Media de consumo Real e no Computador

Já alguém se lembrou de fazer a diferença entre o valor do consumo médio mostrado pelo computador de bordo do carro e o valor real?

Fi-lo há uns dias, pq me tinham dito que aquele valor não era real, e entao atestei o carro até ver o gasoleo, "azerei" o computador de bordo, fiz um deposito quase interio e enchi novamente até ao mesmo nível. Tirei o valor de litro da bomba e fiz as contas.

Ao que parece há mesmo uma diferença, no computador de bordo o valor que me dava (para os 618km percorridos) era de 5.8L/100km e pelas contas o valor foi de 6,47L /100km:eek:.

No meu caso é um gttdi 6k de 98, mais alguem fez esta comparação? os valores serão sempre abaixo do real no computador? e a diferença será sempre a mesma?
 
nao é preciso fazer as contas basta ver o numeros de KM que ele diz que podes fazer com o deposito atestado e depois contares os que fizeste. O meu nao falha.
Mas a media é feita passsado 30 km percorridos
 
bom, não tou a perceber muito bem a tua perspectiva, mas parece-me que estás a referir-te à autonomia do bicho, coisa que o computador do meu não tem.

Além disso a autonomia, segundo conheço de outros carros da VAG, faz estimativas para multiplos de 10km (não sei se é o caso) e o valor é reajustado conforme o nivel de combustivel no depósito e as médias de consumo da viagem em curso. Penso que por aí não se consegue aferir nada em relação à diferença que relatei.
 
e verdade no meu caso acontece o mesmo :acusa 0.5l a menos do que na realidade (serve para enganar o cliente...:axe: )

o unico que esta certo e o consumo instantaneo---mas nao da para nos seguirmos muito por ai
 
Por acaso ja tinha verificado isso, com 40 Euros faço 650km em média em condução normal, o que corresponde a uma média de 6,2 lt. Por outro lado o computador de bordo tem uma média global de 5,0 a 5,5 lt em média...logo temos uma diferença de 1 lt aos 100km
 
Estava convencido k era defeito do meu, ( GTTDI de 98), mas pelas respostas é uma caracteristica,lol!! o meu varia sempre no minimo 0,4l, para cima, ou seja se marcar 4l/100, no minimo é 4,4l/100..:yellowcard:
 
O meu kando dá 14l tanto gastou 14,2l como 13,8l

Akilo tá la por algum motivo, tb nunca podemos saber ao certo se antes metemos mais ou menos litros por causa do ar k ele tem no deposito, etc, etc, etc, o meu tem la a cena pra tirar o ar.
 
o que queria dizer é que se disser 800 eu vou fazer 800, quando o comprei fartei me testar a fiabilidade disso.

tu estas a fazer as contas aos litros/km o CB nao faze assim, pelo menos no meu faz a media com base nos consumos reais depois da uma media +- certa passado 30 Km e ai ja me da uma estimativa de Km/deposito. se não me engano é assim +-, ha mais umas contas que me explicaram uma vez na SEAT.
Mas tens que ver que o carro consome enquanto esta parado mas nao te aparece contagem de combustivel nesse momento.
 
Last edited:
O meu kando dá 14l tanto gastou 14,2l como 13,8l

Akilo tá la por algum motivo, tb nunca podemos saber ao certo se antes metemos mais ou menos litros por causa do ar k ele tem no deposito, etc, etc, etc, o meu tem la a cena pra tirar o ar.

Que cena pra tirar o ar ???:confused:
 
Boas,
Não te podes esquecer que, tal como o Backonline referiu, quando o carro está ao Ralenti também está a consumir combustível, mas o CB indica nessa altura um consumo de 0,0. Os valores do CB devem ser apenas usados para uma estimativa geral e não como valor absoluto.

A "cena para tirar o ar" que o LauAlf refere é uma pequena válvula que existe no bocal do depósito de combustível e que ao ser pressionada expele o ar que se encontra no depósito, permitindo encher mais uns 2 ou 3 litros.
Não sei se essa válvula já existe no 6K ou se só foi introduzida no 6K2.

Um abraço.
 
A "cena para tirar o ar" que o LauAlf refere é uma pequena válvula que existe no bocal do depósito de combustível e que ao ser pressionada expele o ar que se encontra no depósito, permitindo encher mais uns 2 ou 3 litros.
Não sei se essa válvula já existe no 6K ou se só foi introduzida no 6K2.

Um abraço.

nunca reparei em tal coisa :rolleyes:
 
Eu atesto sempre o carro e desmarco sempre o CB, e dá me sempre diferenças de perto de um litro, com o CB a marcar a menos :(
Desta vez atestei mas usei a cenazinha para tirar o ar, vou ver assim dá a mesma coisa
 
tambem ja tinha ouvido falar nisso nos 6k2 mas nunca descobri , so sei que existe uma cena para abrir a porta do combustivel!!
 
Boas,
Não te podes esquecer que, tal como o Backonline referiu, quando o carro está ao Ralenti também está a consumir combustível, mas o CB indica nessa altura um consumo de 0,0. Os valores do CB devem ser apenas usados para uma estimativa geral e não como valor absoluto.

A "cena para tirar o ar" que o LauAlf refere é uma pequena válvula que existe no bocal do depósito de combustível e que ao ser pressionada expele o ar que se encontra no depósito, permitindo encher mais uns 2 ou 3 litros.
Não sei se essa válvula já existe no 6K ou se só foi introduzida no 6K2.

Um abraço.


O meu ao ralenti parado gasta 0,5 L/h (litros por hora).

So gasta 0.0 L/100km se em andamento, se deixar uma mudança engrenada e se se tirar o pe do acelerador.

O que faz sentido... o carro vai embalado.. e nao precisa de injectar combustivel (ja q o acelerador n está a ser pressionado) pelo que o motor se mantem a funcionar devido ao facto do carro vir embalado (dado a mudança estar engrenada).
 
Back
Top