Jantes: Rigidez vs Leveza


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Review em alta resolução http://rapidshare.com/files/146913352/OPTIONMagArticle-English1.pdf
 
Qual é a conclusão q se tira disto?

Lê a ultima parte da report, na caixa negra do lado esquerdo.

Resumindo, nem sempre as mais leves são a melhor opção quando se quer performance, a rigidez é um factor a ter em conta, já que com muito pouco peso a rigidez é afectada na mesma proporção, não conseguindo tirar partido da maxima performance do carro, dado que a jante torce (podes ver na foto com as duas jantes a par, os circulos servem para demonstrar o quanto o pneu se moveu devido á torção da jante) devido ás forças G, e afecta o grip do veiculo, tendo de se mexer no setup aerodinamico, elevando a carga aerodinamica, para se ter a mesma performance que numa jante mais rigida, diminuindo assim os tempos em pista.
 
Lê a ultima parte da report, na caixa negra do lado esquerdo.

Resumindo, nem sempre as mais leves são a melhor opção quando se quer performance, a rigidez é um factor a ter em conta, já que com muito pouco peso a rigidez é afectada na mesma proporção, não conseguindo tirar partido da maxima performance do carro, dado que a jante torce (podes ver na foto com as duas jantes a par, os circulos servem para demonstrar o quanto o pneu se moveu devido á torção da jante) devido ás forças G, e afecta o grip do veiculo, tendo de se mexer no setup aerodinamico, elevando a carga aerodinamica, para se ter a mesma performance que numa jante mais rigida, diminuindo assim os tempos em pista.


Jantes mais leves sao uteis num drag por ex, na aceleraçao inicial.

A nivel de curvas as jantes mais rigidas sao mais eficazes, e até a nivel de travagem.
 
Jantes mais leves sao uteis num drag por ex, na aceleraçao inicial.

A nivel de curvas as jantes mais rigidas sao mais eficazes, e até a nivel de travagem.

Quantas pessoas conheces que fazem competição em drag?

Já nos setups que a maior parte dos users deste forum faz é para uso estradista, daí as escolhas de jantes que fazem serem uma má escolha, como por exemplo umas Superlegera, ou algo do género, por isso é que os Cupras (Leon/Ibiza) saem com umas jantes bastante rigidas, para o pneu não se "passar" na jante.
Por isso é que eu me abstenho de comentar a maior parte dos setups dos users, pois muitos não fazem a minima ideia do que é acertar um carro.
 
Quantas pessoas conheces que fazem competição em drag?

Já nos setups que a maior parte dos users deste forum faz é para uso estradista, daí as escolhas de jantes que fazem serem uma má escolha, como por exemplo umas Superlegera, ou algo do género, por isso é que os Cupras (Leon/Ibiza) saem com umas jantes bastante rigidas, para o pneu não se "passar" na jante.
Por isso é que eu me abstenho de comentar a maior parte dos setups dos users, pois muitos não fazem a minima ideia do que é acertar um carro.


A review foi feita num carro de +300cv, a ser testado numa pista, nos limites.

Pra utilizaçao que a maioria dos users do forum dao ao carro, as Ultraleggera e Superleggera aguentam-se bem
 
A review foi feita num carro de +300cv, a ser testado numa pista, nos limites.

Pra utilizaçao que a maioria dos users do forum dao ao carro, as Ultraleggera e Superleggera aguentam-se bem

Pois, tens razão.

Mas agora estabelece lá um calculo relação peso/potencia entre um FR Van e o Nissan da report e vês que o FR com 210/220, como muitos têm, não fica muito longe, e muitos andam com os carros muito perto do limite.

Num projecto as Ultraleggera e Superleggera ficam bonitas sim senhor, e cada projecto é um projecto, e todos eles são válidos, quer se goste ou não, o que importa é o gosto do utilizador, mas daí a escolherem uma jante só porque pesa menos 7/8 kgs, para fazerem melhor preformance, isso não é fazer setup a um carro, quando ele é para uso num "circuito" cheio de curvas como são as estradas, e até para travar a distancia é mais longa.
 
Pois, tens razão.

Mas agora estabelece lá um calculo relação peso/potencia entre um FR Van e o Nissan da report e vês que o FR com 210/220, como muitos têm, não fica muito longe, e muitos andam com os carros muito perto do limite.

Num projecto as Ultraleggera e Superleggera ficam bonitas sim senhor, e cada projecto é um projecto, e todos eles são válidos, quer se goste ou não, o que importa é o gosto do utilizador, mas daí a escolherem uma jante só porque pesa menos 7/8 kgs, para fazerem melhor preformance, isso não é fazer setup a um carro, quando ele é para uso num "circuito" cheio de curvas como são as estradas, e até para travar a distancia é mais longa.

Também concordo.

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