Ibiza Cupra Vs Type R - Aventura na montanha

Eheh mas aquilo n é uma pista, é uma serra!

Sabes o que são Nms?Com certeza sabes tão bem como eu e posso-te dizer que um CTR não chega a ter 200nms e só pra lá das 6000rpm, um CUPRA TDI tem como sabes 330nms logo às 1750rpm, logo é normal que ali naquele trajecto ganhe vantagem.

Como alguém disse e mto bem, se houvessem rectas maiores talvez o CTR conseguisse apanhar e até passar o CUPRA, mas tendo pesos idênticos, e sendo um percurso ingreme e cheio de curvas o CUPRA leva vantagem pela disponibilidade de potência e binário, o CTR tem 200cvs mas a rpms impraticáveis naquele percurso.

Num arranque parado o CTR é mais rápido e em velocidade de ponta dá mais 10/15km/h mas ali conta a disponibilidade que como se sabe é um ponto forte dos Diesel.

Cumpts

Concordo com tudo o que o Fast disse...:clap:

Um Type R é um carro bruto e muito bom e do qual eu tambem gosto bastante, mas neste tipo de estrada com curvas e em serra o binário de um Cupra TDI abafa palhinha a um Civic type R de origem pois a potencia está disponivel desde muito cedo no TDI (binário: 330nm) enquanto que o Type R so la pas 5000rpm é que começa a puxar como deve ser porque tem um motor atmosférico e com menos binário que o Cupra...

Agora se falarmos de rectas longas e rapidas sem duvida que o Type R é mais forte e rápido que o Cupra TDI de origem, pois o forte do TDI é em baixas e não em altas!! ;)

Abraçada :)
 
Last edited:
Carro atmosférico à saída de curva a subir é para esqueçer, então esse honda tá muito morto mesmo não sendo stock,e o gajo tá a sair em muito baixa rotação, não tem hipótese na recuperação, se apanhasse rectas mais longas e curvas menos acentuadas ou planas, talvez conseguisse....

Dedico-te este:

Piso Seco:

http://www.youtube.com/watch?v=sf1fl-37bIc&feature=related

Piso molhado:

http://www.youtube.com/watch?v=-qBk9oIEwUU


Não generalizes ;) o Kit de unhas tb conta muito...
 
Last edited:
bom video...o home do ctr nao tem maos...mas mesmo assim q que dar o merito ao cupra pois mesmo com maos nao sei se la ia o ctr...
cada vez tenho mais a certeza de uma coisa :rir::rir::rir::rir::rir:
 
Eheh mas aquilo n é uma pista, é uma serra!

Sabes o que são Nms?Com certeza sabes tão bem como eu e posso-te dizer que um CTR não chega a ter 200nms e só pra lá das 6000rpm, um CUPRA TDI tem como sabes 330nms logo às 1750rpm, logo é normal que ali naquele trajecto ganhe vantagem.

Como alguém disse e mto bem, se houvessem rectas maiores talvez o CTR conseguisse apanhar e até passar o CUPRA, mas tendo pesos idênticos, e sendo um percurso ingreme e cheio de curvas o CUPRA leva vantagem pela disponibilidade de potência e binário, o CTR tem 200cvs mas a rpms impraticáveis naquele percurso.

Num arranque parado o CTR é mais rápido e em velocidade de ponta dá mais 10/15km/h mas ali conta a disponibilidade que como se sabe é um ponto forte dos Diesel.

Cumpts

Verdade, o ibiza cupra tem muito mais binario, mas, para mim esse filme é ditado pelas unhas que um tem a mais que outro. Nao se pode comparar de uma forma tao linear um ibiza cupra a type r, obvio que o ibiza tem mais recuperação, mas se o honda tiver na velocidade certa e mudança certa e tiver sempre de vtec aberto, garanto que o ibiza foge um pouco, mas so e um pouco, porque como o ibiza tb tem logo ali as 1700 300Nm, tambem pouco mais das 3000rpm acabou-se e o type r vai ate mais de 8000rpm.

Claro que ambos a sair de 3a por exemplo a subir o ibiza sai-se melhor, mas é uma comparação nada bem feita, a 3a do ibiza da quanto 130??? e a do honda ?? pai 180 e a potencia do honda é muito la em cima...

Eu se fosse a conduzir akele honda ia sempre de 2a a partir ias ver se o cupra fugia :D Nao quer dizer que sou bom condutor, mas para o apanhar nao posso andar ali a trocar de caixa as 4000...

Nao se pode comparar carros desta forma onde tudo muda e nada é igual.
 
Last edited:
Dedico-te este:

Piso Seco:

http://www.youtube.com/watch?v=sf1fl-37bIc&feature=related

Piso molhado:

http://www.youtube.com/watch?v=-qBk9oIEwUU


Não generalizes ;) o Kit de unhas tb conta muito...


Concordo na parte do kit de unhas,é decisivo, mas para responder a esses vídeos tenho eu centenas deles que nem valem a pena postar aqui, para além disso, esse carro tem o motor da hayabusa que tem mais rotação que o typeR e para mais além, o gajo tem muito espaço para atingir altas rotações e o carro é um peso leve. Vamos ter em conta que um diesel tem sempre mais binário que gasolina, então sobrealimentado ainda mais tem, daí ter menos rotações, e atingir o seu pico no meio do conta RPM, ao contrário dos gasolinas que quanto mais rotação=mais potência.Imagina-te a pedalar uma bike, a força que exerces no pedal é binário(igual à biela na cambota), a velocidade com que tu pedalas é rotação, se experimentares a subir ao lado de um amigo teu, ele a pedalar mais rapido na mudança mais leve e tu na mudança mais pesada, vais exercer muito mais esforço, mas ganhas, pois uma pedalada tua, equivale a 10 dele, aqui é a praticamente a mesma coisa. Agora se puseres um type R com compressor e turbo, a conversa já é outra. De qualquer maneira, motores nipónicos são dos melhores gasolinas, pelo menos para mim, o do S2000 é uma obra de arte.
 
Last edited:
so vi o 1º e sem duvida fenomenal! mas akilo é um carro para rampa com um motor de uma hayabusa! nao tem nada a ver com um motor de um carro comum!

mas sem duvida que esse homem é um sr a conduzir! exelente video gostei de ver!

E sem esquecer que a estrada está fechada pa prova...
 
Em pista acredito que o Type-R vergue o Cupra mas neste video mostra uma serra e não uma pista... ;)

Tamos a falar que os carros tem que dar o maximo que conseguem em 100m ou 200m e travar o mais tarde possivel para entrar na curva no angulo possivel pa fazer a curva...

Mas tambem ja foi mais falado que o CTR não entra com as melhores mudanças... agora não sabemos as razões... se era para filmar o Cupra ou competir... ;)
 
Só vi 3 ou 4 curvas, o que para um video na serra é um bocado soft, mas seja como for não me parece que nenhum deles fosse grande espingarda... a minha opinião é q o honda levaria a melhor conduzido convenientemente.
 
Mas irrelevante neste caso. Parece-me mais um passeio de amigos do que outra coisa qualquer... mesmo que fosse um baita "pikanso" a estrada estava aberta para os dois, portanto não muda muita coisa na história.

Lol, então não muda? Têm sempre consciência que a qualquer momento pode aparecer um carro de frente...
 
ajuda em concentrar so pa estrada sem nos preocupar-nos com carros, peões e a vaca da Milka atravessar a estrada :rir:
 
tdi power mais nada:D

mas nota-se ali falta de jeito do gajo do honda akilo keria era uma abaixo para assim que saisse da curva o vtec abrir e nao ir ali a pastelar....puxar travao de mão e tal...era capaz d ser mais competitivo...assim isso e bater em mortos...
 
so vi o 1º e sem duvida fenomenal! mas akilo é um carro para rampa com um motor de uma hayabusa! nao tem nada a ver com um motor de um carro comum!

mas sem duvida que esse homem é um sr a conduzir! exelente video gostei de ver!

pedro salvador ... esse homem é um senhor :D:D:D dêem-lhe um ibiza para as maos e metam la o CTR ao lado numa serra ou onde ker ke seja até em drift o passa se for preciso... :D (atençao ke nao tenho nada contra hondas ) :D
 
Last edited:
Back
Top