Motor 1.4 TDI 80cv

Boas,

Comprei um Ibiza 6L 1.4 TDI 80cv de 2007 e estou supercontente com ele, à parte de um ou outro apontamento.

O que mais me espanta é a genica deste motor.

Pois quando piso no acelerador ele responde muito bem, até mesmo em recuperações.

Por exemplo, no outro dia ia a subir ligeiramente e ia em 5ª a 130, tinha um carro à frente que se desviou, pisei o acelerador e ele mexeu-se rapitamente.

Segundo sei não está reprogramado.

Alguém me sabe dizer se estes motores são realmente assim, com genica ou será que está com repro?

Cumps,
Pedro Silva
 
Fumo deita muito ao pisar a fundo? Já andas-te noutro tipo de carros para ter referência?
 
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Nunca andei noutro carro destes, apenas aqui no emprego tenho um Opel Corsa CDTI de 95cv e anda imenso tb.

Fumo nunca reparei que deitasse.
 
Não te posso dizer pois nunca andei num manco mas 80 cv não deve ter genica por ai alem ou então estás habituado a andar em coisas mais lentas ainda...
 
Não te posso dizer pois nunca andei num manco mas 80 cv não deve ter genica por ai alem ou então estás habituado a andar em coisas mais lentas ainda...

Provavelmente será isso, pois tem como comparação o corsa de 95cvs que também anda bastante.. carro turbinado dá sempre a impressão de sair bem, apesar de poder não fazer depois muita ponta.. 80cvs já é um carro bem engraçado..

O melhor a fazer é procurar alguém com um carro idêntico e testares, ou levares a alguém para te ver se já terá repro..
 
Por exemplo, no outro dia ia a subir ligeiramente e ia em 5ª a 130, tinha um carro à frente que se desviou, pisei o acelerador e ele mexeu-se rapitamente.

Provavelmente será isso, pois tem como comparação o corsa de 95cvs que também anda bastante.. carro turbinado dá sempre a impressão de sair bem, apesar de poder não fazer depois muita ponta.. 80cvs já é um carro bem engraçado..

O melhor a fazer é procurar alguém com um carro idêntico e testares, ou levares a alguém para te ver se já terá repro..

Valter não quis rebaixar o carro em modo nenhum mas aquela frase que o amigo psilva escreveu em cima deixa-me com a pulga na orelha, afinal 130 já é uma velocidade considerável e ele dá a entender a ideia que em 5ª a 130 calca e o carro sai como um desalmado coisa que deve estar longe da realidade num manco original. Mas como nunca andei num estou apenas a fazer suposições, ou então tem o carro minado ;)
 
posso te dizer que o meu nao faz isso, ou por causa da dpf que atrofia me os gazes todos, mas nao me cheira a nao ser que o teu nao tenha cat dpf
 
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SalazaR6 no exemplo que dei ele não sai disparado que nem um desalmada lol mas responde mt bem, e ultrapassa com facilidade.

O carro que eu tinha antes era um C4 1.6 HDI 110cv, que apesar de ser mais potente é um motor, a meu ver mais molengão que este.

Terei mesmo que procurar alguém que tenha um igual para perceber se é assim mesmo.

Não é que esteja insatisfeito com isto, nada disso, mas para perceber se é assim de stock ou se mais tarde valerá a pena a repro ;)
 
SalazaR6 no exemplo que dei ele não sai disparado que nem um desalmada lol mas responde mt bem, e ultrapassa com facilidade.

O carro que eu tinha antes era um C4 1.6 HDI 110cv, que apesar de ser mais potente é um motor, a meu ver mais molengão que este.

Terei mesmo que procurar alguém que tenha um igual para perceber se é assim mesmo.

Não é que esteja insatisfeito com isto, nada disso, mas para perceber se é assim de stock ou se mais tarde valerá a pena a repro ;)

Há aí duas situações, o C4 é mais pesado e pode ter uma caixa mais longa que a do teu ibiza, mas são 30 cavalos de diferença, não deveria ser mais lento.. Se calhar tens repro aí..
 
Uma coisa é o carro dar a sensação de... Outra é ele realmente fazê-lo.
Os motores tdi são mais nervosos. Os hdi mais lineares. Dai talvez teres percepção que andava menos.
Numa altura testei um 308 hdi 110 vs G4 tdi 90 + repro e o andamento era ela por ela.
Apesar de que se andasses num carro e no outro isoladamente o golf dava a sensação que andava muito mais.
O kick dos tdis engana muita gente...
 
Sou de perto, e também tenho um 1.4 TDi de 80 cv...se quiseres podemos comprar para ver se o teu está reprogramado :p

O mais próximo que tenho de comparação com o meu são os 1.4 HDi..senti uma grande diferença para melhor quando comprei o 1.4 TDi
 
Amigo vires perguntar isso aqui ao Ibizaclubpt é um bocado naquela... Aqui é só carregados dos 200cv para cima.

Mas eu, proprietário de um manco stock, digo-te, sim, é normal que tenhas essa sensação ao ínicio. Eu também fiquei (e fico) impressionado com a genica deste motor, para um carro de 75cv sai muito bem (nada que se compare a um 1.9), mas dentro da sua classe (baixa cilindrada) não o troco por nada, já deixei mais que um amigo conduzir o carro e todos aprovam com distinção. Isto deve-se à soma de factores PD (motores geralmente nervosos e também barulhentos) + caixa curta (ajuda a subir de rotação). Parece que o motor tem algum sumo para extrair, eu gostava de reprogramar o meu, mas tenho outras prioridades do que andar a carregar carros.

A maior parte do uso do meu manco foi durante 3 anos fazer estradas nacionais Alentejanas onde há grandes rectas e pude testar com vários carros da mesma linhagem de potência/cilindrada. Atenção que o que vou dizer pode não corresponder à verdade, visto que não sei se os outros vão a fundo, são apenas relatos de episódios. Astras 1.3 90cv GTC não têm hipótese a recuperar, em ponta vão buscar o manquito. Corsas 1.3 de 75cv comerciais é mato nas estradas e também não tem hipótese, nem em ponta nem em recuperação. Clios dCi's pelo menos os de 65-70cv é sempre a deixar para trás. O de 80cv nunca apanhei nenhum. Corsa 1.3 95cv/90cv já é mais lixado, ainda há pouco tempo tive um aço com um de 95cv/90cv numa nacional aqui da zona, nas ultrapassagens eu quase que o empurrava, em ponta não testei, o gajo começou a ir para andamentos de 180km/h e eu não alinho em andar em nacionais a 180km/h às 4h da tarde, se fosse de noite a conversa era outra. Também apanhei um de 90cv na AE e foge em ponta. 206 1.4 HDi andam mais ou menos. O 207 já ficou um a comer pó um dia logo às 7h da manhã.

Só puxo com carros da minha categoria, mas houve uma vez que me lixei e bem, numa zona a subir com 2 faixas eu ia na direita e na da esquerda vejo uma Astra Caravan a vir-me a ultrapassar e eu pensei "1.3 de 90cv numa carroçaria destas, tás tão lixada :rir: " Olho pa frente e pelos espelhos e eramos só nós os dois na estrada, baixo de 5ª para 3ª a subir (a 80) e começo a dar-lhe calor, e a Astra sempre a desaparecer, mas violentamente e eu "Fdx :shock: Não é possível, a carrinha tá a subir com uma alma nada normal pa um 1.3 CDTI", quando me aproximo só leio "1.9 CDTI" :rir: :rir: Meti a viola no saco e remeti-me à minha insignificância.

É um carrito porreiro, chega bem para um uso normal, nunca me deixou ficar mal e não anda muito mal. Faz 180 nos dias bons em plano, 175 nos dias maus em plano, 185 a descer nos dias maus e nos dias bons a descer faz mais de 190. Gasta 4-5 e não dá problemas. Carro simpático!

De resto, o único carro com que ainda não puxei foi com um 6J 1.4 TDI 80cv STOCK, um grande amigo meu tem um, mas ele não quer puxar nem por nada, tou farto de o chatear, mas ele nada.
 
GMiguelTDI, bons relatos! hehe

O que sinto no meu é que tem uma caixa longuíssima para a potência que tem, nao sei se o do teu amigo também é longa, mas pode fazer muita diferença.
 
Amigo vires perguntar isso aqui ao Ibizaclubpt é um bocado naquela... Aqui é só carregados dos 200cv para cima.

Mas eu, proprietário de um manco stock, digo-te, sim, é normal que tenhas essa sensação ao ínicio. Eu também fiquei (e fico) impressionado com a genica deste motor, para um carro de 75cv sai muito bem (nada que se compare a um 1.9), mas dentro da sua classe (baixa cilindrada) não o troco por nada, já deixei mais que um amigo conduzir o carro e todos aprovam com distinção. Isto deve-se à soma de factores PD (motores geralmente nervosos e também barulhentos) + caixa curta (ajuda a subir de rotação). Parece que o motor tem algum sumo para extrair, eu gostava de reprogramar o meu, mas tenho outras prioridades do que andar a carregar carros.

A maior parte do uso do meu manco foi durante 3 anos fazer estradas nacionais Alentejanas onde há grandes rectas e pude testar com vários carros da mesma linhagem de potência/cilindrada. Atenção que o que vou dizer pode não corresponder à verdade, visto que não sei se os outros vão a fundo, são apenas relatos de episódios. Astras 1.3 90cv GTC não têm hipótese a recuperar, em ponta vão buscar o manquito. Corsas 1.3 de 75cv comerciais é mato nas estradas e também não tem hipótese, nem em ponta nem em recuperação. Clios dCi's pelo menos os de 65-70cv é sempre a deixar para trás. O de 80cv nunca apanhei nenhum. Corsa 1.3 95cv/90cv já é mais lixado, ainda há pouco tempo tive um aço com um de 95cv/90cv numa nacional aqui da zona, nas ultrapassagens eu quase que o empurrava, em ponta não testei, o gajo começou a ir para andamentos de 180km/h e eu não alinho em andar em nacionais a 180km/h às 4h da tarde, se fosse de noite a conversa era outra. Também apanhei um de 90cv na AE e foge em ponta. 206 1.4 HDi andam mais ou menos. O 207 já ficou um a comer pó um dia logo às 7h da manhã.

Só puxo com carros da minha categoria, mas houve uma vez que me lixei e bem, numa zona a subir com 2 faixas eu ia na direita e na da esquerda vejo uma Astra Caravan a vir-me a ultrapassar e eu pensei "1.3 de 90cv numa carroçaria destas, tás tão lixada :rir: " Olho pa frente e pelos espelhos e eramos só nós os dois na estrada, baixo de 5ª para 3ª a subir (a 80) e começo a dar-lhe calor, e a Astra sempre a desaparecer, mas violentamente e eu "Fdx :shock: Não é possível, a carrinha tá a subir com uma alma nada normal pa um 1.3 CDTI", quando me aproximo só leio "1.9 CDTI" :rir: :rir: Meti a viola no saco e remeti-me à minha insignificância.

É um carrito porreiro, chega bem para um uso normal, nunca me deixou ficar mal e não anda muito mal. Faz 180 nos dias bons em plano, 175 nos dias maus em plano, 185 a descer nos dias maus e nos dias bons a descer faz mais de 190. Gasta 4-5 e não dá problemas. Carro simpático!

De resto, o único carro com que ainda não puxei foi com um 6J 1.4 TDI 80cv STOCK, um grande amigo meu tem um, mas ele não quer puxar nem por nada, tou farto de o chatear, mas ele nada.
Subscrevo!

Também é mais rápido que um 6J 1.2Tdi 75cv, apesar do 6J pesar menos 100kg.

Cumps.
 
GmiguelTDI, obrigado pelo teu testemunho.

Descreveste o que realmente sinto e fico contente em saber que ele é assim mesmo de stcok.

Para já não me interessa mexer no carro, porque está bastante bom, tanto em andamento como nos consumos. Mesmo com Jantes 16" o bicho mexe-se mt bem.

Cumps,
Pedro
 
Boas,

Comprei um Ibiza 6L 1.4 TDI 80cv de 2007 e estou supercontente com ele, à parte de um ou outro apontamento.

O que mais me espanta é a genica deste motor.

Pois quando piso no acelerador ele responde muito bem, até mesmo em recuperações.

Por exemplo, no outro dia ia a subir ligeiramente e ia em 5ª a 130, tinha um carro à frente que se desviou, pisei o acelerador e ele mexeu-se rapitamente.

Segundo sei não está reprogramado.

Alguém me sabe dizer se estes motores são realmente assim, com genica ou será que está com repro?

Cumps,
Pedro Silva

boas.... é eu tenho um igual, ele é mesmo assim.... responde muito bem com jante 16´ e dá de ponta 180km/h, vá 175km ou 174km/h. mas ate aus 160 é sempre a puxar depois ve-se a rasquinha mas vai lá.... é manco é manco ças até é maquina .... loool

abraço
 
Desculpem discordar das vossas opiniões mas o motor 1.4 tdi foi um dos piores motores que tive oportunidade de conduzir (e até tive um num Ibiza durante 6 anos). Conduzi todo o tipo de motores diesel de baixa cilindrada e os 3 piores foram o 1.2 tdi, o 1,4 tdi e o 1.4 hdi PSA. Tudo o resto é bem melhor. Atenção que não falo só de andamento, falo do motor em geral... porque se falarmos em andamento só tem uma coisa boa... parece que anda muito pelo coice que dá...
Motor fraquíssimo de potência (e em baixas simplesmente não existe), agradabilidade de condução péssima, muito ruidoso (parece um moto-cultivador), fiabilidade +/- (pelo menos o meu em 160.000 km nunca deu problemas mas conheci e conheço muitos com problemas) e consumos porreiros (mas dentro da média em diesel de baixa cilindrada). O motor e a qualidade geral do carro(sofrível) foram as razões que mo levaram a vendê-lo e comprar outra coisa.
Para quem quer um motor económico e a andar mais ou menos tem coisas bem melhores no mercado.

Cumps
 
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Subscrevo!

Também é mais rápido que um 6J 1.2Tdi 75cv, apesar do 6J pesar menos 100kg.

Cumps.

O 6J, mesmo com o 1.2 TDi, não é mais leve que o 6L 1.4 TDi. Muito menos por uma diferença de 100kgs.

Deves estar é a ver o peso do 6L via tara, penso (?) (com condutor, fluídos e carga) e o 6J com peso a seco.

Por exemplo o Ibiza FR 6J CR143 pesa aí uns 75kg mais que o FR 6L PD130.

Só os 6J Cupra é que são mais leves que os 6L Cupra, mas isso é porque são estamos a comparar leves motores 1.4 TSi face a relativamente pesados motores 1.9 TDi.
 
Last edited:
O 6J, mesmo com o 1.2 TDi, não é mais leve que o 6L 1.4 TDi. Muito menos por uma diferença de 100kgs.

Deves estar é a ver o peso do 6L via uma norma (com condutor, fluídos e carga) e o 6J com peso a seco.

Por exemplo o meu Ibiza FR 6J CR140 pesa aí uns 75kg mais que o FR 6L PD130.

Só os 6J Cupra é que são mais leves que os 6L Cupra, mas isso é porque são estamos a comparar leves motores 1.4 TSi face a relativamente pesados motores 1.9 TDi.

Acredito que seja como dizes. Mas em relação ao 1.4tdi 6L e ao 1.2tdi 6J é mesmo como disse. Confirmado no livrete. Se está bem ou não, já não sei.

Cumps.
 
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