melhor altura para usar a caixa....

A minha questão é saber qual a melhor "altura" (rotação) para usar a caixa para q tenha o maior binario e menor consumo, isto pq um engenheiro da seat disse me q qto maio o binario menor era o consumo e eu gostava mesmo de saber se isso é verdade pq como o gasoleo esta caro e estamos em mare de poupar tem de se arranjar maneiras de o fazer....as pessoa especialistas q se cheguem a frente...
 
Depende do carro, é trocar a uma rotação em que o carro depois de trocares para a seguinte se aguente minimamente. O meu para ai às 2250rpm's cai para as 1750rpm's +/- é o ideal, convem o carro não ir para rotação muito baixa para também não ficar em esforço visto que o condutor depois tem tendencia a pisar mais para compensar.
 
eu no meu caso utilizo a caixa entre as 1900 a 2200 rpm,o meu carro é um 6L de 130cv....o q dizem ...
 
bakan0 disse:
eu no meu caso utilizo a caixa entre as 1900 a 2200 rpm,o meu carro é um 6L de 130cv....o q dizem ...

Depende da velocidade (1ª, 2ª, etc...) mas ando mais perto das 2000.
Por exemplo em zonas de semaforos limitadores de velocidade(50Km/h), estrada sem inclinação deixo o carro ir ao ralenti em 6ª = 50Km/h sem tirar nem por, e vai sem esforço.
Mas é como diz o Erbium, a rotação suficiente para entrar a seguinte velocidade sem deixar o carro em esforço. A mim parece-me que se "pegar" um pouco acima das 1200rpm já é suficiente.
 
Entao é por isso que vcs conseguem consumos tao baixos (eu tenho smp uma media que ronda de 7 a 9 litros aos 100)!!!!!!!!
Enquanto ta frio troco entre as 1500 e as 2500.....
Quando ta quente e entre as 1900 e as 3000......
 
Valteralves disse:
Entao é por isso que vcs conseguem consumos tao baixos (eu tenho smp uma media que ronda de 7 a 9 litros aos 100)!!!!!!!!
Enquanto ta frio troco entre as 1500 e as 2500.....
Quando ta quente e entre as 1900 e as 3000......

epá... tipo eu... quando tá frio 2000 3000...quando chega aos 90 graus só mudo ás 4200 :twisted: :twisted:
 
SDI_1.9 disse:
Valteralves disse:
Entao é por isso que vcs conseguem consumos tao baixos (eu tenho smp uma media que ronda de 7 a 9 litros aos 100)!!!!!!!!
Enquanto ta frio troco entre as 1500 e as 2500.....
Quando ta quente e entre as 1900 e as 3000......

epá... tipo eu... quando tá frio 2000 3000...quando chega aos 90 graus só mudo ás 4200 :twisted: :twisted:

ja somos 2 eu kuando tenho o carro kente tb troko prai às 6000 rpm... lololol
mas ando sempre na casa dos 2500rpm dpois troko, se estiver num sitio plano sem subidas nem nada é por volta das 2000 mil :wink:
 
Tive a prestar atenção e é assim:

De 1ª --> 2ª é como calha... (é só aquele pequeno impulso pra mover o carro)
2ª/1800rpm --> 3ª/1150rpm
3ª/1800rpm --> 4ª/1200rpm
4ª/1800rpm --> 5ª/1400rpm
5ª/1700rpm --> 6ª/1400rpm

Deve andar à volta disto. Estradas sem inclinação!
Isto num PD130, e como já alguèm disse, mais ou menos até 1/3 do pedal. Para mim é a melhor forma de economizar combustivel.
Claro que andar com distancia suficiente para o veiculo da frente, e tentar prever os seus movimentos também ajuda imenso.
 
Eu tipicamente troco por volta das 2500rpm.
A frio tento fazer um pouco mais cedo... tipo 2000rpm.

Aqui à uns tempos, aqui ou no tol, existiu um tópico onde se comentava o mesmo e apareceu uma referência ao forum tdi americano onde um tipo, supostamente um conhecedor na matéria, dizia que a melhor faixa de utilização dos tdi é entre as 2000 e as 3000rpm. Ou seja levar o carro até às 3000rpm antes de trocar.

Já experimentei esse método e para além do carro estar sempre 'disponível' pareceu-me que será o melhor regime para manter o motor 'solto'. Quanto a consumos talvez seja um pouco pior, mas nada por aí além!

Agora cada um faz como quer... basta ver o exemplo anterior, onde o luismik nem chega às 2000rpm!

Inté
 
Os consumos são mais reduzidos se o carro for conduzido no regime de binario máximo, que nos tdi's anda pelas 2000rpm. Parece estranho mas é verdade porque é a rotação em que o motor tem que fazer menos esforço para aumentar a velocidade, o mesmo se aplica a carros a gasolina!


Abraço
 
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