Jantes, Peso VS Diametro

Boas pessoal

Prentendo saber o seguinte, o que é mais importante a nivel de performance, o peso da jante ou o seu diametro?

Isto é o diametro já todos percebemos que influencia o andamentom quanto maior for a jante, mais voltas tem de dar para fazer X velocidade ou Rotação.

Relativamente ao peso, tenho uma duvida, será por pouparem 5klg por jante ou seja 20klg, que o carro vai andar assim tanto mais? o peso da jante tem alguma coisa haver com o peso total do carro ou pelo peso que faz no eixo?

será que me fiz entender?

Abraço
 
afinal ficaste a pensar no assunto :rir::rir:

o diâmetro de jante 16 com pneu 45, e de jante 17 com pneu 40, é praticamente o mesmo..por isso não vás por aí..

como é óbvio, na minha opinião, o peso influencia e muito o andamento do carro..o meu carro com o conjunto 17 (21kg) e com o conjunto 16 (16kg) nem parece o mesmo..são mais de 15km/h de diferença em ponta :drool::drool:

li algures num fórum estrangeiro que por cada "pound of weight" que tires ao conjunto jante/pneu, corresponde ao dobro do peso se estivesse noutra parte qualquer do carro...

Ps: 1 pound of weight = 0,5kg aproximadamente

mas os entendidos nas patas leves que falem :D
 
faroka era ai que queria chegar, ou seja o peso da jante, é diferente do mesmo peso noutra parte qq do carro, ou seja o peso exercido no eixo juntamente com o diametro faz milagres, 16 ultraleggera 195/45/16 deve ficar um mimo no polo :D
 
ora nem mais..

mas continuo adepto dumas jantes bonitas..meter só por ser leve não..

o que vale é que já andam aí algumas bem levezinhas e bonitas :D:D
 
Penso k o peso da jante seja reflectido pela inercia ao movimento da mesma... Dai ter uma relação diferente com o peso(tara) do veiculo... Nota-se mais umas jantes pesadas do k um gajo gordo ao lado....
 
há uns tempos atrás tambem tive essas duvidas relativamente á relação peso/performance.

cheguei a uma conclusão:
em carros exactamente iguais as diferenças são minmas.
pela minha experiencia: 2 a3 com jantes superleggera 16 205/55/16 e outro com as jantes s-line 17 225/45/17 posso te dizer que é lado a lado e em velocidade de ponta o da jante 17 vai na frente.

peso exacto das superleggera em 16x7 é de 6,6 kg e o pneu pesa 8 kg

peso exacto do conjunto jantes e pneu 225/45/17 21,9 kg com 9 kg de pneu.

é tudo uma questão de comprossimo pois é impossivel ter tudo numa só jante.

eu prefiro ter o "look" de origem do que andar com umas jantolas "racing" e cada vez que sou mandado parar pela bofia tenho logo escrito na testa "tenho o carro todo mexido"

as superleggera são excelentes jantes para teres como segundas jantes ;) tens as de origem e depois tens a "jantola do andamento"

just my 2cent
 
não podes comparar 2 carros com jantes diferentes pois não há carros iguais..

ao testar tem de ser no mesmo carro, tal como eu fiz..acredita, nota-se e nota-se BEM!
 
afinal ficaste a pensar no assunto :rir::rir:

o diâmetro de jante 16 com pneu 45, e de jante 17 com pneu 40, é praticamente o mesmo..por isso não vás por aí..

como é óbvio, na minha opinião, o peso influencia e muito o andamento do carro..o meu carro com o conjunto 17 (21kg) e com o conjunto 16 (16kg) nem parece o mesmo..são mais de 15km/h de diferença em ponta :drool::drool:

li algures num fórum estrangeiro que por cada "pound of weight" que tires ao conjunto jante/pneu, corresponde ao dobro do peso se estivesse noutra parte qualquer do carro...

Ps: 1 pound of weight = 0,5kg aproximadamente

mas os entendidos nas patas leves que falem :D

Olhaste pa velocidade em vez de olhares pa rotação? lol

Provavelmente o velocimetro ficou com menos erro dai os menos 15km/h...
 
Olhaste pa velocidade em vez de olhares pa rotação? lol

Provavelmente o velocimetro ficou com menos erro dai os menos 15km/h...

tás enganado...eu olho sempre para a rotação!

faz praticamente a mesma velocidade à mesma rotação :weedman:

além de que testei com um carro ao lado em ambas as situações e não tem comparação possível!
 
Penso que existe alguma confusão sobre esta questão do peso das jantes...

Então vamos lá ver a roda tem um movimento conjugado (plano), logo o carro para se mover tem que vencer:

- a inércia da translação, a qual depende unicamente do peso da jante;

- a inércia de rotação, a qual depende obviamente do seu peso, mas também da distribuição do peso na jante! Podemos ter portanto jantes 17 com 6kg com maior inércia que uma de 15 de 10kg!

Tal como jantes 17 com o mesmo peso e inércia de rotação diferentes...

Isto claro presumindo que a diferença de diâmetros é mínima :)
 
Essa esplicação esta porreira...

eu penso em ... Inercia= Massa x Distancia^2
adaptado duma outra formula...

Logo ao termos uma jante maior temos uma concentração de massa mais proximo do limite de periferia.. e como tal uma distancia ao centro maior ... está como é função quadratica... ja da pa ver...

ate os pneus que ao serem mais baixos tem um reforço maior e tambem mais proximo da periferia

por isso jantes mais pequenas sempre menos inercia...

claro que se quisermos 17 o melhor é por as mais leves possivel...

Este mesmo principio usa-se em muitas coisas tais como o porque duma Viga Em I metalica um pouco mais alta mas muito mais leve que uma quadrada maciça resistir a mesmo carga +-..

Abraços
 
tás enganado...eu olho sempre para a rotação!

faz praticamente a mesma velocidade à mesma rotação :weedman:

além de que testei com um carro ao lado em ambas as situações e não tem comparação possível!

Então se a rotação com ambas as medidas é igual a velocidade é igual.

Não se perde velocidade apenas se perde erro de ponteiro de velocimetro, certo?

Pode ficar mais lento a chegar aos 100km/h mas a rotação de caixa para chegares a 100km/h é a mesma numa jante como noutra
 
a alteração do diametro total da roda altera a tranmissão final e como tal iras fazer a mesma velocidade lida á mesma rotação de motor dada que estão interligados.. mas na realidade iras a uma velocidade diferente..de anteriormente...

se tiveres um carro que tenhas a sencação que a ultima mudanca podia ser mais comprida se aumentares o diametro o carro pode vir a fazer mais velocidade e a uma velocidade lida igual dado que diminuie-te o erro..

agora se tiveres um carro de caixa comprida e aumentares o diametro ainda estas a alongar mais a transmissão e como tal o carro irá andar menos dado que não terá força para mais...

eu tive um tigra que passei para um diametro total mais pequeno.. 195/50/15 passei a conseguir cortar em 5ª e de ponteiro equivalia a uns 235km/h mas o erro era muito grande...depois pus 205/40/17 e dava +- 217km/h e ainda tinha muita rotação até ao corte ... e o erro era muito pequeno..(ou não existia)...agora nao me perguntes com qual das duas medidas realmente andava mais...nunca medi ..hoje pode-se ver com os gps .. embora tb tenha erro mas penso que varia pouco..

abraços
 
Boas...
tou haver que aqui é so pessoal a ter mecânica e resistência de materiais....
Pois eu neste assunto vou pelo mais facil:
tentem imaginar termos uma barra(transmissão) e um peso em cada ponta se este for de 20kils e o tentarmos rodar é sem duvida mais fácil que se nas pontas não tivermos nada ou tivermos apenas 2 kilos.... isto independente de esses pesos terem diâmetro de 10 cm ou de 80 cm. claro que existe uma diferente mas nao é assim tao significativa no caso do diametro.
No caso da jante pesar 20 kilos ou 6kg a diferença esta na potencia perdida para o motor rodar cada uma das jantes...
mas para tirarem as duvidas é simples
banco de potencia 1 carro 3 conjuntos de jantes umas 16com x kilos umas 17 com os mesmo x kilos... neste caso vao ver que a diferença de potencia perdida quase nao se altera... agora jante 16 com xkilos das pesadinhas comparar com 16" leggera de 6kg e vao ver que a potencia perdida desce drasticamente.vale mais tirar peso 20kg em algo que o motor seja obrigado a rodar que 20kilos no resto.
 
Back
Top