[INFO] Oleos para Seat Ibiza 6K2

MOTORES DIESEL

Especificações de óleos para motores diesel:

A - Óleos multigraduação, especificação VW 505 00 (adequados para todos os motores diesel excepto para motores com injector bomba)
B - Óleos multigraduação, especificação VW 505 01
C - Óleos multigraduação, especificação API-CD

Propriedades dos óleos:

De acordo com as normas VW 505 00 e 505 01, os óleos sintéticos multigraduação têm as seguintes propriedades:
- Podem ser utilizados em todos os motores diesel.
- De acordo com as normas VW 505 00 e 505 01. Só se poderá utilizar óleo sintético VW 505 01 nos motores com injector bomba.
- Podem-se utilizar durante todo o ano em zonas de clima moderado.
- Excelentes propriedades detergentes e dispersantes.
- Está assegurado o seu poder de lubrificação para todos os estados de carga e temperatura.

:!: Nota!
- Nos motores Turbodiesel: Depois de substituir o óleo do motor e o filtro do óleo, deve-se ter em conta o seguinte ao efectuar o primeiro arranque do motor:
- Enquanto o indicador da pressão do óleo no painel de instrumentos permanecer aceso, o motor só poderá funcionar ao ralenti. Não pisar o acelerador! De contrário, o turbocompressor poderia sofrer danos ou avariar-se por completo.

Óleos sintéticos multigraduação segundo a norma VW 505 00 e 505 01:
Este óleo, de uso apropriado para motores diesel, corresponde às normas VW 505 00, assim como 505 01 e apresenta ainda as seguintes vantagens:
O seu uso é especialmente indicado em caso de situações extremas, devidas às más condições do pavimento, a uma condução predominantemente com reboque ou por zonas de montanha ou em climas quentes.

:!: Nota!
- Os óleos monograduação podem geralmente ser utilizados durante todo o ano, devido à sua limitada viscosidade. Por este motivo, estes óleos só se devem utilizar em zonas de climas extremos.
- Se se utiliza o óleo multigraduação SAE 5 W-30 devem-se evitar elevadas rotaçõe do motor e excessivas cargas contínuas. Esta limitação não afecta os óleos multigraduação sintéticos.


MOTORES GASOLINA

Especificações dos óleos para motores a gasolina:

A - Óleos sintéticos multigraduação, especificação VW 500 00 ou VW 502 00
B - Óleos multigraduação, especificação VW 501 01
C - Óleos multigraduação, especificação API-SF → Observação ou SG → Observação
[SUP]1) Estes óleos só se podem utilizar quando não se disponha de óleo autorizado.[/SUP]

Propriedades dos óleos:

Os óleos sintéticos multigraduação, segundo a norma VW 500 00, oferecem as seguintes vantagens:
- Podem ser utilizados durante todo o ano com temperaturas moderadas.
- Reduzem as perdas por fricção do motor.
- Garantem o melhor arranque possível em frio, mesmo a temperaturas muito baixas.
Os óleos multigraduação, segundo a norma VW 501 01, oferecem ainda as seguintes vantagens:
- Excelentes propiedades detergentes e dispersantes.
- Está assegurado o seu poder de lubrificação para todos os estados de carga e temperatura.
- São óleos de larga duração.
Os óleos multigraduação, segundo a norma VW 502 00, oferecem ainda as seguintes vantagens:
- Este óleo, de uso apropriado para motores de gasolina: O seu uso é especialmente indicado em caso de situações extremas, devidas às más condições do pavimento, a uma condução predominantemente com reboque ou por zonas de montanha ou em climas quentes
- Apenas quando se apague o indicador luminoso se terá alcançado a pressão máxima do óleo, e se poderá pisar o acelerador.
V02-0630

Quantidades de enchimento com filtro de óleo:

4,5 l.

Binários de aperto do parafuso de purga de óleo:

- Motores de 4 cil:
- Binário de aperto: 30 Nm
- Motores de 5 cil:
- Binário de aperto: 40 Nm
- Motores de 6 cil:
- Binário de aperto: 50 Nm

:!: Nota!
Ter em conta que não é possível ultrapassar as seguintes indicações sobre binários de aperto. Se o binário de aperto for muito elevado poderiam produzir-se fugas ou mesmo danos na zona do parafuso de purga de óleo.
Devido às boas propriedades dos óleos, devem-se utilizar unicamente os óleos de motor autorizados.

10yifqp.jpg



Informação retirada do programa ELSAWIN.
 
Back
Top