Maf e turbo!!

Viva!

Tenho duas dúvidas.

Mudei a MAF este fim de semana e o carro já está normal outra vez. Quando tirei a MAF antiga tinha uma resistencia (penso que seja uma resistencia) acoplada. Retirei-a e coloquei na nova MAF. A minha dúvida tem a ver com a funcionalidade desta resistência. Para que serve?

Andei a ler alguns tópicos do forum sobre alguns TDI de 90cv terem um TGV. Não consegui chegar à conclusão se o meu carro tem ou não um TGV. Os TDI de 90cv de 2000 têm bomba de vácuo. Esta situa-se ao lado da N75? É que tenho ao lado da N75 uma peça que diz VAC Out. Desculpem a ignorancia mas sou um leigo na matéria.

Agradecimentos antecipados a todos,

cumprimentos
 
nao tenho bem a certeza mas acho ke essa reistencia ja tinha sido alguem ke tinha andado a inventar . . .
 
pois, provavelmente sim mas como não percebo nada disto... O que é um facto é que na MAF existe um desenho e duas conexões para ligar uma resistência. Logo tiro uma foto à MAF que lá estava e coloco aqui.
 
já alguém tirou a MAF do carro e viu se tem a tal resistência? E em relação ao turbo? Alguém que tenha um tdi de 90cv modelo de 2000 que me possa dizer se tem aquele componente?

cumps
 
Boas, eu tenho um desses tdi's 90 com tgv, já troquei a minh maf e era normalissima, e quando coloquei uma nova meti uma do tdi 130. Sinceramente não vejo que resistência tu estás a falar. Provavelmente com uma foto ajuda.

Abraço,
 
Esta é a MAF antiga. Pode-se ver que tem um desenho de uma resistência (ou díodo ou uma coisa do género) e duas ligações.



Alguém confirma que tem ou não a tal resistência?

Mollini,

Como é que viste que o teu carro tinha TGV? Já que és de Linda a Velha podíamos combinar um dia e ir tomar um cafézito e trocar umas impressões. Tou a trabalhar no Tagus.
 
é o simbolo de uma resistencia, mas deve significar a resistencia do proprio sensor! :?

Agora estou com uma dúvida: No fundo o que a MAF faz é medir o caudal de ar que entra para o motor, mas como o faz?