Motor 1.4 16v 100cv para gpl...

Boas depois de varias chatisses e acidentes com o meu 6k 1.9tdi equaciono mudar para um seat 1.4 16v 100cv para meter a gpl que a gota esta carissima...
tenho varias duvidas:
tenho ouvido dizer muito mal destes motores que bebem muito oleo e dao problemas de segmentos e cilindros é verdade?
os motores de 2005 para a frente ja terao resolvido estes problemas mais comuns?
nao percebo nada de carros a gasolina como posso distinguir o motor de 100cv dos de 85cv e 75cv?

agradeço todas as opinioes e ajudas...
 
Podes ter de mim toda a ajuda que necessitares.
Tenho uma 6L 1.4 16v 100cv a GPL.

Este motor (AUB), a mim, deu-me imensos problemas. Derreteu um pistão (1º) e os segmentos partiram-se. Bebia óleo a um ritmo assustador, que acabava por ser queimado devido a esse problema.
No entanto, reparei o motor, instalei 4 pistões novos, capas de biela, as válvulas foram rodadas e retificadas e os cilindros despolidos e desde que reparei o motor, nunca mais tive um único problema. A nível de consumos de óleo, nada. Não consome óleo nenhum.

Depois, tens os 1.4 16v 100cv BBZ, em que repararam essas questões, e nunca ouvi ninguém com esses problemas nos BBZ.
Relativamente à distinção de motores, bem, na capa da correia de distribuição está lá o código do motor.

AUB / BBZ são os 1.4 100cv 16v
AUA / BBY/ BKY são os 1.4 75cv
BXW é o 1.4 de 86cv

Se precisares de alguma coisa, apita.
PS: Este menino a GPL está um espetáculo :) .
 
perfeito alguem com o carro a gpl..
lol
de que ano é o teu carro?
que consumos fazia a gasolina e agora a gas...
que material metes-te na isntalaçao a gpl nomeadamente marca e tipo de sistema e que deposito metes-te?
 
Amigo o gpl compensa e muito, fazes quase o dobro com gpl, com 30€ ja fiz 420kilometros e ainda tenho gpl, para pores gpl sera de 1600€ +- e podes mudar em andamento sem stress
 
venho apenas dar uma ajuda em relaçao ao motor!! peço dsc mas em relaçao ao GPL nao tenho resposta!!

Tenho o motor BBZ de 101Cv e estou satisfeito...sem problemas desses de pistao etc...gasta um bocado de oleo mas um bocadinho em 10 mil..nada demais!! penso k sera um motor fiavel para neter a GPL...

boa sorte na compra amigo..abraço
 
perfeito alguem com o carro a gpl..
lol
de que ano é o teu carro?
que consumos fazia a gasolina e agora a gas...
que material metes-te na instalação a gpl nomeadamente marca e tipo de sistema e que deposito metes-te?

Ora bem, eu tenho uma 6L das 1ªs. Maio de 2002. A gasolina vai nos 7, gpl anda nos 8.5 / 9 a andar normalmente. São sempre mais ou menos 2/3 litros a mais de consumo que a gasolina.

Quanto ao material, tenho um BRC Sequencial, e o depósito foi o maior erro que cometi, pois tenho o de 65L, pelo que bagageira, nem vê-la. Aconselho um tórico, pois o Ibiza já de si tem uma mala pequena. Se pões um Cilíndrico, ficas sem mala.

Posso colocar fotos aqui, se quiseres para veres como fica.

Abraço!
 
ora de GPL n percebo nda...
mas tenho um 6k 1.4 16v 100cv de 1999. e tenho o carro a 4 anos e ate agora so levou uma somda lamba!
N bebe oleo... gasta e gasolina hehe
cumps
 
Sim, já fiz 430 em alturas de brincadeira, mas também já fiz quase 700km Com um depósito. Mas isso depende dos trajetos, do pé. É como tudo.
 
Ora bem, eu tenho uma 6L das 1ªs. Maio de 2002. A gasolina vai nos 7, gpl anda nos 8.5 / 9 a andar normalmente. São sempre mais ou menos 2/3 litros a mais de consumo que a gasolina.

Quanto ao material, tenho um BRC Sequencial, e o depósito foi o maior erro que cometi, pois tenho o de 65L, pelo que bagageira, nem vê-la. Aconselho um tórico, pois o Ibiza já de si tem uma mala pequena. Se pões um Cilíndrico, ficas sem mala.

Posso colocar fotos aqui, se quiseres para veres como fica.

Abraço!

sim agradecia se colocasses fotos, sim a minha ideia sempre foi o torico mesmo se fosse para o seat cordoba que tb tenho em vista...
 
Podes ter de mim toda a ajuda que necessitares.
Tenho uma 6L 1.4 16v 100cv a GPL.

Este motor (AUB), a mim, deu-me imensos problemas. Derreteu um pistão (1º) e os segmentos partiram-se. Bebia óleo a um ritmo assustador, que acabava por ser queimado devido a esse problema.
No entanto, reparei o motor, instalei 4 pistões novos, capas de biela, as válvulas foram rodadas e rectificadas e os cilindros despolidos e desde que reparei o motor, nunca mais tive um único problema. A nível de consumos de óleo, nada. Não consome óleo nenhum.

Depois, tens os 1.4 16v 100cv BBZ, em que repararam essas questões, e nunca ouvi ninguém com esses problemas nos BBZ.
Relativamente à distinção de motores, bem, na capa da correia de distribuição está lá o código do motor.

AUB / BBZ são os 1.4 100cv 16v
AUA / BBY/ BKY são os 1.4 75cv
BXW é o 1.4 de 86cv

Se precisares de alguma coisa, apita.
PS: Este menino a GPL está um espectáculo :) .

A maneira mais fácil de o identificar é olhar para o conta rotações, o 1.4 100cv está graduado até às 8k rpm's e com red-line +/- às 6,5k rpm's, enquanto que os de potência inferior estão graduados às 7K rpm...;-)

sim agradecia se colocasses fotos, sim a minha ideia sempre foi o torico mesmo se fosse para o seat cordoba que tb tenho em vista...

O inconveniente é que vai ocupar o espaço do pneu suplente...

Cumps
 
o pneu suplente compro um desses de bicicleta para desenrascar...
há carros novos que nem trazem pneu suplente só o kit anti-furos...
já agora uma questão os bancos traseiros do ibiza são rebativeis de forma a aumentar a capacidade da mala?
 
Last edited:
Se meteres kit cilíndrico como o meu, esquece rebater bancos!

Mais logo tiro as fotos. Tenho que ver se chego a casa com luz ainda para conseguir.
 
Back
Top