Jantes leves vs pesadas...

Ando aqui com umas duvidas acerca do peso das jantes...

por exemplo umas jantes pesadas 20kg cada sem pneu e umas leves de 10kg cada sem pneu...

Será que as vantagens são realmente notorias em arranque?
E em ponta como será?

O comportamento dinamico em si melhoraa olhos vistos?
 
As vantagens sao muitas e em vários aspectos.

Para começar, tens menos peso, logo melhor arranque, menor inercia, mais facilmente travas a roda e a aceleras.

Em questao de dinamica tambem tens vantagens porque o peso das jantes é um peso chamado "unsprung mass", ou seja, é uma massa nao suspensa, pelo que tanto a nivel de competiçao como a nivel comercial, é de grande interesse reduzir este peso nao suspenso, mais uma vez devido à diminuiçao dos momentos de inercia por estes causados que sao de grande importancia, por exemplo, uma jante muito pesada quando apanha um ressalto como tem mais peso ira esforçar mais a suspensão e demorrara mais tempo a suspensao voltar ao seu estado de funcionameto normal, com menor peso, a rapidez da suspesnão é assegurada.

Nao é a toa que todos os veiculos agr usam jantes Liga leve.

Agora se tivermos a falar de jantes de peso aproximadamente igual, mas de diametros diferentes, as coisas ja mudam um pouco de figura.
 
Ando aqui com umas duvidas acerca do peso das jantes...

por exemplo umas jantes pesadas 20kg cada sem pneu e umas leves de 10kg cada sem pneu...

Será que as vantagens são realmente notorias em arranque?
E em ponta como será?

O comportamento dinamico em si melhoraa olhos vistos?

Boas,pelo que eu tenho lido aqui pelo forum e tambem a minha opinião pessoal é que as vantagens que podes ter com jantes levezinhas são as seguintes:melhor arranque,talvez um pouco mais de velocidade de ponta,a suspensão "sofre" muito menos com os impactos e talvez até menos consumo,tudo isto por causa de uns kilos a menos;a desvantagem e unica que eu conheço e que já foi testado é que a curvar o carro tem menos aderência,vê este tópico aqui-http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=58647&highlight=Jantes+leves+vs+pesadas...&page=2

Abraço!
 
Boas,pelo que eu tenho lido aqui pelo forum e tambem a minha opinião pessoal é que as vantagens que podes ter com jantes levezinhas são as seguintes:melhor arranque,talvez um pouco mais de velocidade de ponta,a suspensão "sofre" muito menos com os impactos e talvez até menos consumo,tudo isto por causa de uns kilos a menos;a desvantagem e unica que eu conheço e que já foi testado é que a curvar o carro tem menos aderência,vê este tópico aqui-http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=58647&highlight=Jantes+leves+vs+pesadas...&page=2

Abraço!

A aderência de um veiculo, depende da relação de atrito entre a superficie e os pneus, peso de carregamento, centro de gravidade e mais alguns factores. O facto de as jantes serem mais leves nao influencia directamente.

Quando temos jantes mais ou menos do mesmo peso, mas de raios diferentes, a jante de maior diametro tem um momento polar de inercia é maior, logo é pior em aceleração, travagem, mas para a mesma rotação de motor teremos mais velocidade linear ( velocidade de ponta ). Agora jantes maiores, influenciam a altura do centro de gravidade o que é pior para a dinamica, porque teremos uma maior tendencia do veiculo rodar sobre esse centro.

è dificil de explicar por palavras, ha muita fisica envolvida na dinamica do veiculo, que nao é nada linear de se perceber.

Abraço
 
Por experiencia propria, discordo um pouco do que foi dito relativamente ao arranque com jantes leves....Tive umas SL16 (195/45/16) e simplesmente era impossivel arrancar sem queimar meio pneu, com ST 17 (205/40/17 e 215/40/17), o carro poe muito mais rápido a potencia no chão, sem perder tanto tempo a "escrever"...cada caso é um caso, eu no meu nao aprovo jantes leves!
 
Quando falo em arranque, falo em capacidade de acelerar as jantes, se a potencia nao é passada po chao ja sao outros factores, distribuiçao de peso por exemplo.

Cumpriemntos
 
Last edited:
Quando falo em arranque, falo em capacidade de acelerar as jantes, se a potencia nao é passada po chao ja sao outros factores, distribuiçao de peso por exemplo.

Cumpriemntos
Sim amigo o que quis fazer doi dar a minha experienmcia, para passar um pouco da teoria à pratica...
Obvio que a capacidade de o carro arrastar umas jantes leves é maior, mas depois surge o problema de não haver pneus que consigam transformar a potencia à roda, que já é menor que a potencia o motor, em potencia util...
Abraço
 
Boas,pelo que eu tenho lido aqui pelo forum e tambem a minha opinião pessoal é que as vantagens que podes ter com jantes levezinhas são as seguintes:melhor arranque,talvez um pouco mais de velocidade de ponta,a suspensão "sofre" muito menos com os impactos e talvez até menos consumo,tudo isto por causa de uns kilos a menos;a desvantagem e unica que eu conheço e que já foi testado é que a curvar o carro tem menos aderência,vê este tópico aqui-http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=58647&highlight=Jantes+leves+vs+pesadas...&page=2

Abraço!

Menos aderencia como assim? A área de contacto é a mesma a suspensão é que agarra o carro ao chão. Tens os amortecedores descarregado?
Abrç
 
Menos aderencia como assim? A área de contacto é a mesma a suspensão é que agarra o carro ao chão. Tens os amortecedores descarregado?
Abrç

Pois pelo que lí e percebí no teste que fizeram é que as jantes mais leves têm a tendência de dobrar/ceder um pouco mais a curvar do que jantes mais pesadas/rijas,e assim o contacto do pneu com o solo não é bem igual!

Lê o teste no link que dei mais a cima.

Abç
 
Pois pelo que lí e percebí no teste que fizeram é que as jantes mais leves têm a tendência de dobrar/ceder um pouco mais a curvar do que jantes mais pesadas/rijas,e assim o contacto do pneu com o solo não é bem igual!

Lê o teste no link que dei mais a cima.

Abç

ya...foi exactamente o q entendi do q li no artigo
claro q para andar em linha recta as mais leves serão melhores, mas para uma pista com curvas e etc (tipo arrábida lol) umas mais rigidas terao tendencia para ter um melhor comportamento
 
As jantes leves tem tendencia a dobrar as que não sao rigidas...

A muita jante leve mais resistente do que uma jante pesada, esse ponto de vista aplica-se a estas jantes e não a outras.

Carros de competição tem jantes leves para andar em percurso, mas de grande resistencia.

No mercado existem jantes assim para o publico utilizar ainda que caras.

Tenham sempre atenção não só a leveza mas tambem a rigidez ;)
 
Boas eu tenho umas tecnomagnésio indianapolis 7x16 com pneu 195 45 e notei muita difrença tanto em curva como arranque, o peso delas é mais ou menos 5 quilos por jante se nao estou em erro, agora tem uma desvantagem se nao tiver cuidado facilmente se empenam :\
 
Jantes que empenam com facilidade sao jantes com pouca rigidez. não tem nada haver com o peso . Como disse há jantes levez com mais resistencia e rigidez que jantes bem mais pesadas.
 
Back
Top