montar radio num 6k gttdi

ha uns anos, mudei o meu radio de origem (um grundig) para um VDO, na altura apenas tive de trocar os cabos e fazer a montagem do equipamento, agora comprei um pioneer e fui tentar instala-lo.

a primeira coisa q notei foi que a ficha da antena é diferente... ok ha-da haver um conversor, pensei, e de seguida reparei que as fichas para as colunas, power, etc tb era diferentes, mas como o radio vinha com um adaptador nao me preocupei, montei e liguei os cabos, mas o radio nao liga...

alguma ideia do que estaja a fazer mal?!?!?!
 
provavelmente tens as alimentaçoes trocadas, no radio juntas o vermelho e amarelo cm o de corrente directa da bateria do carro, a nao ser ke keiras ke ele desligue kando tiras a chave da igniçao.... ai ja tens de procurar kal é o fio do carro pk n me lembro =P
 
ou entao os fusiveis podem ter keimado =D

boas, é o mais certo.. porque mesmo que estivessem os fios trocados, ao ligar a ignição tinha corrente na alimentação do rádio..
atenção que ja vi radios em que a massa é feita pelo cabo da antena.. por isso se estiver desligada pode ser disso.
quanto a esse adaptador isso existe(claro:D ), tambem tive de arranjar um igual para ligar o meu radio.

abraço, fiquem bem.
 
Ontem voltei à carga, comprei o adaptador de antena e ligou à primeira, agora só nao consegui por o rádio a tocar sem a chave na ignição.

Segundo o diagrama do rádio, parece-me que tenho de trocar 2 fios, mas tive receio de mexer sem saber

http://www.imgplace.com/image/view/be35bc6e1a57e8eb59f55065d8396278

be35bc6e1a57e8eb59f55065d8396278.gif.th.jpg


be35bc6e1a57e8eb59f55065d8396278.gif
 
Last edited:
tens de fazer o que o amigo overloaded disse.. mas, pelo que tou a ver naquele esquema, tens aqueles terminais de alimentação disponíveis.. se tiveres, ligas o 2* na alimentação constante do carro, e ligas o 1* (que parece ser macho, pela imagem) no 4*
assim tens alimentação constante na alimentação principal do radio e no sinal de ignição, aquela ponte deve servir para isso mesmo..

abraço
 
:confused: agora fiquei mais confuso., qual é a alimentaçao constante do carro?

Qual ponte ???

](*,)

Alguém tem um esquema dos cabos do Ibiza??? procurei no manual e nao tem...
 
Last edited:
nos fios que ligam ao radio, dois deles são de alimentação.. um tem corrente quando ligas a ignição, e fica sem corrente ao desligar a ignição, o outro é de corrente permanente, que serve para manter a memória do radio quando se desliga a ignição.
o que tentei explicar é que se ligares ambos os fios do radio ao fio de corrente permanente tens sempre corrente no radio, ou seja, este 'pensa' que a ignição esta sempre ligada, mesmo que não esteja..
agora, em relação à ponte, é aquele fio do radio que tem dois terminais (isto segundo o esquema) podes usar isso para efectuar uma ligação entre as duas alimentações do radio:

 
entao o que estás a dizer é para desligar o 5* do 4* e ligar o 5* ao 1*???

e pra que serve aquela troca que está no meu esquema ???
 
Não.. O que estava a dizer é para ligares o 4 ao 1. Se as fichas não encaixarem, esquece.. É que no esquema parece que encaixam.
A troca serve para no caso de quereres manter a função de desligar o rádio ao desligar a ignição e esta função não funcionar. Porque estes dois fios estão trocados em alguns carros.

Para teres o radio sempre ligado, tens de ligar esses dois fios do radio (2 e 4) á alimentação do carro. Usando a ficha 1 daria para fazer essa ligação sem cortar nenhum fio.

Mas vê no manual, na parte das configurações, secalhar dá para desactivar a função de o radio se desligar ao desligar a ignição..
 
Voltei a carga

o 4 e o 1 são os dois machos, e nao dão para ligar.

Tinha também o problema que perdia as memorias quando desligava o carro, troquei o vermelho e o amarelo entre si como diz no esquema e agora ja guarda as estaçoes, mas continuo sem conseguir ligar o radio sem a chave
 
nao tens de trocar nenhum fio amigo, ligas amarelo cm amarelo e o vermelho do radio ligas tb no amarelo. literalmente cagas po vermelho do carro =D
 
Back
Top