Luz de motor ibiza 6j 2.0tdi FR

Boas pessoal, hoje acendeu me a luz de motor no painel :cry: fui ver ao livro para ver o que dizia e é problemas com os gases de escape, lá dizia sonda lambda mas já me disseram que pode ser o FAP entupido, eu também penso que seja isso visto que o carro parecia estar entupido e antes da luz acender em autoestrada a puxar o carro via se que não era tão rápido a subir de velocidade e que não queria dar os 200km\h, mas ainda os deu :roll: mas daí também não deu mais :evil:

Gostava de saber se alguém me pode alertar do que será!?

cumps
 
tira a FAP fora, e manda anular eletronicamente, é menos um problema q tens :)

Pois tirar o FAP fora já está na minha lista a fazer no carro, só que só em setembro é que posso fazer e vou aproveitar e tirar também a panela do meio :rolleyes: a minha dúvida é se aquilo é mesmo a fap entupida ou a sonda lambda ou outra coisa pior :confused:
 
Eu fiz 700 da ultima /unica vez que me aconteceu :p
Mas como tinha um, vi o k era, n era imp, segui lol


Sent from my ...
 
700!? eheheeheh ;) já liguei ao vag com. Deu erro do FAP e sensores do FAP e também da egr. O mecânico disse para ir fazer uns quilómetros de autoestrada para ver se o FAP regenera, que se calhar desliguei o carro quando ele estava a fazer a regeneração e acendeu a luz, entretanto se voltar a acender para ir lá fazer uma regeneração(80€). Vamos ver se ele não acende para em Outubro saltar fora :cool:
Também me avisou para ir vendo o nível do óleo para ver se estava a passar gasóleo para o motor, que se assim fosse para parar logo o carro e não andar mais que podia partir o motor :confused:
 
Hmmm sensors de fap +egr + fap e egr em si n vai dar boa coisa... se tiveres garantia e na boa, se nao tiveres msm quaando tirares fora o sensor da fap tens de meter na msm pq se n continuas com o erro...

Sent from my ...
 
a serio? o mecânico disse que aquilo aconteceu por ter desligado o carro quando estava a fazer a regeneração e falou que o erro da egr devia de ser também por causa disso, se tivesse garantia já tinha posto o carro na seat.
Será que posso andar com o carro até Outubro? que é quando vou remover a FAP ou troco já os sensores? estou com receio de poder estragar mais algum componente com o adiar de retirar o FAP...
 
A luz da regeneração é uma luz que parece um escape. É muito diferente da luz de motor.
A egr e fap pela minha experiência vão dando sinais pela luz de resistência (parece uma mola) e mais tarde pela de motor. O problema do sensor de pressão da fap tb tem o msm sintoma...
Só vendo os erros que te apareceram.
Agora se não tens erros no painel anda uns km. Se voltar a aparecer erros entras em despesas :p
 
No meu 1.4TDI acendeu a luz do motor 1 mês depois de acabar a garantia.
Fui à SEAT e disseram que se tratava de um sensor de gases do DPF. Só sei que me levaram 90€.

A partir daí o carro até ficou mais solto em baixas antes de entrar o turbo.

Cá para mim o sensor já vinha com defeito de fabrico...
 
a luz de regeneraçao so aparece kuando ja tens a fap a 75 por cento entupida!!
a isso xama-se a regenera+ao forcada!!!
a regeneraçao acontece mais ou menos de 300 em 300km e nao acende nada!so notas no relantin e ao largar o acelarador ele fica 1 pouco acelarado mas mal notas!!!
a luz do motor ja me aconteceu acender mas foi em kuanto k nao tinha anulado electronicamente e ja a tinha desmiolado!!
 
a luz de regeneraçao so aparece kuando ja tens a fap a 75 por cento entupida!!
a isso xama-se a regenera+ao forcada!!!
a regeneraçao acontece mais ou menos de 300 em 300km e nao acende nada!so notas no relantin e ao largar o acelarador ele fica 1 pouco acelarado mas mal notas!!!
a luz do motor ja me aconteceu acender mas foi em kuanto k nao tinha anulado electronicamente e ja a tinha desmiolado!!

A luz da fap acende quando tu interrompes duas vezes o processo de regeneração.

A regeneração tanto pode acontecer de 300 em 300, como de 1000 em 1000... Tudo depende do circuito, velocidade, gasóleo etc etc que usas.

Regeneração forçada é quando és tu a obrigar o carro a fazê-la através de vagcom por ex.

Se algum dia tivesses 75 por cento da fap entupida acho que já nem uma regeneração conseguias/devias fazer porque corrias o risco de incendiar o carro. Com esse nível de entupimento ou trocas a fap ou, salvo erro, podes mandar limpar. De qualquer das formas, para uma fap chegar a esse nível de entulho alguma coisa já não andava bem.

Sent from my LG Optimus One P500 using Xparent BlueTapatalk 2
 
A luz da fap acende quando tu interrompes duas vezes o processo de regeneração.

A regeneração tanto pode acontecer de 300 em 300, como de 1000 em 1000... Tudo depende do circuito, velocidade, gasóleo etc etc que usas.

Regeneração forçada é quando és tu a obrigar o carro a fazê-la através de vagcom por ex.

Se algum dia tivesses 75 por cento da fap entupida acho que já nem uma regeneração conseguias/devias fazer porque corrias o risco de incendiar o carro. Com esse nível de entupimento ou trocas a fap ou, salvo erro, podes mandar limpar. De qualquer das formas, para uma fap chegar a esse nível de entulho alguma coisa já não andava bem.

Sent from my LG Optimus One P500 using Xparent BlueTapatalk 2

a minha nunca xegou a esse ponto!!!comprei o carro e passado 1 mes desmiolei logo!!
eu disse o peixe k me venderam a mim!!!1 casa de centralinas especializada em anulacoes de faps k foi k me disseram!!
e nao tem a ver com o gasoleo mas sim com o tempo!!! de x em x dias faz uma regenaraçao!!no meu caso calhava sempre de 300 em 300km!!!
a luz da fap so acende quando é uma regenaraçao k xega a um entupimento elevado!
desliguei varias vezes e ela estava a trabalhar,alias nunca esperei k acabasse e nunca me acendeu!!nao sei se é 75 por cento mas sei k ja é num nivel extremo!! o meu é de 2009 mas o 1º modelo!! e nunca acendeu essa luz da fap!!e ouvi a trabalhar bastantes vezes mxm!!
so me acendeu quando desmiolei e ainda nao tinha anulado electronicamente!!

mas tb deve variar de modelo pra modelo!!nao sei:)
 
Last edited:
a minha nunca xegou a esse ponto!!!comprei o carro e passado 1 mes desmiolei logo!!
eu disse o peixe k me venderam a mim!!!1 casa de centralinas especializada em anulacoes de faps k foi k me disseram!!
e nao tem a ver com o gasoleo mas sim com o tempo!!! de x em x dias faz uma regenaraçao!!no meu caso calhava sempre de 300 em 300km!!!
a luz da fap so acende quando é uma regenaraçao k xega a um entupimento elevado!
desliguei varias vezes e ela estava a trabalhar,alias nunca esperei k acabasse e nunca me acendeu!!nao sei se é 75 por cento mas sei k ja é num nivel extremo!! o meu é de 2009 mas o 1º modelo!! e nunca acendeu essa luz da fap!!e ouvi a trabalhar bastantes vezes mxm!!
so me acendeu quando desmiolei e ainda nao tinha anulado electronicamente!!

mas tb deve variar de modelo pra modelo!!nao sei:)

http://www.seatcupra.net/forums/showthread.php?t=263734

:)

Sent from my ...
 
Mas sentiste o carro mais solto antes do turbo entrar depois de desmiolarem o DPF? Já me disseram mecânicos da própria SEAT que o único mal deste 1.4 TDI é mesmo o filtro, que torna o carro mais preso.
 
Mas sentiste o carro mais solto antes do turbo entrar depois de desmiolarem o DPF? Já me disseram mecânicos da própria SEAT que o único mal deste 1.4 TDI é mesmo o filtro, que torna o carro mais preso.
sim sentes bem mais solto antes do turbo e tb depois!!o meu ate ta demasiado solto pra 1.4tdi!150cv
 
Sim, mas esses 150cv são à custa do turbo.

Estou a falar em rotações antes do turbo entar, nomeadamente antes das 1500rpm que é onde sinto o carro mais morto.
 
Back
Top