melhor oleo para motor c/ filtro particulas

boas pessoal, tenho um ibiza fr 2.0 tdi cr e como sabem este motor e outros como os 1.6 tdi cr têm filtros de particulas, muitas pessoas se queixam de problemas com estes filtros e andam sempre a gastar montes de dinheiro para resolver este tipo de queixas....estes motores usam oleo com norma W507, vou fazer a revisao ao meu carro pois a garantia ja acabou e chegou a hora de escolher um bom oleo de motor e uma das coisas que vi nas pesquisas que tenho feito, é o facto de estes tipos de motores serem bastante sensiveis ao teor de cinzas resultantes da degradaçao dos oleos e tambem á má percentagem de humidade nos combustiveis....

....emrelaçao ao gasoleo so abasteço nas bombas da BP pois tenho cartao de desconto e ponho 80% de gasoleo normal e de vez enquanto (20%) encho o deposito com bp ultimate, troco tambem de 30.000km em 30.000km filtro do gasoleo, sao baratos e assim andam sempre limpinhos.

....agora o oleo é que é o problema....."Qual escolher".....andei a pesquisar e um dos melhores em baixo teor de cinzas é o Mobil 1 esp 5w30, mas ao mesmo tempo queria comprar o melhor possivel em todos os niveis e nao so o que tiver baixo teor de cinza. o meu usou durante 15.000 + 15.000km Galp Longlife 3 5w30 que me punham na marca, ate agora desde o primeiro dia em que o recebi este carro nunca gastou oleo, motor de origem e nao ando sempre a apertar em altas rotaçoes, so de vez enquando.

da minha pesquisa vi estes oleos:

-Castrol edge fst 5w30-teor de cinza 0.68
-Mobil 1 esp 5w30-teor de cinza 0.6
-liqui moly top tec 4200 5w30-teor de cinza 0.7

qual destes ou outros da vossa experiencia ou opiniao aconselham a usar em motores com filtros de particulas, e que gostem de andar depressa? e aditivos acham bom ou mau adicionar a motores ainda muito novos, tipo ceratec da liquimoly?
 
fugindo um pouco da tua pesquisa tenho fap num 1.4 tdi, e uso agip, 5w30 norma 507.00 e ate agora so tenho a dizer bem
 
Castrol edge fst 5w30 507.00

Uso no meu leon, e ja usava dessa mesma marca numa ibiza que tinha mas sem FAP.Até a data 0 problemas
 
Olha aqui... aconselho este site, bons preços. 8)

http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OCE5W305

Só não entendo é o porque que o mesmo motor e com o mesmo tipo de óleo, na vw/audi as mudanças são feitas aos 30000km...:roll:

Cumps

Já ouvi rumores que nas manutenções dos 15000 só nos levavam o dinheiro e não mudavam o oleo, só viam o nivel e pagávamos como mudança de oleo, por isso quem faz manutenção na marca de 15 em 15 que veja e confirme msm se mudam o oleo... eu ja deixei de fazer na marca porque quero ter a certeza da mudança e uso liqui moly top tec 4200 5w30.

Ibiza 6J PD 105 FAP...
 
Boas isso dos 15.000km ou 30.000 e facil, carros com servico longlife sao um conjuntod sensores de nivel,temperaturaetc etc que se tem de ter para asegurar que durante os 30.000km esta tudo a niveis e claro que o oleo tem de ser de qualidade superior para aguentar os 30.000....mas noutros modelos sem os sensores para fazer 30.000 mandam trocar aos 15.000 mas usa.se o mesmo oleo em ambos os casos....
Exemplo ibiza fr 2.0 tdi cr 143cv faz aos 15.000 e o exeo com o mesmo motor faz aos 30.000.
Para mim carros meus com ou sem servico longlife fazem sempre no maximo aos 15.000
 
Boas isso dos 15.000km ou 30.000 e facil, carros com servico longlife sao um conjuntod sensores de nivel,temperaturaetc etc que se tem de ter para asegurar que durante os 30.000km esta tudo a niveis e claro que o oleo tem de ser de qualidade superior para aguentar os 30.000....mas noutros modelos sem os sensores para fazer 30.000 mandam trocar aos 15.000 mas usa.se o mesmo oleo em ambos os casos....
Exemplo ibiza fr 2.0 tdi cr 143cv faz aos 15.000 e o exeo com o mesmo motor faz aos 30.000.
Para mim carros meus com ou sem servico longlife fazem sempre no maximo aos 15.000

Yap...talvez seja isso mesmo, o motores que estão aptos para o sistema long-life têm de ter sensores que monitorizam constantemente o estado de degradação do óleo.

Caso necessário esses sensores avisam o CB e fazem reduzir o intervalo/aviso da próxima mudança.

é isso...
 
da minha pesquisa vi estes oleos:

-Castrol edge fst 5w30-teor de cinza 0.68
-Mobil 1 esp 5w30-teor de cinza 0.6
-liqui moly top tec 4200 5w30-teor de cinza 0.7

Pela pesquisa que fiz destes óleos, qualquer um deles está apto para motores diesel com FAP

A mim parece-me que o Mobil 1 é o que tem maior indíce de viscosidade a frio 72,8@40º enquanto que quer a Castrol ou o Moly têm 70@40º.

Isso significa que em termos de protecção do motor a frio o Mobil 1 é ligeiramente melhor.

Já a quente ambos oferecem um indice de viscosidade muito semelhantes:

12,1@100º Mobil1
12,3@100º Moly
12,0@100º Castrol

Se tivesse que escolher um, seria o Mobil 1 Esp 5w-30...
 
Last edited:
Boas pessoal, mas para o ibiza 1.9Tdi tambem pode ser usado o liquimoly Top Tec 4100 5 W-40 certo?
Pelo menos é a indicação do site.....
 
Eu uso Motul Specific 504.00/507.00 SAE 5W30.
Esta marca não me tem deixado ficar mal e desde 2006 que uso esta marca nos carros cá de casa.

Quanto ao 507.00 posso indicar:
Viscosidade a 40º: 72,3 mm2/s
Viscosidade a 100º: 11,7 mm2/s

Troco o óleo a cada 15.000km... não consigo aguentar os 30.000km recomendados pelo fabricante!
 
Acho que foi pelo que estou a ver na factura 14€ o litro, mas acho que não tem o IVA...

Pelo link que coloquei lá em cima, o preço/litro do bidão de 5L fica por menos de 10€ o litro.

De qualquer forma até acho barato aquilo que eles cobram na Seat, até pensei que fosse mais...
 
Eu faço as revisões na Seat mas levo o óleo! Só tenho de levar a embalagem fechada e com a norma que o motor pede.
Faço isto porque em 2007 me pediram, na Seat, mais de 20€/L por um óleo Shell 505.01...
 
Pelo link que coloquei lá em cima, o preço/litro do bidão de 5L fica por menos de 10€ o litro.

De qualquer forma até acho barato aquilo que eles cobram na Seat, até pensei que fosse mais...

Mas o problema é onde é que se arranja um garrafão de 5l à venda por esse preço, é que se assim for é já!
 
Pela pesquisa que fiz destes óleos, qualquer um deles está apto para motores diesel com FAP

A mim parece-me que o Mobil 1 é o que tem maior indíce de viscosidade a frio 72,8@40º enquanto que quer a Castrol ou o Moly têm 70@40º.

Isso significa que em termos de protecção do motor a frio o Mobil 1 é ligeiramente melhor.

Já a quente ambos oferecem um indice de viscosidade muito semelhantes:

12,1@100º Mobil1
12,3@100º Moly
12,0@100º Castrol

Se tivesse que escolher um, seria o Mobil 1 Esp 5w-30...


atençao estas a ver a coisa ao contrario....se a 40 graus o oleo é mais viscoso entao é pior, devia ser mais fluido para assim mais rapidamente circular pelo motor, pela minha pesquisa o Mobil 1 esp é o oleo com menor teor de cinza o que é bom para os filtros de particulas, mas é o menos economico por ser tanto a 40 graus como a 100graus, o mais viscoso logo faz com que o motor se esforçe mais para se mexer e entao gasta mais, mas claro que estamos a falar de diferenças..............super minimas entre eles.
 
a ultima experiencia que tenho é com um leon 2.0 tdi cr de 170cv usou durante 45.000km oleo galp formula longlife3 5w30, e agora fiz uma revisao e começou a gastar de Castrol Edge fst 5w30, e em 2600km ja feitos as diferenças notam-se a trabalhar a frio, mais silencioso, parece que nao "bate" tanto e em altas tipo 4000/4200rpm o motor parece tambem mais silencioso e suave......mas tambem pode ser impressao e ser de estar com oleo novo
 
Back
Top