arranquei e funcionou normal aí durante 1km, deixei sossegado até por volta das 14:00, quando o voltei a ligar voltou a funcionar normal, acelerei umas quantas vezes (respondeu normal), arranco e dou uma volta de +/- 500m, e depois voltou a perder o acelerador.

A situação de trabalhar e depois deixar de trabalhar é normal?
Morrendo não é de vez?
Não estou a pôr em causa as opiniões, a pergunta resulta apenas da minha ignorância.

Thanks

Coloca-a num local seco e exposto ligeiramente ao sol e deixa secar. Se tiveres alguem com um produto de limpeza electronica de spray, coloca e depois ensaia. Comigo, as que ficavam assim, eram lixo.
 
olha 2stupid.

Olha eu penso que seja o sensor do acelerador que ta a dar as ultimas .. o meu também faz o mesmo.
isso vais a andar e de repente o pedal deixa de funcionar pois a mim isso acontece m também,
mas desligas e voltas a ligar o tal " resert " ele fica bom . eu acho que não tem nada a ver com a centralina a não ser que ela esteja molhada pois não duvida.. mas se ligares a maquina com o programa ele vai te acusar logo qual é o problema ..

Cumps
 
olha 2stupid.

Olha eu penso que seja o sensor do acelerador que ta a dar as ultimas .. o meu também faz o mesmo.
isso vais a andar e de repente o pedal deixa de funcionar pois a mim isso acontece m também,
mas desligas e voltas a ligar o tal " resert " ele fica bom . eu acho que não tem nada a ver com a centralina a não ser que ela esteja molhada pois não duvida.. mas se ligares a maquina com o programa ele vai te acusar logo qual é o problema ..

Cumps

Se for isso dá para verificar com um multimetro
 
Desculpem lá só responder agora, mas queria deixar o "happy" ending.

Resumindo:
- a centralina entregou mesmo a alma ao criador, depois de aberta via-se as queimadelas/ferrugem em várias "pecinhas";
- na primeira vez que lá vou (o carro estava a cerca de 90km de onde moro) pego no carro e assim que arranco acende a luz do TCS, deixo o carro e casa;
- voltam a ligar: não temos nenhuma centralina compatível com o TCS ou ABS (não sei qual originava o erro);
- comprei uma a um conhecido, levei desbloquearam-na e já está a andar. (deixa ver por quanto tempo)

Obrigado a todos
 
Back
Top