Montagem á posteriori das opticas bi-xenon 6J

boas a todos, como o nome do topico indica, a minha duvida ou as minhas duvidas assim é que está correcto sao muitas no que toca á montagem á posteriori das opticas bi-xenon para o ibiza 6J, uma vez que nao mandei vir de fábrica e agora tou mais que arrependido, a minha questao vai no sentido se alguem sabe se estes farois sao plug&play?? ou seja se nao vai haver qualquer problema em monta-las por algum motivo. sei que pelo menos tenho um problema em relação á luz diurna que as mesma trazem de origem, devo ter k arranjar algum conector mais o comutador interior das luzes para um k tenha luz diurna, mas isso nao me preocupa o que realmente me anda a moer o juizo é a electronica do carro será que é preciso alterar alguma coisa senao toda a electronica do carro?? é que as opticas sao de 35W e a electronica do 6J é de 55W. agradecia imenso que me esclaressecem todas as duvidas em relação á montagem das mesmas á posteriori uma vez que tenhu quem me arranje os dito farois originais seat bi-xenon.

abraço
 
6J não faço ideia... procura no forum dos nuestros irmanos que deve ter por lá info... ( digo eu)

No 6L, eu tinha monofocal e meti opticas xenon OEM e tive de fazer uma bricolage de electricista... mas isso eu tinha de fazer até para passar para as opticas bifocais...
 
hoggy ja fiz isso, ja fui ao forum ibiza espanhol, só que uns dizem que sim outros dizem que nao, há até quem venda estas opticas e diz que dá, outros ainda dizem que dá mas que se tem k fazer umas alterações quaisqueres.

o que é facto é que muitas duvidas ainda persistem e vao continuar. ninguem me garante que vá dár ou seja plug&play
tambem nao estou para mandar vir e depois enconsta-las. é dinheiro deitado fora.

por outro lado dia 5 vou fazer a revisao e vou perguntar lá na seat mas já sei que a resposta vai ser negativa ao estilo deles :rir:

vao logo dizer k nao, é impossivel e todas as tretas k ja sabemos.

abraço
 
Boas,

Fala quem tem um Ibiza 6j com Bi-Xénon (o Ibiza 6J só tem Bi-Xénon não tem binómio Xénon-Halogéneo).
Não percebo nada de electrónica, muito menos electrónica automóvel, mas posso dizer-te o seguinte e tu daí tiras as tuas conclusões pois pareces perceber um pouco disto.
Fundiu-se-me um máximo (o carro tem 12000km mas isso é irrelevante para o que interessa) e a luz de quadrante do máximo deixou de funcionar, o que me leva a pensar que aquilo terá para ali um circuito qualquer que está ligado ao quadrante para detectares a anomalia :confused:
Ainda te posso dizer que acho que tens de pôr o lava-faróis para isso ficar "legal". Não sei até que ponto isso é fácil de fazer no pára-choques e depois ainda tens de ligar isso ao sistema eléctrico do carro para quando lavas os vidros isso também te limpar os faróis (pelo menos nos originais é assim) mas como te disse, sou meio leigo nestas coisas :shock:
Por fim, e já que tu (autor do tópico), pareces perceber um bocadito mais do que eu sobre isto, será que me sabes dizer se nos bi-xénon do ibiza 6j o farol de máximo é o mesmo do médio? É que o meu médio funciona bem, foi só o máximo que foi à vida, e ainda te digo que, quando tens o carro desligado ou sem luzes ligadas e puxas pelos máximos ele acende um médio (o que não tem máximo) e do outro lado acende o máximo. Nos carros com halogéneo que tive até hoje quando o máximo se fundia não acendia e pronto!!!
Espero ter dado algumas dicas de interesse e espero também que me possas esclarecer estas coisitas :)

Saudações algarvias para todos, venham aproveitar mas é a praia que a Ryanair está com voos baratos (isto é para o pessoal do porto, ;))
 
Boas,

Fala quem tem um Ibiza 6j com Bi-Xénon (o Ibiza 6J só tem Bi-Xénon não tem binómio Xénon-Halogéneo).
Não percebo nada de electrónica, muito menos electrónica automóvel, mas posso dizer-te o seguinte e tu daí tiras as tuas conclusões pois pareces perceber um pouco disto.
Fundiu-se-me um máximo (o carro tem 12000km mas isso é irrelevante para o que interessa) e a luz de quadrante do máximo deixou de funcionar, o que me leva a pensar que aquilo terá para ali um circuito qualquer que está ligado ao quadrante para detectares a anomalia :confused:
Ainda te posso dizer que acho que tens de pôr o lava-faróis para isso ficar "legal". Não sei até que ponto isso é fácil de fazer no pára-choques e depois ainda tens de ligar isso ao sistema eléctrico do carro para quando lavas os vidros isso também te limpar os faróis (pelo menos nos originais é assim) mas como te disse, sou meio leigo nestas coisas :shock:
Por fim, e já que tu (autor do tópico), pareces perceber um bocadito mais do que eu sobre isto, será que me sabes dizer se nos bi-xénon do ibiza 6j o farol de máximo é o mesmo do médio? É que o meu médio funciona bem, foi só o máximo que foi à vida, e ainda te digo que, quando tens o carro desligado ou sem luzes ligadas e puxas pelos máximos ele acende um médio (o que não tem máximo) e do outro lado acende o máximo. Nos carros com halogéneo que tive até hoje quando o máximo se fundia não acendia e pronto!!!
Espero ter dado algumas dicas de interesse e espero também que me possas esclarecer estas coisitas :)

Saudações algarvias para todos, venham aproveitar mas é a praia que a Ryanair está com voos baratos (isto é para o pessoal do porto, ;))






boas tiago, o que tu disseste em relação ao teu problema está um pouco confuso, mas em relação ás opticas bi-xenon que os 6J usam tanto para os médios como para os maximos as lampadas sao independentes, ou seja sao 2 por isso no que toca a essa duvida espero que te tenha esclarecido, no nas lampadas H4 é que utiliza a mesma lampada para medios e maximos. No teu caso eu aconselhava-te a ir rapidamente á seat, uma vez que o carro está dentro da garantia porque por aqui nao vais obter uma resposta concreta nem ninguem te vai resolver o problema, mas a mim cheira-me a um problema no circuito electronico que tenha a ver com as lampadas. algum mau contacto, humidade, alguma ligaçao que esteja com algum fio traçado. sinceramente assim á distancia nao sei podem ser várias coisas. Uma coisa é certa tens realmente algum problema no circuito electrico e aconselhava-te a passar na seat rapidamente.

em relação a mim e ao que eu quero fazer, instalar os lava farois é o menos, um bom electricista faz isso na boa como tambem faz as ligações. aí nao reside nenhum problema. Falaste tambem no problema de ter k por lava farois porque tem k ser, é de lei e é obrigatorio com xenon, pois eu digo-t que isso foi um mito lançado por alguem porque tanto quanto eu sei, nao é preciso lava farois nem isso está explicito na lei nem sequer mencionado. Agora fiquem a pensar o que quiserem. Ao que sei é obrigatorio em certos paises mais concretamente naqueles mais frios ou chamados nórdicos porque uma vez que o inverno e o tempo em geral é muito rigoroso e bastante cheio de neve, neste caso é obrigatorio porque como a optica fica cheia de gelo a agua proveniente do lava-farois ajuda a derreter.

abraço.
 
boas tiago, o que tu disseste em relação ao teu problema está um pouco confuso, mas em relação ás opticas bi-xenon que os 6J usam tanto para os médios como para os maximos as lampadas sao independentes, ou seja sao 2 por isso no que toca a essa duvida espero que te tenha esclarecido, no nas lampadas H4 é que utiliza a mesma lampada para medios e maximos. No teu caso eu aconselhava-te a ir rapidamente á seat, uma vez que o carro está dentro da garantia porque por aqui nao vais obter uma resposta concreta nem ninguem te vai resolver o problema, mas a mim cheira-me a um problema no circuito electronico que tenha a ver com as lampadas. algum mau contacto, humidade, alguma ligaçao que esteja com algum fio traçado. sinceramente assim á distancia nao sei podem ser várias coisas. Uma coisa é certa tens realmente algum problema no circuito electrico e aconselhava-te a passar na seat rapidamente.

em relação a mim e ao que eu quero fazer, instalar os lava farois é o menos, um bom electricista faz isso na boa como tambem faz as ligações. aí nao reside nenhum problema. Falaste tambem no problema de ter k por lava farois porque tem k ser, é de lei e é obrigatorio com xenon, pois eu digo-t que isso foi um mito lançado por alguem porque tanto quanto eu sei, nao é preciso lava farois nem isso está explicito na lei nem sequer mencionado. Agora fiquem a pensar o que quiserem. Ao que sei é obrigatorio em certos paises mais concretamente naqueles mais frios ou chamados nórdicos porque uma vez que o inverno e o tempo em geral é muito rigoroso e bastante cheio de neve, neste caso é obrigatorio porque como a optica fica cheia de gelo a agua proveniente do lava-farois ajuda a derreter.

abraço.

O meu problema é simples. O farol de máximos do lado esquerdo não acende. A luz de quadrante de máximos também não acende. Penso que o sistema da luz de quadrante não acender possa ter a ver com o facto de não ter máximo. Se me dizes que são duas lâmpadas independentes estou mais descansado pois eu pensava que era apenas uma lâmpada visto a luz vir da mesma cúpula (médio e máximo). Já fui à Seat e tenho consulta marcada para 16 de Agosto! Dizem que como não é um problema que me obrigue a parar o carro não me podem fazer nada antes dessa data - conversa de oficina! De resto tudo funciona bem, desde o virar dos faróis, pois são direccionais até ao lava-faróis. Eu tinha mesmo era esta dúvida se de facto havia ou não duas lâmpadas dentro da cúpula da óptica. Aí ajudaste-me e descansaste-me ao dizer que de facto existem 2 lâmpadas independentes. O problema, neste caso, deve estar reduzido a uma lâmpada fundida. Eu creio que não me vão pedir nada pela lâmpada pois para além de não ter uso justificativo de tal, as caixas dos faróis estão seladas com aviso de "Cap Removal Control". Intactas!

De resto, como te disse, muito do que sei "bebo" destes fóruns e foi por aqui pela net que li essa história do facto dos faróis terem de ter o nivelamento automático mais o lava-faróis para estarem legais e passarem numa eventual inspecção.
De resto, creio que ao montares os originais da Seat, mesmo que não necessites do lava-faróis, precisas de aplicar um sensor qualquer na coluna de direcção porque os faróis são direccionais (isto disse-me um vendedor antes de comprar o meu, quando lhe perguntei se não era melhor comprar sem xénon e depois logo aplicava - basicamente ele disse-me que isso seria o cabo dos trabalhos).
Creio que a melhor solução para ti e para todos os que não compraram o carro com originais bi-xénon é meter umas ópticas que andam por aí à venda na net, com leds diurnos tipo audi e, diga-se de passagem, bem mais bonitos que os originais.

Saudações.
 
o melhor mesmo é esperares pelo dia 16 altura em que vais á seat. aí já te vao diagnosticar o problema e como é obvio nao vais ter k pagar nada porque o carro ainda ta dentro da garantia logicamente.

é preciso instalar uns sensores atrás nos amortecedores para os nivelar automaticamente, quanto á coluna de direcçao nao sei mas é provavel que seja necessario. mas segundo sei ninguem me falou disso, apenas sei que é preciso por uns sensores atras nos amortecedores para regular em altura automaticamente. nao gosto dessas opticas, fica muito xuning :D

prefiro sempre material OEM

abraço
 
Não sei se dará para instalar algo na coluna de direcção à posteriori, se der tem muito trabalho pela frente...

1.6_TDI_25Anos, esse sistema desse sensor na coluna de direcção é para o funcionamento do sistema AFS, auto-adaptativos, a cúpula gira um certo e determinado ângulo quando fazes uma curva.
 
Aconselha-te na Seat.
Um conselho... Normotores Pinheiro.

Curto quando as bestas que estão no balcão dizem... " qual é o n de chassis?" só me apetece chamar-lhes burros...
 
hoggy onde é a normotores pinheiro?? é algum concessionário seat??

se realmente vier a colocar as opticas bi-xenon, nao vou colocar esses sensores tanto para virar como regular automaticamente, espero que dê para instalar e funcionar sem problema mesmo sem esses sensores, tou na esperança que fique a regular em altura a partir do interior no botao que temos á beira das luzes.

abraço
 
Back
Top