Legalidade divisoria central 6k2 (rede/grade)?

Boas, não sei se aqui alguém já perguntou o mesmo ou se existe um tópico sobre o mesmo (acredito plenamente que exista, pois é uma dúvida que muita gente tem), mas a verdade é que não consegui encontrar nada a este respeito
peço desculpa se já existe um tópico bem esclarecedor

mas é o seguinte, o que é e não é legal para se colocar como divisoria central?

descobri hà dias que o acrílico que vem de origem no concessionário não é legal (pelo que dizem nas inspecções), que colocam isso para os vender na altura

depois temos a grade em ferro que sem dúvida alguma é legal porque protege o condutor de objectos que possam-se decolar com uma travagem ou acidente

mas disseram-me também que é legal rede com menos de 5cm de furo (ou seja, espaçamento pequeno)
pudemos ter então esta dita rede com as nossas amigas abraçadeiras de fita plásticas? (é que a meu ver não me parece que seja assim tão linear quanto isso)

alguém que já se tenha informado sobre estas legislações ou saiba?

obrigado ;)
 
não percebo -.-
um rapaz de um centro de inspecções disse-me que o acrílico era ilegal, há quem diga que não (...)

isto não faz sentido, então compramos um carro original na marca e ele vem logo ilegal?

eu sei que a grade é a mais legal

mas a rede também é de todo ilegal?
(se tiver menos que os tais 5cm de espaçamento?)
esse rapaz disse que não xd
 
a legalidade do acrilico não tem nada a ver com ser 6k2 ou 6L
o acrilico foi proibido a partir de um certo ano (acho que é 2004) todos os carro que sairam até esse ano com acrilico estão legais e a partir daí começaram a sair com a rede metálica.
quem tem um carro com acrilico pode colocar rede metalica pois é o que é legal neste momento.
quem tem um carro com rede metálica e coloca acrilico está ilegal pois o ano do carro é posterior à data em que o acrilico foi proibido.
para os carros mais antigos é igual terem acrilico ou grade metalica, para os mais novos é que só podem ter a rede metálica pois é o que é permitido por lei actualmente.
dou aqui uns exemplos
6L sport de 2002 que vem com acrilico, está legal e se o dono colocar rede metálica continua legal.
6L fr de 2005 que vem com rede metálica, está legal mas se o dono colocar acrilico está ilegal.
6k2 tdi 110cv que vem com acrilico, está legal mas se o dono colocar rede metálica continua legal.
6k é o mesmo do 6k2

o uso de rede elástica é que tem de obdecer a certos parametros do tamanho dos quadrados e na minha opinião acho que a policia pode implicar sempre pois aquilo segurança é coisa que não inspira.
o separador tem o propósito de evitar que alguma mercadoria venha disparada para a frente.
 
muito obrigado pela tua resposta joao mateus ! [emoji108]

foi sem dúvida bastante esclarecedora e respondeu a todas as questões que eu tinha ;)

é que cada um diz uma coisa e torna-se confuso saber o que de facto é 100% verdade ou não
até nos centros de inspecções se enganam pelos vistos também (...)

assim já fica aqui a ajuda para mais alguém que tenha as mesmas dúvidas!

muito obrigado ! ;)
 
Eu tenho um 6k e ah cerca de 3 anos tinha rede elástica e na inspeção foi anotação e ele na altura falou k ou rede metálica com espaçamento dos buracos de 5cms ou acrílico! Atenção k foi a 3 anos! Mas como o João Mateus explica deve ser o mais correto
 
a legalidade do acrilico não tem nada a ver com ser 6k2 ou 6L
o acrilico foi proibido a partir de um certo ano (acho que é 2004) todos os carro que sairam até esse ano com acrilico estão legais e a partir daí começaram a sair com a rede metálica.
quem tem um carro com acrilico pode colocar rede metalica pois é o que é legal neste momento.
quem tem um carro com rede metálica e coloca acrilico está ilegal pois o ano do carro é posterior à data em que o acrilico foi proibido.
para os carros mais antigos é igual terem acrilico ou grade metalica, para os mais novos é que só podem ter a rede metálica pois é o que é permitido por lei actualmente.
dou aqui uns exemplos
6L sport de 2002 que vem com acrilico, está legal e se o dono colocar rede metálica continua legal.
6L fr de 2005 que vem com rede metálica, está legal mas se o dono colocar acrilico está ilegal.
6k2 tdi 110cv que vem com acrilico, está legal mas se o dono colocar rede metálica continua legal.
6k é o mesmo do 6k2

o uso de rede elástica é que tem de obdecer a certos parametros do tamanho dos quadrados e na minha opinião acho que a policia pode implicar sempre pois aquilo segurança é coisa que não inspira.
o separador tem o propósito de evitar que alguma mercadoria venha disparada para a frente.

Esta correcto, e apesar de alguns centros nao implicarem informo. Vejo muitos 6k e 6k2 com rede elastica tipo dos depositos das motas. Tambem tinha nunca tive problemas ate ir a outro centro e vir anotado na folha verde. Segundo a lei, nao pode passar nenhum objecto com mais de 5cm de aresta entre linhas horizontais da grelha. Se medirem as dos 6L podem costatar isso. Muitos usam aquelas vedações de jardim cortam e aplicam.

Sent from my GT-P5100 using Tapatalk 2
 
Digo isto porque montei uma este fim de semana no meu 6k2, e não dava muito jeito que tivesse mais de 5cm, apesar de a olho nu, parecer ter mais.
 
Digo isto porque montei uma este fim de semana no meu 6k2, e não dava muito jeito que tivesse mais de 5cm, apesar de a olho nu, parecer ter mais.

a grade do 6L tem +- 11cm x 4cm (horizontal x vertical).
o que interessa é não passar um cubo de 5cm por 5cm o que realmente não consegues passar lá
 
Back
Top