Luz de ABS e TCS acendem ocasionalmente

Boas pessoal,
Antes de mais não sei se já existe algum tópico semelhante (dei uma vista de olhos mas não encontrei nada), por isso aqui vai.
Tenho um Ibiza Sport de 2000 com 130.000km e de algumas semanas para cá acende ocasionalmente a luz de ABS, o que origina que a luz do TCS também acenda. Os travões continuam a funcionar e depois de o desligar e voltar a ligar apaga-se a luz do TCS e a luz do ABS mantém-se acesa durante mais um bocado apagando-se em andamento por si própria. Não há qualquer regularidade nesta situação, tanto podendo acender em andamento rápido como em pára-arranca ou até parado ao ralenti e na maior parte das vezes nem acende.
Noto também que ocasionalmente (nem sempre acende a luz) vem do motor uma espécie de ranger (à falta de melhor termo), da zona genérica onde está a bomba de travões (lado direito do compartimento do motor quando visto de frente).
Na próxima 3ª-feira vai para a oficina para reapertar a cabeça do motor (queimou a junta há 1.500km atrás):cryy: e vou pedir para eles também verificarem esta situação, mas aceito desde já sugestões sobre o que poderá ser.

Obrigado antecipadamente!
 
Boas, confirma se o filamento do fusivel do ABS esta bom ou se esta partido e a fazer mal contacto como ja me aconteceu...
 
Acho que já apareceu ai mais alguém com o mesmo problema!

Pode ser uma avaria a nível de ABS, o sensor de uma roda (por ex.), daí a luz do TCS também acender...

Mas primeiro que tudo, tal como disse o hugoprod, vê os fusos. Depois liga o vagcom para ver erros...
 
Amanhã vou ver essa possibilidade do fusível. De qualquer maneira vai para a oficina na 3ª-feira.

Thanks!
 
o meu fazia o mesmo , só que quando tava aceso ele travava sem abs , e era do sensor de travao. ah e quando as luzes tavam ligadas , as luzes atras nao acendiam
 
O meu faz exactamente a mesma coisa, o VAG-COM diz que é o sensor de ABS da roda traseira do lado direito.
 
Boas,
O meu fez isso tambem, mas no meu caso, berrou o alternador. E como já não carregava a bateria acendia de vez em quando a luz do abs e tcs.Depois de por um alternador novo nunca mais acendeu ;)
cumps
 
Boas,
O meu fez isso tambem, mas no meu caso, berrou o alternador. E como já não carregava a bateria acendia de vez em quando a luz do abs e tcs.Depois de por um alternador novo nunca mais acendeu ;)
cumps


Essa é mesmo estranha...
Ou o problema continua lá e é só uma questão de tempo até voltar a acender, ou é outra demonstração de excelente qualidade de construção e as ligações para as indicações do quadrante estão trocadas.
 
Essa é mesmo estranha...
Ou o problema continua lá e é só uma questão de tempo até voltar a acender, ou é outra demonstração de excelente qualidade de construção e as ligações para as indicações do quadrante estão trocadas.

Boas, Lá estranho é...mas esqueci-me de referir uma coisa. A luz do ABS/TCS acendia quando ligava o AC :) :) :) ...parece mentira. Talvez porque a bateria já não tinha potencia para ligar tanta coisa. Mas depois de alternador novo nunca mais aconteceu. E espero bem que o problema tenha sido esse ;)
cumps
 
Problema Resolvido

Boas pessoal,
Finalmente consegui resolver o problema da luz de ABS e do TCS que de vez em quando acendiam.:D
Reparei que o problema só surgia quando chovia ou depois de lavar o menino (mais especificamente as jantes) o que me deixou a pensar que o problema devia estar num dos sensores das rodas, conforme vários de vocês já tinham indicado.
Teste:
Fui hoje ao Elefante Azul, deixei o carro ligado e encharcei cada uma das rodas (o carro ficou sujo na mesma, mas pelo menos fiquei com as cavas brilhantes) e de cada vez ia ver o painel de instrumentos para ver se as luzes acendiam. Bingo... na roda da frente direita acendeu as luzes.

Verificação:
Tirei lhe a roda da frente e deparo me com o cabo do sensor todo comido por entrar em contacto com a roda. Parece que o dono anterior mudou as molas e ao remontar tudo prenderam o cabo de forma errada, pelo que ficou muito próximo da jante e com o tempo o isolamento foi sendo desgastado até chegar ao cobre. Sempre que esta parte do cabo ficava molhada fechava o circuito eléctrico e acendia as luzes no painel.

Resolução:
Cortei o cabo na zona afectada, tirei lhe um pedaço do isolamento e voltei a ligá-lo com uma pequena caixa de junção, cobrindo tudo com fita adesiva industrial. Depois fixei o cabo da forma que me parece correcta, usando os suportes na própria torre do amortecedor. Montei a roda e voilá.
Penso que não irá voltar a acontecer o cabo ser desgastado pelo movimento da roda.

De qualquer maneira ainda tenho de tirar a roda da frente esquerda para ver se está tudo O.K. desse lado. Hoje já não tive tempo.

Cumps e muitos e bons quilómetros!
 
Boas, pode até nem ter nada a haver, mas eu tenho 1 Ibiza 6L Tdi 130Cv e qd meto pneus de medidas diferentes (atrás/frente), tb me começam a acender essas luzes. A explicaçao lógica q vejo para isto é como as rodas de frente ficam c um diametro diferente das de trás, "baralha" os sensores do TCS q funciona em conjunto c o ABS, dando a informação de q as rodas n estao a rodar por igual, logo, assume q estejam a derrapar e baralha o sistema todo....
Já passei por essa experiencia 2 vezes, da primeira vez n sabia e meti pneus de baixo perfil á frente e "normais" atrás, mal saí da oficina vi logo q algo estava mal.... anos depois, voltei a cometer o mesmo erro, Baixo perfil á frente e "normais" atrás... Parecia uma arvore de Natal :)


Boas pessoal,
Antes de mais não sei se já existe algum tópico semelhante (dei uma vista de olhos mas não encontrei nada), por isso aqui vai.
Tenho um Ibiza Sport de 2000 com 130.000km e de algumas semanas para cá acende ocasionalmente a luz de ABS, o que origina que a luz do TCS também acenda. Os travões continuam a funcionar e depois de o desligar e voltar a ligar apaga-se a luz do TCS e a luz do ABS mantém-se acesa durante mais um bocado apagando-se em andamento por si própria. Não há qualquer regularidade nesta situação, tanto podendo acender em andamento rápido como em pára-arranca ou até parado ao ralenti e na maior parte das vezes nem acende.
Noto também que ocasionalmente (nem sempre acende a luz) vem do motor uma espécie de ranger (à falta de melhor termo), da zona genérica onde está a bomba de travões (lado direito do compartimento do motor quando visto de frente).
Na próxima 3ª-feira vai para a oficina para reapertar a cabeça do motor (queimou a junta há 1.500km atrás):cryy: e vou pedir para eles também verificarem esta situação, mas aceito desde já sugestões sobre o que poderá ser.

Obrigado antecipadamente!
 
Back
Top