Motor de arranque - ibiza tdi 90cv ahu - 1997

Boas.

O meu ibiza não está a querer arrancar... Já trocamos a bateria e ele continua na mesma... Então hoje dei à chave e ele nem sinal deu de arranque, mas tenho bateria... Penso que seja mesmo do motor de arranque...

Agora, quanto poderá custar comprar um motor de arranque novo ou usado ou reconstruido? e quanto poderá ficar a mão de obra?

eu não tenho certeza se é mesmo motor de arranque.

Mas o carro tem bateria e acende as luzes do painel como normalmente o faz. Depois dou à chave para o arranque e dá um bocadinho (praí meio segundo) de motor de arranque, mas depois cala-se...

será escovas, motor de arranque, bobine de chamada, ou o quê???
 
Poderá ser as duas coisas
Ainda ontem montei um usado no meu,mesmo para tirar duvidas,e ficou como novo...

Ele perder força para rodar pode ser mesmo escovas/sugidades/desgas-te conjunto.
Ele não dar sinal é mesmo a bobine de xamada,todo o material é vendido em separado,um mecanico pode reparar se der-se ao trabalho..a solução mais rapida é um usado,ronda os 60/75€ ou se conseguires menos melhor.

O usado chegas e exprimentas,se tiver na mesma,vais buscar os teus €€€ e partes pra outra...Ou reparas o teu,as escovas/suport e até mesmo bobine chamada não deveram ser caras!
 
Poderá ser as duas coisas
Ainda ontem montei um usado no meu,mesmo para tirar duvidas,e ficou como novo...

Ele perder força para rodar pode ser mesmo escovas/sugidades/desgas-te conjunto.
Ele não dar sinal é mesmo a bobine de xamada,todo o material é vendido em separado,um mecanico pode reparar se der-se ao trabalho..a solução mais rapida é um usado,ronda os 60/75€ ou se conseguires menos melhor.

O usado chegas e exprimentas,se tiver na mesma,vais buscar os teus €€€ e partes pra outra...Ou reparas o teu,as escovas/suport e até mesmo bobine chamada não deveram ser caras!

ele vai perdendo força para rodar até que deixa de dar sinal... acho que é mesmo motor de arranque. isso muda-se bem? sabes preços?
 
Isso troca-se bem
Numa sucata qualquer os preços rondam os 75/60€......pode ser que arranjes mais barato
Boa sorte
 
sabes onde posso trocar isso barato? quanto tempo pode demorar um mecanico a trocar isso?

O mecanico em tipo 30mm faz isso

Eu levei mais tempo por ter umas merdas a mais em frente ao Motor arranque,e no xão tambem é mais demorado,elevador é bem bom:D
 
o meu tb apresentava esses sintomas, peguei em wd40 e besuntei todos os contactos da alimentaçao do motor de arranque ate a bateria e alternador...
resultado:
ficou melhor ja nao me voltou a pregar nenhuma partida dessas....
 
o meu tb apresentava esses sintomas, peguei em wd40 e besuntei todos os contactos da alimentaçao do motor de arranque ate a bateria e alternador...
resultado:
ficou melhor ja nao me voltou a pregar nenhuma partida dessas....


ou seja, foi um problema de contactos?

e já dura à quanto tempo essa intervenção?
 
Last edited:
verifica 1º se não é do relé 109, pelo sim pelo nao... é uma coisa facil e barata de diagnosticar/substituir.
 
Com o multímetro. O relé é do tipo normalmente aberto, logo se o sacares fora:

Circuito de potência - tem k apresentar resistência infinita;
Circuito de comando - deve apresentar alguma resistência.


Se aplicas 12V de tensão no circuito de comando e deves ouvir o atracar do relé. Aqui o circuito de potência tem k passar a apresentar 0 ohm de resistência.

No caso de teres mais algum carro do grupo vag, trocas o relé para experimentar. Uma coisa dessas nova roda os 20 eurois...
 
Com o multímetro. O relé é do tipo normalmente aberto, logo se o sacares fora:

Circuito de potência - tem k apresentar resistência infinita;
Circuito de comando - deve apresentar alguma resistência.


Se aplicas 12V de tensão no circuito de comando e deves ouvir o atracar do relé. Aqui o circuito de potência tem k passar a apresentar 0 ohm de resistência.

No caso de teres mais algum carro do grupo vag, trocas o relé para experimentar. Uma coisa dessas nova roda os 20 eurois...


acredito que possas ter razão... mas isso é muito à frente prós meus conhecimentos... :( qualquer das formas obrigado pela disponibilidade
 
terei mesmo que o levar à oficina... recomenda-se alguma na zona de lisboa, amadora?
 
Last edited:
já tenho o ibiza de novo a andar... eu como não tinha qualquer experiencia com motores de arranque, optei e achei mais seguro ir a uma oficina... felizmente não abusaram e com 67€ ficou com um arranque novo

acho que levou escovas e algo mais que já não me recordo... 37€ mais 30 de mão de obra...


obrigado a todos pelas dicas :clap:
 
Back
Top