Não desenvolve...

Boas!!

Não sou eu que conduzo o carro diariamente (6k2 TDi 110cv), é a Maria, e qual não é o meu espanto quando hoje, em plena vci queria andar mais um bocado e o carro não saiu do sítio. De referir que tem +/- 200cv (IC, turbo, bicos, radiadores, etc...) e quando acelerei parecia que tinha 80cv. Pelos vistos já não foi a a primeira vez que isso aconteceu.
O estranho foi que não precisei de desligar o carro para isso passar. Tão depressa não andava como se lembrava e ficava tudo ok e não acontecia sempre...
O turbo foi retificado recentemente assim como a embreagem.

Help
 
Last edited:
medidor massa ar

Também estou mais inclinado para aí. Lembro-me que antes de rectificar o turbo, isso aconteceu-me uma vez em 4 a subir o freixo e quando meti 5 parecia que estava noutro carro. Desliguei e liguei em andamento e ficou tudo bem. Será o medidor a entregar a alma ao criador???
 
Também estou mais inclinado para aí. Lembro-me que antes de rectificar o turbo, isso aconteceu-me uma vez em 4 a subir o freixo e quando meti 5 parecia que estava noutro carro. Desliguei e liguei em andamento e ficou tudo bem. Será o medidor a entregar a alma ao criador???

tira fora e limpa o, ja vi um topico, sobre isso num site parecido, lavaram com alcool, e deixaram secar, se nao der, novo,

ja vai pm. encontrei o diy
 
Last edited:
Boas!

Andei o dia todo a pensar nisto, e lembrei-me que recentemente mudei o meu filtro de ar para um da FK e acho que já tinha lido algures que davam problemas com a maf. Será por causa disso ou já estava meia marada visto que já tinha acontecido anteriormente mas muitas menos vezes e agora deu as últimas??

Ainda vou tentar limpá-la como no diy para ver se resolve, se não resolver quanto vale??
 
Amigo a minha maf Pierburg também se foi... Na Seat pediram-me cerca de 185€ já com iva, até me assustei :s
Ainda a limpei e deixei secar bem mas nada... Morreu!
Um user aqui do fórum sugeriu que colocasse um diodo nos pinos da ficha da maf, para simular a medição na centralina, e desde então que anda assim e nunca mais deu problemas :)
 
Amigo a minha maf Pierburg também se foi... Na Seat pediram-me cerca de 185€ já com iva, até me assustei :s
Ainda a limpei e deixei secar bem mas nada... Morreu!
Um user aqui do fórum sugeriu que colocasse um diodo nos pinos da ficha da maf, para simular a medição na centralina, e desde então que anda assim e nunca mais deu problemas :)

Diodo na maf nos pinos 4 e 5 e ta a andar

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
 
Amigo a minha maf Pierburg também se foi... Na Seat pediram-me cerca de 185€ já com iva, até me assustei :s
Ainda a limpei e deixei secar bem mas nada... Morreu!
Um user aqui do fórum sugeriu que colocasse um diodo nos pinos da ficha da maf, para simular a medição na centralina, e desde então que anda assim e nunca mais deu problemas :)


Boas!
E limpas-te com o que??? No Diy que o Bruno_FN me enviou, o user limpou com álcool isopropílico que é usado para a limpeza de componentes eletrónicos.


Diodo na maf nos pinos 4 e 5 e ta a andar

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Que díodo?? qual é a referencia??

Eram estes os sintomas quando a maf não funcionava????
 
Boas!
E limpas-te com o que??? No Diy que o Bruno_FN me enviou, o user limpou com álcool isopropílico que é usado para a limpeza de componentes eletrónicos.




Que díodo?? qual é a referencia??

Eram estes os sintomas quando a maf não funcionava????

Pois já ouvi dizer que funciona com isso... Eu usei um spray da Philips para limpeza de contactos. Mas também há sprays mesmo para limpeza de MAF's à venda, da marca CRC por exemplo.

O diodo que estou a usar é um BVA21. Mas também pode ser um BVA20 ou um outro que não tenho a certeza da referência, 1N4148 se não me engano. Custou-me 0,10€ numa casa de electrónica aqui no bairro.
 
E elimina-se a maf e liga-se o díodo nesses terminais (4 e 5)???

Não se elimina a MAF, deixa-la ficar lá no sítio dela, até porque o fluxo de ar passa por lá na admissão.
O que tiras é a ficha que liga na MAF, que tem 6 pinos, numerados na parte de trás da ficha. É aí que colocas o diodo! Depois isola com fita para não entrar humidade ou assim ;)
Em relação aos pinos alguém dos 6k2 tem de se chegar à frente, porque no meu 6k é nos pinos 1 e 6 como te disse...
 
Ora bem, hoje resolvi por mãos a obra e vou fazer uma pergunta que pode ser um bocado parva, mas quando tirei a Maf e o pedaço do tubo onde ela está encaixada como vem no diy, tenho a rede e o interior dos tubos com restos de óleo. Não deveria ser ao contrário?? Eu tive o turbo a dar passagem de óleo, mas pensei que não viesse para trás ou estou enganado??
Vou tirar umas pics do antes/depois e se depois de limpar ficou a funcionar, se não vai díodo para o sítio...
 
Last edited:
Boas.

Já fiz a limpeza da maf a uma semana mas ficou na mesma...

Antes:

4fznle.jpg


29em2dy.jpg


Depois:

15yaupz.jpg


2aifuc5.jpg


Agora só precisava de saber se é o mesmo díodo que o AMD_KiD disse (BVA21) e quais são os pinos onde ligar para um 6k2 para ter a certeza que é a MAF ou se alguém tem por aí uma para eu experimentar...:)
 
Back
Top