Maf nova em ibiza 130 e ficou pior a baixas

J

jpmm

Visitante
A Maf avariou e fui à Seat para me montarem uma nova ( garantia). Foi montada uma nova, mas o carro ficou pior em baixas rotações do que com a maf de origem (quando boa). Experimentamos outra e ficou na mesma, fraco em baixas.
Alem disto o kick que se sentia em aceleração ficou bem mais fraco e parece que aumentou o turbo lag.

Outra coisa que noto é que se tiver o carro a trabalhar em ponto morto e parado, e pisar o acelerador o motor sobe muito lentamente de rotações, e se fizer ciclos de acelerar desacelerar, o motor quase nem varia as rotações, coisa que dantes não acontecia, pois tinha uma resposta imediata ao acelerador. Mas se pisar a embraiagem o motor já responde bem, coisa que danters era ao contrário, ou seja, tinha melhor resposta se pisasse só no acelerador, do que acelerador e embraigem.

Já alguem passou por isto, ou faz ideia do que possa ser?

Abraços.
 
Suponho que a melhor forma de resolver o teu problema será determinar se a MAF está em condições ou não. A melhor forma será expores a tua situação na marca, e pedir para que o carro seja ligado a maquina de forma a comprovar que a maf faz leituras aceitaveis. Caso esteja OK, ou o problema com o carro é outro ou é psicológico.

O que referiste do carro a trabalhar em ponto morto, se o teu motor acelerava mais rapidamente SEM pisar na embreiagem, havia algo muito muito muito estranho. No entanto estou inclinado a acreditar que estás iludido.

Abraço, e espero que usufruas do forum na sua totalidade, e não apenas para resolução de sintomas/problemas.
 
Também acho estranho dizeres que o teu carro SEM pisar na embraiagem acelerava mais rapidamente do que com o pé na embraiagem.
No meu com o pe na embrai. acelera mais rapidamente...e acho que é assim em todos.. :-k
 
O facto de pisar a embraigem e o motor ficar mais solto é normal,
pk fica sem a sobrecarga / peso das engrenagens da transmissão.

Quando dizes que dantes era o contrario pode ser apenas ilusão , uma vez que agora como talvez a Maf nao esteja boa, nao sintas uma resposta tao rapida!

Outra coisa ... a ECU ... demora alguns kilometros ou dias a reaprender e a reajustar os novos valores da MAF , para o tipo de condução e resposta que o condutor quer ...

Alem dos valores da MAF ... a ECU tb faz correções de acordo com valores antigos memorizados de posição de acelerador , tempo de resposta do turbo...e depois de acordo com estes valores memorizados , verifica ate onde pode ir ajustando para ter mais optimização ... mas leva alguns kilometros ou dias.

Não basta comprar a MAF por e tá a andar ... precisa rodagem!

PS: Quando se anda devagar em cidade ...muitas dias costuma dizer-se que o motor fica engasgado ... a verdade é que a ECU ...reajustou alguns valores ao tipo de condução ...depois se o esticares um dia ou dois ele volta a responder ...basicamente nao tem quase nada a ver com carvao ou outros mitos ... apenas memorizaçoes da ECU!
 
gafrancisco disse:
O facto de pisar a embraigem e o motor ficar mais solto é normal,
pk fica sem a sobrecarga / peso das engrenagens da transmissão.

Quando dizes que dantes era o contrario pode ser apenas ilusão , uma vez que agora como talvez a Maf nao esteja boa, nao sintas uma resposta tao rapida!

Outra coisa ... a ECU ... demora alguns kilometros ou dias a reaprender e a reajustar os novos valores da MAF , para o tipo de condução e resposta que o condutor quer ...

Alem dos valores da MAF ... a ECU tb faz correções de acordo com valores antigos memorizados de posição de acelerador , tempo de resposta do turbo...e depois de acordo com estes valores memorizados , verifica ate onde pode ir ajustando para ter mais optimização ... mas leva alguns kilometros ou dias.

Não basta comprar a MAF por e tá a andar ... precisa rodagem!

PS: Quando se anda devagar em cidade ...muitas dias costuma dizer-se que o motor fica engasgado ... a verdade é que a ECU ...reajustou alguns valores ao tipo de condução ...depois se o esticares um dia ou dois ele volta a responder ...basicamente nao tem quase nada a ver com carvao ou outros mitos ... apenas memorizaçoes da ECU!

Gilberto, a ECU nao é adaptativa como referes e nao faz correcçoes!
Se o problema for realmente MAF ou nao foi apagado algum erro, ou poderá existir algum curto circuito que tenha danificado a nova ou a MAF pode nao ser a especifica para o carro. Nada melhor que o VAG COM para verificar os erros e analisar as leituras de quantidade de ar lidas pela MAF.
 
A troca da maf foi feita no concessionário oficial da marca.
Eles dizem que apagaram o erro e que agora não apresenta mais erro nenhum.

Andei uns dias com uma maf de um FR e não gostei, depois chegou a minha nova e fui lá trocar, relatei o que senti e eles ligaram o carro à máquina e disseram que estava normal, depois foram para a estrada para medir a pressão do turbo e disseram que estava normal, mas que era melhor trocar pela nova. Troquei mas ficou igual.

O que sinto não é psicológico, é mesmo real, pois no trajecto que fasso todos os dias dá para notar bem, e como utilizo intensamente o carro dá para aperceber as diferenças,( o carro é de 17 outubro de 2003 e já está perto dos 82000Km).

A sena de ele dantes responder melhor ao acelerador sem carregar na embraiagem é verdade, pois um vizinho meu tem um ibiza de 110 e o dele responde melhor se carregar na embraiagem, mas o meu era ao contrário. (verifiquei isso com os carros lado a lado).

Vou deixar andar assim uns tempos.

Se alguem tiver mais ideias que me possa dar, agradeço.

Se alguem que conheça muito bem todos os parâmetros dos sensores do motor e que me possa ligar o carro ao pc que me mande PM. De preferência na zona Norte. Obrigado


Abraços.
 
jpmm disse:
A troca da maf foi feita no concessionário oficial da marca.
Eles dizem que apagaram o erro e que agora não apresenta mais erro nenhum.

Andei uns dias com uma maf de um FR e não gostei, depois chegou a minha nova e fui lá trocar, relatei o que senti e eles ligaram o carro à máquina e disseram que estava normal, depois foram para a estrada para medir a pressão do turbo e disseram que estava normal, mas que era melhor trocar pela nova. Troquei mas ficou igual.

O que sinto não é psicológico, é mesmo real, pois no trajecto que fasso todos os dias dá para notar bem, e como utilizo intensamente o carro dá para aperceber as diferenças,( o carro é de 17 outubro de 2003 e já está perto dos 82000Km).

A sena de ele dantes responder melhor ao acelerador sem carregar na embraiagem é verdade, pois um vizinho meu tem um ibiza de 110 e o dele responde melhor se carregar na embraiagem, mas o meu era ao contrário. (verifiquei isso com os carros lado a lado).

Vou deixar andar assim uns tempos.

Se alguem tiver mais ideias que me possa dar, agradeço.

Se alguem que conheça muito bem todos os parâmetros dos sensores do motor e que me possa ligar o carro ao pc que me mande PM. De preferência na zona Norte. Obrigado


Abraços.


voces ja afinaram o pedal do acelarador ... akilo fica uma beca "lasso" apertem o parafuso logo acima do pedal e façam outro teste!

notei bue diferença com o pedal mais justinho , mais gaz com menos pressão do pedal
 
jpmm disse:
A troca da maf foi feita no concessionário oficial da marca.
Eles dizem que apagaram o erro e que agora não apresenta mais erro nenhum.

Andei uns dias com uma maf de um FR e não gostei, depois chegou a minha nova e fui lá trocar, relatei o que senti e eles ligaram o carro à máquina e disseram que estava normal, depois foram para a estrada para medir a pressão do turbo e disseram que estava normal, mas que era melhor trocar pela nova. Troquei mas ficou igual.

O que sinto não é psicológico, é mesmo real, pois no trajecto que fasso todos os dias dá para notar bem, e como utilizo intensamente o carro dá para aperceber as diferenças,( o carro é de 17 outubro de 2003 e já está perto dos 82000Km).

A sena de ele dantes responder melhor ao acelerador sem carregar na embraiagem é verdade, pois um vizinho meu tem um ibiza de 110 e o dele responde melhor se carregar na embraiagem, mas o meu era ao contrário. (verifiquei isso com os carros lado a lado).

Vou deixar andar assim uns tempos.

Se alguem tiver mais ideias que me possa dar, agradeço.

Se alguem que conheça muito bem todos os parâmetros dos sensores do motor e que me possa ligar o carro ao pc que me mande PM. De preferência na zona Norte. Obrigado


Abraços.


Ás vezes ir á marca é a pior solução para os problemas(pelo menos com a seat)

Andei com o meu carro "avariado" perto de 1 ano pq os meninos na Seat
diziam que não acusava nada na máquina e estava a andar bem.

Se fosse a ti experimentava outra oficina pra descobrir o que se passa e depois voltava á Seat

Gil, esse parafuso está mesmo por cima do pedal? Aperta-se ou desaperta-se?
 
TDISport disse:
jpmm disse:
A troca da maf foi feita no concessionário oficial da marca.
Eles dizem que apagaram o erro e que agora não apresenta mais erro nenhum.

Andei uns dias com uma maf de um FR e não gostei, depois chegou a minha nova e fui lá trocar, relatei o que senti e eles ligaram o carro à máquina e disseram que estava normal, depois foram para a estrada para medir a pressão do turbo e disseram que estava normal, mas que era melhor trocar pela nova. Troquei mas ficou igual.

O que sinto não é psicológico, é mesmo real, pois no trajecto que fasso todos os dias dá para notar bem, e como utilizo intensamente o carro dá para aperceber as diferenças,( o carro é de 17 outubro de 2003 e já está perto dos 82000Km).

A sena de ele dantes responder melhor ao acelerador sem carregar na embraiagem é verdade, pois um vizinho meu tem um ibiza de 110 e o dele responde melhor se carregar na embraiagem, mas o meu era ao contrário. (verifiquei isso com os carros lado a lado).

Vou deixar andar assim uns tempos.

Se alguem tiver mais ideias que me possa dar, agradeço.

Se alguem que conheça muito bem todos os parâmetros dos sensores do motor e que me possa ligar o carro ao pc que me mande PM. De preferência na zona Norte. Obrigado


Abraços.


Ás vezes ir á marca é a pior solução para os problemas(pelo menos com a seat)

Andei com o meu carro "avariado" perto de 1 ano pq os meninos na Seat
diziam que não acusava nada na máquina e estava a andar bem.

Se fosse a ti experimentava outra oficina pra descobrir o que se passa e depois voltava á Seat

Gil, esse parafuso está mesmo por cima do pedal? Aperta-se ou desaperta-se?

Esse parafuso (parafuso branco de plastico, tipo porca) é de afinação da sensibilidade do pedal.

Se desapertares fica-te o pedal mais em baixo ...ou seja quando aceleras tens de carregar mais para manter a mesma velocidade (psicologicamente pareçe que o carro nao responde)

Se apertas o parafuso...ajustas o pedal mais para cima...quando carregas so uma bekazita ele responde de imediato (psicologicamente pareçe que puxa mais depressa)
 
gafrancisco disse:
TDISport disse:
jpmm disse:
A troca da maf foi feita no concessionário oficial da marca.
Eles dizem que apagaram o erro e que agora não apresenta mais erro nenhum.

Andei uns dias com uma maf de um FR e não gostei, depois chegou a minha nova e fui lá trocar, relatei o que senti e eles ligaram o carro à máquina e disseram que estava normal, depois foram para a estrada para medir a pressão do turbo e disseram que estava normal, mas que era melhor trocar pela nova. Troquei mas ficou igual.

O que sinto não é psicológico, é mesmo real, pois no trajecto que fasso todos os dias dá para notar bem, e como utilizo intensamente o carro dá para aperceber as diferenças,( o carro é de 17 outubro de 2003 e já está perto dos 82000Km).

A sena de ele dantes responder melhor ao acelerador sem carregar na embraiagem é verdade, pois um vizinho meu tem um ibiza de 110 e o dele responde melhor se carregar na embraiagem, mas o meu era ao contrário. (verifiquei isso com os carros lado a lado).

Vou deixar andar assim uns tempos.

Se alguem tiver mais ideias que me possa dar, agradeço.

Se alguem que conheça muito bem todos os parâmetros dos sensores do motor e que me possa ligar o carro ao pc que me mande PM. De preferência na zona Norte. Obrigado


Abraços.


Ás vezes ir á marca é a pior solução para os problemas(pelo menos com a seat)

Andei com o meu carro "avariado" perto de 1 ano pq os meninos na Seat
diziam que não acusava nada na máquina e estava a andar bem.

Se fosse a ti experimentava outra oficina pra descobrir o que se passa e depois voltava á Seat

Gil, esse parafuso está mesmo por cima do pedal? Aperta-se ou desaperta-se?

Esse parafuso (parafuso branco de plastico, tipo porca) é de afinação da sensibilidade do pedal.

Se desapertares fica-te o pedal mais em baixo ...ou seja quando aceleras tens de carregar mais para manter a mesma velocidade (psicologicamente pareçe que o carro nao responde)

Se apertas o parafuso...ajustas o pedal mais para cima...quando carregas so uma bekazita ele responde de imediato (psicologicamente pareçe que puxa mais depressa)

Bacanix!

Vou experimentar isso

Tanques!
 
O meu caso nada tem a ver com esse parafuso do pedal, pois não se mexeu em nada.


Ontem estive mesmo a experimentar, e garanto que não é psicológico, pois praticamente é impossivel rolar abaixo das 1750RPM, mesmo em plano. Dantes conseguia rolar e até ter alguma aceleração quando ainda marcava 1250rpm, agora tenho de andar sempre uma mudança abaixo, o que me faz aumentar os consumos.
A diferença é bem notória.

Na seat dizem que está a andar bem e que é normal que não tenha força antes das 2000. Mas o que é certo é que dantes tinha mais força às 1250 do que agora às 1500.

Não sei o que posso fazer, pois a única coisa que se trocou foi a MAF, eles dizem que não mexeram em mais nada.


Abraços
 
Basicamente estão a dizer que o carro tinha antes de trocares a MAF é que estava "anormal" ou com defeito.

Boa maneira de se safarem
 
Chegaram mesmo a dizer que se dabtes o carro desenvolvia mais antes das 1800rpm é porque algo estava mal e que podia ser a maf a dar uns valores mais altos por alguma avaria!!!.

Depois tambem disseram que deveria ser psicológico!!!

Enfim.

Quem me pode arranjar um ficheiro com os valores de origem do massa de ar, da pressão do turbo, da quantidade e da pressão de gasóle, bem como valores de outros sensores, se possivel tudo o que se possa medir ligando o carro ao pc.

Obrigado

Abraços
 
jpmm disse:
Chegaram mesmo a dizer que se dabtes o carro desenvolvia mais antes das 1800rpm é porque algo estava mal e que podia ser a maf a dar uns valores mais altos por alguma avaria!!!.

Depois tambem disseram que deveria ser psicológico!!!

Enfim.

Quem me pode arranjar um ficheiro com os valores de origem do massa de ar, da pressão do turbo, da quantidade e da pressão de gasóle, bem como valores de outros sensores, se possivel tudo o que se possa medir ligando o carro ao pc.

Obrigado

Abraços


Não devia estar aki a dizer isto ... mas vou dizer na mesma!

tb ja aconteceu isso com varias pessoas que conheço.

não sei se a seat tem as mafs em stock ha muito tempo e ficam mais pobres em termos de valores ou não ... mas a verdade é que uma maf de origem pareçe que nunca é igual a uma comprada!


então agora vou dizer o que não devia dizer ....

aluga um Seat Ibiza numa companhia qualquer de "rent a car" por um dia.

troca-lhe a MAF pela tua e entrega-o.

ficam ambos satifeitos e os clientes da rent a car nao se vao queixar de falta de potencia!
 
Isso da maf já experimentei uma de um fr e era a de origem, mas o carro ficou na mesma.

Eu fiquei com a impressão que eles ao ligarem o carro à máquina alteraram alguma coisa, mas eles disseram que aquela máquina não dá para alterar nada, apenas lê.
 
ppl agora não levem a minha ideia á letra

senao é so alugar carros para trocar peças ....hehehe

;);)


PS: pensando bem ...ando a precisar de um turbo novo!! :D:D
 
Back
Top