Limitador de RPM pelo ESP - 6J

Boas,

Tenho um 1.6 TDI 90 common-rail com 72000 sem problemas nenhuns. Ontem um amigo meu sentou-se no carro e acelerou a fundo e eis que as rotações não passaram das 2500 aproximadamente.
Assustei-me e fui dar uma volta com o carro e aparentemente tudo bem. Nada de avisos no quadrante, nada de barulhos, nada de perdas de potência com mudanças engrenadas... Tudo normalíssimo!
Voltei a parar o carro, piso a embraiagem e corta de novo naquela barreira das 2500.
Desliguei o ESP e... voilá! Acelera até ao red-line sem problemas nem cortes. Ligando o ESP de novo volta a cortar.
Imagino que seja uma medida de prevenção por parte da VAG porque sabe-se que estes motores morrem muito em baixas e o controlo de tracção teria de cortar muito torque se desse para arrancar às 5000rpm. O carro ía certamente abaixo.
Alguém já tinha detectado esta situação num 6J (ou noutro)?
Para quem vier aqui procurar que não se assuste pois aparentemente não é defeito, é feitio.
Confirmo na Seat quando for fazer a revisão dos 75...
 
No meu já me tinha apercebido dessa situação. Sinceramente não me apercebi em que situações foi nem me preocupei muito com isso porque como me aconteceu apenas com o carro parado, assumi que seria um limitador qualquer. Mas não me acontece sempre sempre sempre! Isso é que ainda não percebi..

Penso que terá a ver com a temperatura a que se encontra o motor. Será?

Pelo menos há alturas que não me acontece, mesmo com o ESP ligado. ;)
 
mas nem sempre corta rotaçao, uam vez ou outro reparo k nao em corta rotaçao, e com o caror parado e desengatado ele excede as 3000rpm indo ao corte se eu kiser

isos da limitaçao de rppm é tipo uma norma segurança
 
isso do corte de rotaçao é normal em todos os 6J, no meu 6J 1.9 acontece ás 3000rpm
Eu tenho um 6J e nunca me apercebi disso. estamos a falar de cortar com o carro parado e acelerarmos certo?
o meu corta é a velocidade a 200 tal como ja criei aqui um topico quando me apercebi disso.
 
basicamente pensa assim se arrancares a mais de 2500rpm provavelmente o carro vai patinar e não tem interesse... iria entrar o tcs em acção e seria gasoleo desperdiçador...

quanto ao limitador bem é verdade... e pelo que parece nas repros nos 1.6 nao se pode aumentar o limitador de velocidade máxima porque se nao as temperaturas aumentam muiiito
 
Supostamente estás a falar para a versão 105cv, é que os de 90cv estarem com aquela cavalagem e não passarem dos 180 km/h é um bocado xunga, não é que me faça grande diferença, mas....:rolleyes:

Isso do limitador de rotação em ponto-morto acho que também é um pouco para os descuidados e para não estarem a sobreaquecer o motor parados, para prevenir problemas, pois à pessoal que é maluco e que já deve ter acontecido estarem parados a puxar ao redline, por divertimento..:lol:
Sendo que o limitador assim impede que andem a dar cabo do motor para depois a garantia cobrir, mas isto também é preciso não ter amor pelo dinheiro e pelo carro, sei que podem, por exemplo meter a primeira e andarem em red line, mas prontos...:D
 
Last edited:
Tenho um 6J 1.4 TDI e vou partilhar a minha experiência:

Já me tinha apercebido desse corte em ponto morto, mas no meu chega às 4000rpm.

Entretanto fiz repro. Nunca mais experimentei a ponto morto, no entanto o carro corta às 45000rpm o que achei um pouco cedo, mas tudo bem... medidas de segurança.

Outra coisa que reparei é que o motor não desenvolvia muito antes das 2000 rpm e mesmo em primeira, acontecia algo difícil de explicar. Ao fazer ponto de embraiagem o carro acelerava de uma forma linear, mas quando chegava às 1500 rpm parecia que quanto mais carregava no pedal, menos desenvolvia. Nas outra mudanças já não acontecia tanto isso. Cheguei a falar aqui no fórum e nunca me souberam explicar. Sempre pensei que seria a FAP a abafar o motor.

Até ao dia (há bem pouco tempo) que me lembrei de desligar o ESP e andar assim uns tempos.

Surpresa!!! Parecia que tinha feito uma nova reprogramação. O carro responde muito melhor desde baixas rotações, já não tenho o problema em 1ª mudança, o lag que existia ao acelerar deixou de existir e o motor está muito mais linear à resposta do acelerador, coisa que não acontecia antes (até parecia que antes tinha turbo de geometria fixa, o que não é verdade, porque é de geometria variável).

E para surpresa minha, agora só corta às 5500rpm, um pouco já dentro do redline, algo que só fiz uma vez sem estar a contar.

Resultado: um motor muito mais agradável de conduzir, muito mais linear, com a desvantagem de gastar um pouquinho mais, mas compensa totalmente a nível do prazer de condução em cidade.

A meu ver algo se passa com o ESP, pelo menos do meu modelo, dando-me mesmo a sensação que não perderam muito tempo a programa-lo como deve ser para o meu motor 1.4 TDI.

Tenho é que ter cuidado, porque assim a embraiagem é capaz de ceder mais depressa.
 
Eu também tenho esse problema de em 1ª o carro após as 1500rpm não puxar nada, como se tivesse algo a impedir de subir, já nas outras sobe mais ou menos bem, pelo menos sem ser de igual forma...
Tenho de testar essa de desligar o ESP, mas no teu caso cada vez que travas ele não o volta a ligar? No meu pelo que reparei ele liga-o cada vez que toco no travão...
 
Eu também tenho esse problema de em 1ª o carro após as 1500rpm não puxar nada, como se tivesse algo a impedir de subir, já nas outras sobe mais ou menos bem, pelo menos sem ser de igual forma...
Tenho de testar essa de desligar o ESP, mas no teu caso cada vez que travas ele não o volta a ligar? No meu pelo que reparei ele liga-o cada vez que toco no travão...

É mesmo essa sensação. Agora imagina no meu velhinho 1.4 TDI...

O meu mantém-se sempre desligado. Só volta a ligar se eu carregar no botão ou quando desligo e volto a ligar o carro.

É tipo launch control, só que não faz boost! LOL

Ahah Tipo isso, mas no meu vai até às 4000 rpm.
 
Eu tenho um 6J e nunca me apercebi disso. estamos a falar de cortar com o carro parado e acelerarmos certo?
o meu corta é a velocidade a 200 tal como ja criei aqui um topico quando me apercebi disso.
sim é isso, carro parado e desengatado e aceleramos e limita a rotaçao a um X valor, a mim é ás 3000rpms
 
A malta dos 6J que se prenuncie depois. Estou curioso!!

É uma pena se o ESP "estrangular" assim tanto o motor.
 
Back
Top