Mudar água.

Boas pessoal, no meu 6k 1.9D há tempos (1 anito e tal) o tubo do radiador rompeu-se e fiquei sem líquido no carro.

Entretanto quando o arranjei, como não tinha líquido anti-congelante meti água da torneira :roll: , e notei que a água no depósito está toda suja e parece ter cor de ferrugem. Estava a pensar em tirar o tubo do radiador e tirar a água e lavar tudo.

Digam-me agora uma coisa, é preciso "sangrar" o carro para tirar a água que estará no motor para depois colocar anti-congelante? Ou posso só lavar o radiador e o depósito e meter anti-congelante?

Cumps
 
Boas ,

Aconselho-te a meter um anticongelante bom. Mesmo trocando tudo o circuito do anticongelante nunca mais ira ser o mesmo.

Se fizeres viagens longas, aconselhote a mudar agora. E daqui por 1 ano mudar de novo porque a ferrugem ja la esta dentro.

Apenas quanto ao sangrar nao te posso ajudar.
Abraço
 
Sei que depois de tudo montado o teu carro sangra por ele, metes a sofagem no quente e andas assim uns km. Espero ter ajudado.
 
Sei que depois de tudo montado o teu carro sangra por ele, metes a sofagem no quente e andas assim uns km. Espero ter ajudado.
 
Em 6l no tubo que liga ao radiador ou seja em baixo lado esquerdo/condutor, tem uma pequena torneira que consegues vazar toda a agua, sai devagar porque a torneira é pequena mas sai tudo e vai apertando um tudo em cima para ajudar a vazar.
 
tira fora o tubo que liga ao termoestato e o que liga por baixo do radiador...deixa a agua cair toda, dps enfia a mangueira de agua pelos tubos que sacas-te de deixa estar ate sair agua limpa.
apos isso, volta a colocar tudo direitinho...poe a carrinha a trabalhar (entre as 2500 rpm para a bomba de agua circular bem a agua) e mete o anticongelante ate ao nivel, fexa o tampao para criar pressao e deixa a ventoinha disparar (controlando sempre a temp)...se a ventoinha disparar e a agua estiver ao nivel, nao precisas fzr mais nd...
normalmente carros grupo vag, basta tirares o tubo de 10mm que vai ao tampao da agua que ele sangra (ao colocar o anticongelante c o motor a trabalhar, deita sempre ate sair agua pelo tubo de 10mm)
 
Obrigada a todos. Este domingo vou á exponor e convém ter isto tudo fino por D não cansar pelo caminho.

Já agora, que marcas de anti-congelante sugerem?

Cumps
 
Isso é muito relativo.

Vais a um station e investe 10 \ 15 € ja ficas bem servido num Anti. O nosso mais nao precisa de um TOPO gama nesse aspecto. Derivado as baixas temperaturas que nunca se fazem sentir.
 
Em 6l no tubo que liga ao radiador ou seja em baixo lado esquerdo/condutor, tem uma pequena torneira que consegues vazar toda a agua, sai devagar porque a torneira é pequena mas sai tudo e vai apertando um tudo em cima para ajudar a vazar.

mas o rsal disse que é 1.9D, logo não é 6L e, consequentemente , não tem essa torneira que falas. A explicação correta foi dada pelo vag_130 caso ele não tivesse a água ferrugenta:
tira fora o tubo que liga ao termoestato e o que liga por baixo do radiador...deixa a agua cair toda, dps enfia a mangueira de agua pelos tubos que sacas-te de deixa estar ate sair agua limpa.
apos isso, volta a colocar tudo direitinho...poe a carrinha a trabalhar (entre as 2500 rpm para a bomba de agua circular bem a agua) e mete o anticongelante ate ao nivel, fexa o tampao para criar pressao e deixa a ventoinha disparar (controlando sempre a temp)...se a ventoinha disparar e a agua estiver ao nivel, nao precisas fzr mais nd...
normalmente carros grupo vag, basta tirares o tubo de 10mm que vai ao tampao da agua que ele sangra (ao colocar o anticongelante c o motor a trabalhar, deita sempre ate sair agua pelo tubo de 10mm)

Como a água está ferrugenta terá de fazer de outra forma para limpar o circuito do 1.9D: além da explicação acima do vag_130 terá de tirar o termostato que se encontra mesmo por trás da bomba de água, a seguir ao tubo plástico de encaixe do tubo de borracha que encaixa em baixo do radiador (isto caso queira que a água com ferrugem saia toda, se não tirar o termostato ainda ficam uns 2 litros de água ferrugenta no motor e por mais que se esforce a mandar agua de mangueira pelos tubos ela não sai). De seguida abrir uma torneira de água com uma mangueira para dentro do tubo de expansão e deixar escorrer a água até acabar a ferrugem. tirar o tubo de cima do radiador e abrir a torneira de água para dentro do radiador e deixar escorrer até acabar a ferrugem. agora mandar a água pelo tubo de cima do radiador na direção do motor até a água deixar se sair com ferrugem. montar tudo. por anticongelante pelo vaso de expansão até transbordar. fechar com a tampa. ligar o motor com a sofagem no quente e esperar que a ventoinha trabalhe. desligar o motor. no dia seguinte de manhã a frio ver se necessita de acrescentar anti-congelante e atestar (é normal nestes motores). a partir daqui se precisar de atestar mais de anti-congelante algo se paça.

Obrigada a todos. Este domingo vou á exponor e convém ter isto tudo fino por D não cansar pelo caminho.

Já agora, que marcas de anti-congelante sugerem?

Cumps

amigo, nestes motores não se pode inventar com anti-congelantes, marcas, etc. O correto é ires a uma casa de peças e pedires G12 para vw, audi, seat e skoda. vem uma embalagem pequena para pores num garrafão de 5L e atestares apenas com água destilada.

Espero que tenha ajudado
 
Back
Top