olá caros amigos! venho aqui explicar como se monta os sensores de estacionamento no novo ibiza 6j com climatronic, pois é diferente do que outros carros que ai andam! este método foi dado pela seat, para não perder garantias. 1º- desmontar os pára-choques. não é difícil, irei tentar postar fotos! mas essencialmente retira-se os faróis, e desaperta-se dois parafusos e duas cavilhas de rosca de plástico no sitio dos faróis que prendem o para-choques, de seguida na cava das rodas tem mais 3 parafusos e uma cavilha e por fim no fundo do carro tem 6 parafusos. retira-se o para-choques. eu seu que com fotos ficava melhor mas não consegui arranjar maquina. 2º na base do pára-choques por dentro tens uns círculos que são os sítios aonde se deve furar. primeiro com um punção acha-se o meio à mão e depois é que se fura com a furadora que acompanha o kit. coloca-se os sensores conforme o esquema (A,B,C.D) que acompanha o kit. 3º passar o fios pelo impanque/borracha da luz de presença da matricula, aqui é o passo mais importante, pois não é necessário furar a chapa, e tb não se perde garantias pois o carro com o climatronic é todo estanque. com um alicate de bicos comprido abre-se a ponta da borracha e passa-se fio por fio. (tb pensei que não fosse possível , mas nem é difícil). coloca-se o impanque no sitio e estica-se os fios para a medida pretendida, e coloca-se o pára-choques no sitio. 4º ligar à corrente. eu usei um rouba correntes, custa 20 cêntimos e é a solução mais pratica. passa-se o fio vermelho pelo impanque da luz do farol esquerdo coma ajuda de uma tesoura grampo e com um busca pólos encontra-se o fio da lâmpada marcha atrás, no meu carro é o fio numero 6. coloca-se o impaque de novo no local e o fio preto solda-se á chapa dentro na bagageira para ir buscar a massa o pólo negativo. 5º liga-se os fio à centralina do sensores de marcha atrás e testa-se este é o melhor maneira para não perder garantias de corrosão, e não se fez um único furo na chapa. espero ter sido claro e qualquer duvida podem contactar desculpem não ter tirado fotos. antes de concluir houve respostas a dizer que não era diferente dos outros modelos, mas é pk nos outros modelos ou metes os fios por buracos que já venham com o carro ou então fazes os buracos para passares os fios e isso perde-se as garantias anticorrosao neste processo passas os fios como vêem de fabrica os sensores
amigo nos outros carros tb não se fazem furos na chapa pois tb trazem borrachas passa fios para o lado de fora o que tu fizes-te agora tb eu fiz da mesma maneira no meu 6L o 6J não tras descoberta nenhuma tu é que descobriste a polvora só agora vê lá se descobres :whistle: (nelinho se quisseres eu retiro a tua foto)
Bom topico, na ST é quase igual, falta agora a parte de ligar á luz de marcha atrás... as luzes estão na tampa da mala e não é tão fácil encontrar sitio onde ligar. Ainda estou de volta disso, assim que souber onde ligar deixo aqui a info.