MB Power & Raio PD130 - "A vingança de salomão"

Após ter sido copiosamente batido pelo BS, decidi que estava na altura de por-me em sentido, pelo que realizei uma nova repro com os valores de pressão de turbo pedidos pelo Patrão Mike, sendo que o avanço de injecção foi alterado por mim e ainda tirei 5 mg de gasóleo á repro do meu Patrão=D>
Deixo aqui a imagem dos graus de avanço sobre o stock, que está sublinhado e ao lado o que acertei no winols, tendo por base os valores de pressão de turbo do Patrão8)

Falta-me somente digitalizar o dyno, mas para aguçar o apetite deixo desde já o video com a linha de binário na imagem
http://www.youtube.com/watch?v=0MwUsSPhT-0

Agradeço ao meu Imperador e ao Patrão, pois sem eles isto não seria possível:?

Dedico este dyno a toda a Irmandade sem excepção;-)
 
Last edited:
1.90b

Faltava só aqui dois radiadores e uma tubagem em condições, para além de uma àrvore de cames...:rir:


Vamos agora ao que interessa, o dyno da vingança de salomão;-)

Material:
Cames PD115
Bloco PD130
Vnt 2256v mercedes
Bicos Bosio PD 783
Linha 60 mm
Repro MB Power & Raio Power=D>
Pressão de turbo - MB Power:-o
Avanço de injecção - Raio Power:-o

Foi um prazer enorme evoluír ao longo dos tempos no meu projecto, mas está na altura de dar lugar aos mais novos, ainda que com alguma nostalgia da minha parte:cry:
Obrigado a todos=D>

FIM​
 
Após ter sido copiosamente batido pelo BS, decidi que estava na altura de por-me em sentido, pelo que realizei uma nova repro com os valores de pressão de turbo pedidos pelo Patrão Mike, sendo que o avanço de injecção foi alterado por mim e ainda tirei 5 mg de gasóleo á repro do meu Patrão=D>
Deixo aqui a imagem dos graus de avanço sobre o stock, que está sublinhado e ao lado o que acertei no winols, tendo por base os valores de pressão de turbo do Patrão8)

Falta-me somente digitalizar o dyno, mas para aguçar o apetite deixo desde já o video com a linha de binário na imagem
http://www.youtube.com/watch?v=0MwUsSPhT-0

Agradeço ao meu Imperador e ao Patrão, pois sem eles isto não seria possível:?

Dedico este dyno a toda a Irmandade sem excepção;-)

Tu és maluco Diogo... estuda-me BEM esta tabela! Até estou burro lol!
 
Bons valores absolutos Diogo! Mas continuo sem perceber mais de 50cvs de potência dissipada, o banco estará a funcionar bem?
 
Até o manco do meu irmão tem tubagens de fmic mais largas q essas...loool

E essa admissão até á caixa de filtro:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Mods tão simples q fazem diferenças....:confused:
 
Tu és maluco Diogo... estuda-me BEM esta tabela! Até estou burro lol!
Isso amigo Nuno é como tudo na vida, cada carro é um carro=D>
Os valores do meu patrão ainda estavam superiores a isso, e eu através de aprendizagem com o meu professor Artur Costa, fiz as coisas á minha maneira e correu bem8)
Bons valores absolutos Diogo! Mas continuo sem perceber mais de 50cvs de potência dissipada, o banco estará a funcionar bem?
O banco está impecável amigo Fast, aliás até fiz o dyno por video e ve-se bem que tudo foi bem feito, a linha da dissipada está plana e perfeita;-)
Eu não gosto de aldrabices, e vou a bancos crediveis com certificado Maha e ninguém pode criticar a veracidade dos resultados:?
Repara bem que na minha última medição antes deste tinha mais 2 cavalos de dissipada8)
[IMG=http://img9.imageshack.us/img9/5198/190bsalomoq.th.jpg][/IMG]
Até o manco do meu irmão tem tubagens de fmic mais largas q essas...loool
E essa admissão até á caixa de filtro:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Mods tão simples q fazem diferenças....:confused:
Isto foi a prova que uma electrónica bem feita, consegue superar esses problemas todos:D
Tive um pico de 2.4b e depois controlou nos 2.0b, para depois começar a descer tal como o Patrão colocou no pedido da repro:D
 
Last edited:
Se alguém tem dúvidas dos valores que obtive, estou ao dispor para escolherem o banco que queiram que vá medir;-)
Nunca menti, nem nunca vou mentir na vida porque sou "ingénuo" e honesto, e acho que o Maha mais recente do país tira quaisquer dúvidas sobre a veracidade dos resultados, mas caso exista por parte de alguém, não tenho problemas em medir noutro lado qualquer quando puder, só para confirmar os valores:-o
 
Boas

Sim o banco tá a contar bem, já foi testado por vários carros que vieram medir de outros lados e dando margem de 1cv, 3cv de diferença.
Estes bancos "Maha" já vem calibrados e afinados da Alemanha, tanto ke kuando são montado em portugal vem tudo selado, só sendo preciso ligar fichas.
quanto á Potencia Dissipada axo que todos os Mahas são assim, se formos comparar com Pke, Fernades, etc kem tem maha, todos tem bastante potencia dissipada.
Mas tb pode dar mais por causa duma direção desalinhada, um pneu descalibrado, pneus vazios etc..

Pelo que a Maha manda kuando se mede a potencia dissipada deve se deixar o carro engatado apenas com o pé no fundo da embraiagem, até acabar o teste, á kem faça com o carro desengatado, ai sim a potencia dissipada é um bokado menos.

abraço
 
A minha pergunta surge não como forma de descredibilizar o banco ou os valores obtidos, apenas pk mais de 50cvs de potencia dissipada num TDI com jante 16 me parece bastante, eu com diferencial autoblocante e jante 17 fazia na ordem dos 45cvs de potencia dissipada em MAHA (Feelspeed/VC) e um FR/Cupra sem o diferencial autoblocante na ordem dos 30cvs, daí a minha questão.

Cumpts
 
A minha pergunta surge não como forma de descredibilizar o banco ou os valores obtidos, apenas pk mais de 50cvs de potencia dissipada num TDI com jante 16 me parece bastante, eu com diferencial autoblocante e jante 17 fazia na ordem dos 45cvs de potencia dissipada em MAHA (Feelspeed/VC) e um FR/Cupra sem o diferencial autoblocante na ordem dos 30cvs, daí a minha questão.

Cumpts

Este banco tambem já tem umas diferenças dos outros que cá tão em portugal, por exemplo nos outros bancos Maha se rodares o rolo da frente, o de tras fica parado, este banco roda todos os rolos juntos, como se tivesse uma correia ligada entre os rolos, E este tb tem um sistema que é mt utilizado lá fora na inglaterra para medir gases, que é um motor que tem entre os rolos, que num teste de potencia ele ñ funciona, mas tá lá a rodar desligado.. Os tecnicos que montaram este banco, como foi o primeiro deste modelo a ser montado em potugal, nunca tinham visto tal motor. ligaram para a alemanha a perguntar para que servia akilo. Pode ser disto tudo a causa de mais potencia dissipada, penxo eu.
Mas em cavalos e NM ai garanto que o banco tá certinho em comparação aos outros mahas em portugal, quanto aos outros bancos de outras marcas o maha conta um pouko menos cavalos lol. tendo aki o caso de uma passat que em rotronics mediu uns cavalitos a mais do que no maha.

Mas pronto eu nunka fiz mt caso da potencia dissipada, mas tenho notado que em carros mais leves a potencia dissipada é um bokado menos, mas é como digo á mtx causas para poder haver potncia dissipada.

abraço
 
Olha muito fixe...

Parabens!

Tu ao menos mandast pa praça e o que mais se ve aqui é falarem mal mas fazer melhor:confused:

Soma e segue com esse TDI...
 
Olha muito fixe...
Parabens!
Tu ao menos mandast pa praça e o que mais se ve aqui é falarem mal mas fazer melhor:confused:
Soma e segue com esse TDI...
Obrigado amigo:?
Muito sacrifíco e dedicação, sem descurar o trabalho exemplar que o Patrão Miguel fez;-)
Não tenho mais motivação para continuar a vida de chiptuner e renuncio ao exercício desta actividade:cry:
Trata-se de uma opção pessoal após os resultados obtidos, e uma prova de que a vontade e a persistência faz-nos acreditar que somos capazes de fazer sempre mais e melhor:cry:
O Patrão NGP (Manuel Bernardes) pediu-me para realizar mais um teste, desta vez no mítico templo de Rotronics, porque ele não acredita que possa medir mais que 260/265 cvs:shock:
Valores na casa dos 270 cvs, em Rotronics segundo o Patrão NGP, para o material que tenho sem contar com as suas limitações que são visíveis, só é possível com uma árvore de cames de competição:?
Eu aceitei esse último desafio para tirar todas as teimas e quero que aconteça em pleno dyno day8)
Das duas uma, ou voltarei a saír em ombros ou venho de reboque para casa=D>
:-o vai la vai.....deve andar devagarinho deve....lol
cumps
No banco foi muito engraçado, mas em estrada é que se vê;-)
Aqui ao contrário de outros dynos que realizei, à menor progressividade e mais explosividade:?
A partir das 3500 rpm entras numa nova dimensão, que eu nunca tinha tido:D
Não existe praticamente lag e o carro saí sempre quando troco de mudança, o que me deixa extremamente contente;-)
Ainda que o binário seja francamente inferior aos dynos do passado, o carro é bem mais rápido a puxar:?
Cumps;-)
Bons valores
Com essas intakes não se espera menos cv certamente...
Acima de tudo o objectivo passou por fazer cvs, no entanto, fiquei surpreendido e nunca pensei que o carro medisse tanto:?
Dou por terminada a minha carreira:cry:
 
Deixa-te estar sossegado,mesmo os 2.4 de pico já é muito exagerado para o turbo que tens.
Qualquer dia entregas a alma dessa ventoinha ao criador....:D
 
Deixa-te estar sossegado,mesmo os 2.4 de pico já é muito exagerado para o turbo que tens.
Qualquer dia entregas a alma dessa ventoinha ao criador....:D
Este turbo já levou muitos dynos a 2.4 de pico e nunca me deixou mal:rir:
Este mercedes para mim é considerado o rei dos dynos e não gosta de ficar mal na fotografia:p
Perca ou não em estrada, o meu objectivo enquanto fui "chipador", passava por tentar chegar a valores pouco comuns em Maha com o meu material:?
Meti os papeis para a reforma e dou por terminada a minha carreira, sendo que mais tarde ainda deverei fazer um último dyno em Rotronics, para tentar o record nacional em pd130 com 2256 mercedes sem cames:-o
 
Back
Top