Marcha atrás arranha muito- motor AFN 110cv

Boas Pessoal
Assim como o titulo do tópico diz, a marcha atrás da minha ibiza arranha e nao é pouco, chegando mesmo a tremer o carro...
Isto aconteceu ontem a noite quando saí de casa, tudo muito normal, e fui tomar cafe, até aqui tudo bem. No final do cafe, quando ia para casa, ligo o carro, meto a marcha atrás e acontece-me isto :/
Conclusão, gostava de saber se alguém terá alguma ideia de como solucionar este problema. Eu penso que será carretos ou as engrenagens, mas se já tiver acontecido o mesmo a alguém, agradecia que me dessem uma ajudinha sobre o que será e como proceder.

Cumprimentos a todos
 
hmm, e quanto ao arranjo? ainda gasto umas massas ou nada de especial? é que agora tambem noto que a 1ª, 3ª e 5ª custam um pouco a entrar tb... :/
 
Mete massa nisso e muda a valvulina. Existe uma peça plástica junto do espigão que tende a ganhar folgas ou partir. Vê como está.

Um conselho, antes de meter a marcha atrás, com o pé na embraiagem, mete a 2ª e depois a marcha atrás.

Boa sorte na resolução.

Cumps
 
Acontece-me o mesmo, a marcha atrás em 10, arranha 8, e faz grande barulho, quem ouvir, pensa que não estou com o pé na embraiagem.

E tambem a 1ª, e 2ª ou 3ª (já não me recordo) custa a entrar, ás vezes até tenho medo de puxar, parece que encrava mesmo!!!
 
Obrigado amigo jtdi
Vou ver se trato disso o mais rapido possivel e assim que tiver resultados coloco aqui :)
Entretanto se mais alguém tiver outra opinião, é sempre bem vinda .

Cumprimentos
 
Tenho um amigo com o mesmo problema e ainda não se sabe de onde vem mesmo o problema.

Se resolveres depois posta aí,pode servir para ajudar mais pessoal :)
 
é 6k?

é que o meu é 6k e eu tive esse problema

era selctor das mudanças partida. 1ª, 3ª e 5ª (ou seja mudanças de cima) mal entravam e ate saltava fora, e marcha atras igual.
 
Boas
Sim é 6k, gt tdi.
E por quanto te ficou o arranjo amigo? informei me com um mecanico, e ele diz que pode ser embraiagem... prensa talvez.
A mim as mudanças nao saltam fora, é so a marcha atras que arranha a entrar e é a primeira que para meter é preciso meter segunda e depois a primeira.
cumps
 
Na minha acontece o mesmo, nem sempre. Mas às vezes meto marcha atrás, com o pé na embraiagem, e ouve-se um barulho enorme. Às vezes apanho com cada vergonha à pala disso :oops:
 
Opa, na minha em andamento as mudanças nem entram mal, agora, o problema é qnd esta parada...
Mas nao resolves isso Crea_HM?
 
Opa, na minha em andamento as mudanças nem entram mal, agora, o problema é qnd esta parada...
Mas nao resolves isso Crea_HM?

Pá, a minha carroça faz isso mas quando por exemplo, meto a 1ª, deixo-o andar um bocado e engreno a marcha atrás. É aí quando ela faz esse "arranhar", mas parada nunca fez |:
 
Tambem tinha o problema das mudanças impares custarem a entrar e tenho(marcha atrás tambem, mas nao arranha), mudei a valvulina e ficou melhor mas nao 100%.

Provalvemente será o selector das mudanças, tambem ja me falaram das anilhas sincronizadoras, mas acham que é?

É possivel por o selector dos 6k2 nos nossos 6ks? é que como ja repararam as mudanças parece que nadam, tem imensa folga
 
A minha e igual a marcha trás é raro não arranhar por isso e que meto com cuidado, mas se for a bruto ate mete medo...
Mas desde que já vi amigos com 6k e 6k2 com o mesmo problema que ja nem ligo, mas de resto as outra mudanças entram super bem...
No teu caso se também te custa a entrar as outras mudanças, mudava para ja a valvulina da caixa...
 
o problema vem do pedal, se as vossas embraiagens não forem de cabo

já agora se forem de cabo alivia o cabo na caixa e se se a forqueta não tem folga
 
Boas!
Amigo pedro, tens razão, o problema é mesmo do pedal...
Reparei agora a tarde que tinha o pedal um pouco a baixo do nivel dos outros, e com o pé subi o pedal.
E pronto, agora nem xus nem mus LOL entram todas bem e a marcha atras nao arranha.
Experimentem

Abraços
 
Back
Top