Montagem de RAD de oleo.

Boas pessoal,

Recentemente meti um radiador de óleo (16 linhas) no sitio onde os PD130 têm o IC. ( Cava da roda ).

4copy1280x768um0.jpg


As minhas duvidas são mais direccionadas para o pessoal que tb tem um montado!

1º - Que temps têm em andamento moderado ( 120km/h - 140km/h )? Eu ando SEMPRE na ordem dos 80º mesmo após fazer uns valentes km. Tendo em conta que tenho bolacha com termostato não devia andar nos 90?

2º - Que tipo de tubagens vocês tem aplicadas? eu tenho uma tubagens manhosas que já me partiram 2 vezes os encaixes da protecção do cárter nas cavas das rodas( óbvio que tive que gastar dinheiro a comprar 2 kit´s novos)! Tal é a força que está a fazer. (esta situação vou ver se consigo resolver com quem me fez o trabalho)

3º - Por acaso sabem qual o rad maior que se consegue meter ao lado do IC do Cupra? estou a pensar mudar o meu para ai e meter o de gasóleo na cava da roda!

Se puderem metam uma fotos pq estou quase a "acabar" o meu projecto e esta merd@ está-me a lixar tudo! gosto de ter as coisas como deve de ser e assim não consigo andar!


Desde já agradeço a ajuda da malta.

noosphere
 
boas.

tem qe se tubos de malha de aço com conectores proprios para o rad. ou entao tubo hidraulico. vai a uma casa de hidraulica e pede. n ``brinques`` com isso. abraço
 
boas amigo....por acaso me sabes dizer a referencia da tua bolacha com termostato?e k fui a lugo motorsport,e la me perguntaram o tipo de rosca k os nossos carros(6L) usam.
cumps
 
O meu é igual de 10linhas e tb rodo smp nos 80graus de oleo. Em pista ja fez cerca de 105.
A bolacha cm termostato penso k abre a 100% aos 75graus por isso ele se mantem nos 80.
No meu caso tenho tubos em malha de aço mas tb ja tive pequenas fugas nos encaixes dos mesmo.

Sei que nao interessa mto para o topic pq n é ibiza mas tb fica aki a foto:

ICOilGas.JPG


IC frontal a esquerda , de oleo na grelha inferior e gasoleo em cima. Como se trata de um VP n aquece tanto por isso tem me chegado.

As tubagens k tens sao de malha de aço?

Cumps
 
boas.

tem qe se tubos de malha de aço com conectores proprios para o rad. ou entao tubo hidraulico. vai a uma casa de hidraulica e pede. n ``brinques`` com isso. abraço

Eu tenho tubos hidráulicos bem grossos e cada tubo está dividido em 2 tubos de forma a poder dar a movimentação angular dos conectores.
Mesmo assim ficou do pior pq não há nada como os conectores rodarem sobre si mesmo.

boas amigo....por acaso me sabes dizer a referencia da tua bolacha com termostato?e k fui a lugo motorsport,e la me perguntaram o tipo de rosca k os nossos carros(6L) usam.
cumps

Não companheiro! :( Nem na oficina sabiam. tiveram que sacar o permutador de calor p ver o passe da rosca.

O ideal é fazer os tubos a medida para o sítio onde o tens.

E fizeram Pedro... mas ficou um trabalho mal feito e quero meter isto como deve de ser :(

O meu é igual de 10linhas e tb rodo smp nos 80graus de oleo. Em pista ja fez cerca de 105.
A bolacha cm termostato penso k abre a 100% aos 75graus por isso ele se mantem nos 80.
No meu caso tenho tubos em malha de aço mas tb ja tive pequenas fugas nos encaixes dos mesmo.

Sei que nao interessa mto para o topic pq n é ibiza mas tb fica aki a foto:

ICOilGas.JPG


IC frontal a esquerda , de oleo na grelha inferior e gasoleo em cima. Como se trata de um VP n aquece tanto por isso tem me chegado.

As tubagens k tens sao de malha de aço?

Cumps

São tubos hidráulicos... penso que a malha de aço está no interior da tubagem.

Já vi ai uns pd´s com fotos disso, mas andei a procurar e n
não encontrei nada :(
 
men........ a malha ta por fora. por dentro è `borracha``. da uma saltada aos classificados. aperta be, os conectores, e para segurança mete vedante para roscas. qe aguente olio e temperatura.
 
essa montagem ta manhosa...

Ao lado do IC cupra consegues meter 16 linhas, e o ideal é fazer tubagens hidraulicas como deve ser... O StepOnIt meteu um motor novo à custa das tubegens duvidosas...


Quanto a temperaturas, em AE mesmo sempre acima de 180km/h, entre 80º e 90º... Em nacional, 30km a rasgar sempre a fundo, entre 95º e 100ºc...


Abraço
 
eu tenho assim no meu
radiador de oleo 13 linhas ao lado do ic cupra do lado do condutor
temperaturas de oleo na casa dos 90º em andamento normal e 95º/100º a puchar
tenho bolacha c/termostato e tubagem em malha de aço



radiador de gasoleo de 10 linhas no sitio do ic de origem ou seja do lado do pendura

 
Last edited:
Desde já o meu agradecimento a todos... Muitas das minhas duvidas já estão tiradas :D
Eu realmente quero meter como o João Mateus tem no dele!

Vou ver se a oficina onde meti o meu me faz o mesmo trabalho e com essas tubagens ;)

João, sabes as medidas das tuas tubagens?
Manda-me pm do sitio onde foi aplicado o teu material sff ;)

Black, já vi que tenho as temps normais ;) menos uma preocupação.

Obrigadão ao pessoal ;)
 
Um pequeno desenterro :)

Qto tempo é que os vossos que têm radiador de óleo +bolacha com térmostato, levam a chegar à temp ideal? No meu Golf 4 no trajecto diário de Odivelas p/Lisboa sem parar muito, o óleo só vai até aos 50/60º, é preciso apanhar transito de para arranca p/aquilo chegar aos 80º 90º, já troquei o manómetro que era de marca branca por um da autogauge, porque pensava que seria má leitura deste, mas com o da auto gauge marca igual grrrrrrrrrrrrrr......... será que o térmostato da bolacha avariou e ficou aberto? a bolacha é da Mocal e tem poucos meses achava que este material não avariava facilmente.

obrigado
 
É normal isso, quando o da água já tá à temperatura ideal o do óleo ainda mal começou a mexer, é k em pequenos circuitos com mto para arranca quando frio o carro demora a aquecer.

Cumpts
 
eu tenho o radiador de oleo mesmo de frente a levar com o fresquinho e a minha bolacha não tem termoestato.

a andar normalmente ando sempre na casa dos 75 a 80 graus de agua.

já comprei os manometros de temp e pressão de oleo mas ainda me falta umas peças para os montar.
 
É normal isso, quando o da água já tá à temperatura ideal o do óleo ainda mal começou a mexer, é k em pequenos circuitos com mto para arranca quando frio o carro demora a aquecer.

Cumpts

Assim é tramado, nunca posso puxar pelo carro qdo estou uma beca atrasado p/trabalho.
Estou a ver que tenho de me levantar mais cedo dar 20 voltas a Odivelas e qdo já estiver quentinho, é prego a fundo até Lisboa :).

eu tenho o radiador de oleo mesmo de frente a levar com o fresquinho e a minha bolacha não tem termoestato.

a andar normalmente ando sempre na casa dos 75 a 80 graus de agua.

já comprei os manometros de temp e pressão de oleo mas ainda me falta umas peças para os montar.

A àgua até aquece rapidinho, mas como o Fast Cupra diz, já a àgua vai a ferver que o manómetro da temp. do óleo ainda mal mexeu :)
 
boas.

um facto......... o jipe do meu cota (mitsubichi 2.5 turbo ic) , tal como a maioria dos diesel desta marca vem equipado com rad oleo, n sei se com/sem termoestato, bem e aquilo atinge a temp. normal num instante (ponteiro temp. motor) , em suma o jipe aqece rapido.

outra coisa , se a agua atinge os 90º , como è q o olio podera ter 70 º??? o olio por norma ate anda mais qente q a agua.............
 
boas.

um facto......... o jipe do meu cota (mitsubichi 2.5 turbo ic) , tal como a maioria dos diesel desta marca vem equipado com rad oleo, n sei se com/sem termoestato, bem e aquilo atinge a temp. normal num instante (ponteiro temp. motor) , em suma o jipe aqece rapido.

outra coisa , se a agua atinge os 90º , como è q o olio podera ter 70 º??? o olio por norma ate anda mais qente q a agua.............

mas esse ponteiro de temp do motor deve se referir a agua
ou entao tens dois e um é da agua que é o normal e o outro do oleo mas com o simbolo do oleo
 
Back
Top