Ja tive quase todo o tipo de leds para carros alem de lanternas (porque as vendo) e para carros ainda n há a vende nenhum capaz de dar luz como deve ser.
Recentemente comprei uns H1 e alem de n caberem na entrada da óptica qd os consegui meter nao dão metade da luz dos de halogéneo.
Como no post anterior ao meu demonstra , existem leds capazes de ter mais luz que halogéneo mas a forma como as ópticas dos carros estão feitas é extremamente complexo fazer algo plug and play que de alguma luz.
Mesmo o led P7 da Seul so é capaz de fazer 900lumens a 2.8A tendo um fluxo luminoso na ordem dos 500lux o que comparando cm um halogéneo que faz 5000lux ainda fica aquém.
O que ja existe é no audi R8 V10 médios e máximos em led , utilizando lentes próprias e leds ainda mais potentes que este P7 (penso que usem o SSC 90) conseguem emitir mais luz que xénon ou halogéneo , fala se em cerca de 4000lumens a 9A (2250lux sem lentes) só que uma "lâmpada" feita cm um led destes mais reguladores de tensão dissipadores de calor (o led em si não emite calor mas a energia que ele usa sim gera bastante calor) ficaria bem acima de 200€.
A industria dos leds modifica tão depressa como a de informática muito pela sua ligação praticamente directa.
Cumps
Sim, sem duvida que a tecnologia Led está a ter grandes avanços, só mesmo comparável à industria da informática.
Em relação aos leds que a Audi usa... não sabia que usava leds SST-90.
Já agora, a mesma empresa que fabrica o led sst-90 já produz um led capaz de produzir 6000 lumens@6,3A...
Só em termos de comparação uma lâmpada de xénon 35W@4700Kº produz cerca de 3500 lumens.
Deixo aqui o link...http://www.luminus.com/content1454
Em relação às lanternas, tb possuo algumas, mas usam leds mais económicos, como por exemplo, leds da Cree XRE Q5, R2 ou mesmo os mais recentes XPG R5.
Consomem no máximo 1A e produzem pouco mais de 350 lumens para as mais recentes xpg r5, pode-se tb usar varias combinações destes leds de modo a produzir mais luz, mas penaliza-se na autonomia das baterias.
Cumps