Luz nos pes apartir do plafonier

Só o que ia gastar de Gasóleo para ir a Alverca... lol
Eu experimentei tocar com o fio nas tiras metálicas (nas duas que tocam quando se liga a luz do plafonier), e aquilo não mandava luz para baixo...por isso é que fiquei na duvida se estava a fazer alguma coisa errada..
Se tocar com o fio nos filamentos com o fusível no sitio, não a risco de o queimar?
Mandas pm e se quiseres pomos isso a dar a patrão.
Não sou de Braga, mas de Gaia e não é muito longe.
 
Amigo isso é coisa simples de se fazer, tens 3 fios que ligam ao plafoiner, apenas precisas de 2, com o busca-polos procuras o positivo e o negativo, fazes um chante e ja esta, depois é so ligar as tiras de leds na outra ponta, ou plafoiners ou o que quiseres, tens é de ter em atençao que ao usar leds precisas da resistencia. Nao precisam de andar a soldar nada ao plafoiner, fazem as ligaçoes directamente nos fios e sem estragar o plafoiner...
 
Obrigado, eu as ligações já as passei todas, e até já preparei o cabo para ligar, só tinha era mesmo a duvida de como ligar os Leds a partir do plafonier..
Mas eu caso de duvidas, não me esqueço de te mandar pm :)

Mandas pm e se quiseres pomos isso a dar a patrão.
Não sou de Braga, mas de Gaia e não é muito longe.
 
Preciso de resistência? Eu tenho uma tira de Leds que comprei pelo Ebay, dá para ligar directamente assim, ou preciso de meter mais alguma coisa?
Já agora, o Negativo posso ligar a chapa do carro, ou convém ligar os dois nos mesmos fios? Ou seja usar os dois fios do plafonier...

http://www.ebay.com/itm/301045882812?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

não amigo... isso é corrente 12v e as próprias tiras dos led's ja vem com resistências incorporadas... e caso não queiras usar a tira toda tem sítios próprios onde cortar e voltar a soldar fios... as minhas são idênticas...
 
Preciso de resistência? Eu tenho uma tira de Leds que comprei pelo Ebay, dá para ligar directamente assim, ou preciso de meter mais alguma coisa?
Já agora, o Negativo posso ligar a chapa do carro, ou convém ligar os dois nos mesmos fios? Ou seja usar os dois fios do plafonier...

http://www.ebay.com/itm/301045882812?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649
Amigo a resistencia so se aplica caso uses plafoiners com leds, no caso de aplicares uma tira de leds podes liga-la directamente sem resistencia. quanto as ligacoes liga o + e o - nos fios do plafoiner, assim ficas com as ligaçoes no mesmo sitio caso precises mexer nelas de futuro, isso é simples.
 
quando o meu chegar da oficina vou fazer o mesmo, mas para ligar ao plafoiners é preciso tirar o forro do tecto para passar os fios?

não... basta tirares o plástico do pilar da frente e tirares o plafoiner fora pelos encaixes que ja consegues passar o fio.... basta 1 fio daqueles tipo de colunas....
 
ok obrigado amigo...já mandei vir 1metro de fita de led´s vermelhas que tamanha me aconselhas para cada lado amigo (condutor e pendura)?
 
Boas, para ficares com as luzes dos pés a acender como pretendes, tens de soldar dois fios directamente no plafonier. Abres o plafonier e soldas um fio em cada uma das chapas que ligam à lâmpada. Se ligares directamente aos fios do plafonier as luzes dos pés não ligam quando ligas o plafonier no botão.

Espero ter ajudado.
 
Tenho uma questão, são três fios, ou seja, o Negativo o Positivo e o outro? É o terra? Eu ao ligar só vou conseguir ligar o Positivo e Negativo, ou estou a fazer uma confusão do caraças?
 
Tenho uma questão, são três fios, ou seja, o Negativo o Positivo e o outro? É o terra? Eu ao ligar só vou conseguir ligar o Positivo e Negativo, ou estou a fazer uma confusão do caraças?

Amigo os carros nao tem fio terra, tem fio de massa xD
o plafoiner tem 3 fios sim. Penso que sejam 2 positivos e um negativo (massa), basta procurares o
positivo e o negativo com um busca polos e fazes a ligacao, sobra um fio.
 
Ou seja, tenho que apanhar um fio, que é o positivo, e o outro é o negativo que supostamente tem que estar em contacto com a chapa do carro, certo?
 
Last edited:
os 3 fios tenho quase a certeza que são: 12V permanente, massa e o sinal que vem do interruptor quando abres a porta. Se queres que acendam sem o temporizador da luz de plafonier liga ao que vem do interruptor. Só não sei se o que vem do interruptor faz circuito com a massa ou com os 12V.
 
o melhor mesmo é ligar/soldar directamente nas chapinhas onde encaixa a lâmpada...

quanto ao tamanho da tira de led's.... cerca de 10/12cm para cada lado é mais que suficiente... conta +/- 8 led's...
 
Back
Top