Luz oleo piscar.

Boas amigos...
Tenho um Seat Ibiza 1.9d de 1997.
à um tempo para cá que volta e meia quando pego no carro a luz do óleo fica a piscar depois de ter ligado o carro, e sempre que esta luz fica a piscar fico sem manómetro de RPM's.
Pelo que li por aqui alguns dizem que é falta de pressão, outros dizem que é nível de óleo etc...
Já verifiquei o óleo a frio e quente e está sempre no nível aceite. quanto ao sensor de pressão não sei onde fica no meu motor.
alguém sabe a solução deste problema e se é grave andar assim?!

Desculpem se já existe este tópico aberto mas se houver agradecia que me o indicassem.

Abraço a todos!
 
grave é, pois se for realmente um problema mecânico e o carro te esteja a tentar avisar, tu não ligas ao aviso, mandas o motor parar o galheiro em minutos!
no teu caso media imediatamente a pressão do óleo antes de andar com o carro para mais algum lado.
 
Humm...se tens o óleo no nível creio que o problema pode estar em duas coisas: ou a válvula de medição está avariada (podem ocorrer maus contactos nos fios, uma vez sucedeu-me isso mas no óleo dos travões) ou a bomba de óleo já deu o que tinha a dar. O filtro está limpinho? Deve ser mudado em cada duas mudas de óleo.
 
no meu antigo 6k ja me aconteceu duas vezes, uma foi o copo que fica na bomba de oleo (carter) partiu e entupiu o canal..a segunda foi o sensor que fica no copo de suporte do filtro de oleo
 
Ok... vou verificar estas situações o mais rapido possivel.
outro problema que acontece em conjunto com este é quando a luz do oleo fica a piscar, antes não me liga a luz da resistencia, ou seja a sequencia quando tudo está a funcionar é:
liga a luz do oleo, bateria, resistencias... depois desliga a luz da resistencias e o carro liga e funciona tudo correctamente.

Quando funciona mal funciona da seguinte maneira:
liga a luz do oleo, bateria e da resistencias já não liga.... vejo-me grego para o carro ligar.... depois de o carro ligado fica a luz do oleo a piscar e fico sem conta rotações!

Que situação!!!!
 
Humm...se tens o óleo no nível creio que o problema pode estar em duas coisas: ou a válvula de medição está avariada (podem ocorrer maus contactos nos fios, uma vez sucedeu-me isso mas no óleo dos travões) ou a bomba de óleo já deu o que tinha a dar. O filtro está limpinho? Deve ser mudado em cada duas mudas de óleo.

o filtro de oleo é mudado em todas as mudas de oleo, o preço do filtro é insignificante e opto por o mudar sempre!
 
grave é, pois se for realmente um problema mecânico e o carro te esteja a tentar avisar, tu não ligas ao aviso, mandas o motor parar o galheiro em minutos!
no teu caso media imediatamente a pressão do óleo antes de andar com o carro para mais algum lado.

Como posso medir a pressão do oleo?!
 
Com um manómetro. Mas não te aconselho a fazê-lo sozinho. Existem locais no circuito de lubrificação específicos para se ligar lá um manómetro e medir.

Mas se as tuas luzes se baralham todas...isso cheira-me a problema elétrico :S

Lembrei-me agora: Quando acontece a segunda situação de ficares sem conta rotações etc, nenhum dos relés na caixa de fusiveis faz barulho tipo :"grrrrrr"...algo assim? Nessa situação ao dares à chave o motor vira ou nem sinal dá?
 
Last edited:
Com um manómetro. Mas não te aconselho a fazê-lo sozinho. Existem locais no circuito de lubrificação específicos para se ligar lá um manómetro e medir.

Mas se as tuas luzes se baralham todas...isso cheira-me a problema elétrico :S

Lembrei-me agora: Quando acontece a segunda situação de ficares sem conta rotações etc, nenhum dos relés na caixa de fusiveis faz barulho tipo :"grrrrrr"...algo assim? Nessa situação ao dares à chave o motor vira ou nem sinal dá?

Boas Renato,
nenhum dos relés faz um barulho esquezito tanto quando funciona bem como quando funciona mal.
o motor dá sempre sinal, mas como a luz das resistências nem liga e mesmo as resistências não ligam o carro vira o motor mas não liga!

Só por curiosidade... desde sexta feira ao final da tarde nunca mais me deu o problema, todas as luzes funcionam e está tudo ok!
Será a programação da chave?!

Abraço
 
A tua bateria está boa? Pode ter ido um vaso ao ar e pode estar a afetar o sistema elétrónico.

Mais uma possivel solução que vou verificar!

Em relação ao problema, andou 2 ou 3 dias bem... agora voltou ao mesmo! e o problema é que de manhã vejo-me grego para meter o carro a trabalhar!
Já me começo a passar com isto!
 
Back
Top