Ibiza 90cv - SH

Boas a todos.

Deixo aqui o teste feito à minha ibiza.
Todas as opiniões são válidas e úteis ;)

Ibiza 6k2 90cv 2001
Material:
Turbo 1749va 1.5bar de pico
Bicos Race520
EGR off electrónica e fisicamente
Cat off
Repro

Sei que deveria investir num IC mas neste momento não pode ser...
Aliás o meu tem uma pequenina fuga!

Agradeço aos membros do forum que me ajudaram a decidir acerca do material a aplicar e ao meu preparador.

jdo4.png
 
Last edited:
o Grafico parace bom e tiras boa cavalagem so acho que as linhas podiam estar melhores .
Eu acho que tens a potencia maxima durante muito pouco tempo mas osentendidos que se pronunciem .
Embraiagem e a de origem ainda ?
 
Levou reforço de embraiagem à pouco tempo. MAs não foram pastilhas, foi tipo o de origem mas com fios de cobre pelo meio.
Quem fez o serviço disse-me que aguentava 200cv.
Quantos às linhas eu não entendo mt do assunto.
O preparador disse q s não tivesse fuga no IC poderia ter uns resultados melhores
 
A carrinha está msm mt agressiva a sair. Mas está com um pouco de fumo em baixas. Decerto vou abdicar de um bocado de potência para não andar aí a deitar fumo em baixas e ter melhores consumos. Mas ainda não decidi. Primeiro vou estar assim uns dias para experimentar.
 
Devias medir num banco com freio, porque essas linhas não corresponde com a realidade.
Binario mt tarde e a potência máxima nos vp's por norma mantém até quase as 5000.

Abraço

Enviado do meu Nexus 7 utilizando Tapatalk 4
 
Devias medir num banco com freio, porque essas linhas não corresponde com a realidade.
Binario mt tarde e a potência máxima nos vp's por norma mantém até quase as 5000.

Abraço

Enviado do meu Nexus 7 utilizando Tapatalk 4

binário muito tarde até concordo, agora potência máxima até as 5000 com um VA acho muito difícil...
 
Não sei o que é banco com freio :confused:
Só para eu perceber melhor, com o que é que se consegue melhor binário? Com gasóleo ou turbo mais cedo. É que se apertar um bocado que seja com o acelerador em baixa rotação faz logo muito fumo.
 
Não sei o que é banco com freio :confused:
Só para eu perceber melhor, com o que é que se consegue melhor binário? Com gasóleo ou turbo mais cedo. É que se apertar um bocado que seja com o acelerador em baixa rotação faz logo muito fumo.

essa dúvida é melhor tirares com o teu reprogramador. porque pode ter feito de preposito para o tal fumo. mas duvido. na minha ideia para limpar o fumo precisava de fazer boost mais cedo. atenção que tou a falar sem saber a que rotação o turbo vai cheio, mas pelo teste parece tarde. e isso é turbo pá pegar cedo, ainda para mais com esses bicos.
para teres comparaçao, eu a primeira alteraçao que fiz no meu 110 foi meter esses bicos com o turbo e ficheiro original, e assim que pisava a qualquer rotação, perto das 2000 ou daí para cima, fazia logo 1.5 bar. era um porradão no turbo que até andava maluco lol
 
essa dúvida é melhor tirares com o teu reprogramador. porque pode ter feito de preposito para o tal fumo. mas duvido. na minha ideia para limpar o fumo precisava de fazer boost mais cedo. atenção que tou a falar sem saber a que rotação o turbo vai cheio, mas pelo teste parece tarde. e isso é turbo pá pegar cedo, ainda para mais com esses bicos.
para teres comparaçao, eu a primeira alteraçao que fiz no meu 110 foi meter esses bicos com o turbo e ficheiro original, e assim que pisava a qualquer rotação, perto das 2000 ou daí para cima, fazia logo 1.5 bar. era um porradão no turbo que até andava maluco lol

Eu sinto o kick do turbo logo às 1700/1800rpm. Mas em qualquer mudança entre as 1000 e as 1600rpm se pisar um pouco mais (e não necessita ser muito) manda logo fumo. Quando dispara o fumo diminui mt mesmo. Cheguei a dar umas voltas com o carro menos agressivo em baixas e com um disparo igual ao q tem agora mas para ficar mais linear o preparador fez alterações e aí fiquei com mais fumo.
Eu sei q se quiser ele tira-me o fumo em baixas mas tb me tira um pouco de power. MAs se o fizer, se vocês dizem que devia ter mais binário em baixas, ainda devo ficar com menos, acho eu...
Daí não saber o que falta para ter mais binário em baixas. Gasóleo não deve ser de certeza pois faz muito fumo.
E tem outra coisa. O pedal do acelerador ficou bué sensível. Ou seja, se entro numa estrada em paralelo e levo o pé so pousado no acelerador em baixa rotação, quando o carro solavanca e eu acelero uns milimetros mais no pedal a carrinha estremece logo como se quisesse disparar.
 
Last edited:
Eu sinto o kick do turbo logo às 1700/1800rpm. Mas em qualquer mudança entre as 1000 e as 1600rpm se pisar um pouco mais (e não necessita ser muito) manda logo fumo. Quando dispara o fumo diminui mt mesmo. Cheguei a dar umas voltas com o carro menos agressivo em baixas e com um disparo igual ao q tem agora mas para ficar mais linear o preparador fez alterações e aí fiquei com mais fumo.
Eu sei q se quiser ele tira-me o fumo em baixas mas tb me tira um pouco de power. MAs se o fizer, se vocês dizem que devia ter mais binário em baixas, ainda devo ficar com menos, acho eu...
Daí não saber o que falta para ter mais binário em baixas. Gasóleo não deve ser de certeza pois faz muito fumo.
E tem outra coisa. O pedal do acelerador ficou bué sensível. Ou seja, se entro numa estrada em paralelo e levo o pé so pousado no acelerador em baixa rotação, quando o carro solavanca e eu acelero uns milimetros mais no pedal a carrinha estremece logo como se quisesse disparar.

Tens que ver o IQ nessa ultima situaçao. Mas como dizes tem fuga no ic e logo faz mais fumo, mas a repro tambem pode levar isso mais ao sitio. Abraços
 
Tens que ver o IQ nessa ultima situaçao. Mas como dizes tem fuga no ic e logo faz mais fumo, mas a repro tambem pode levar isso mais ao sitio. Abraços

A bomba teve de levar uma pequena pancada para o lado esquerdo (diminuir o IQ) pois com o iq de origem o carro tremia ao estabilizar a rotação e demorava a baixar.
Mas mesmo depois dessa pancada, antes das afinações finais, o carro não tinha esse comportamento nem fazia tanto fumo em baixas
 
A bomba teve de levar uma pequena pancada para o lado esquerdo (diminuir o IQ) pois com o iq de origem o carro tremia ao estabilizar a rotação e demorava a baixar.
Mas mesmo depois dessa pancada, antes das afinações finais, o carro não tinha esse comportamento nem fazia tanto fumo em baixas

nesse caso foi aumentar o i.q para reduzir gasóleo ao relantim. é ao contrario, quanto menos valor de i.q tens, mais gasóleo injecta, dai o mancar e custar a reduzir a rotação.

ve essas fugas, ou melhor, mete um ic melhor. mas com esse turbo e esses bicos, vais ter sempre algum fumo.... ate que é bom, pelo que me tenho apercebido ao longo do tempo que tenho o vp é que os nossos sofrem de falta de gota.
mas em relação ao fumar a essa rotação que dizes é "normal", ai não tens boost quase nenhum. mas ta com maf on ou off?

não tens manómetro de pressão pa saber a que rotação vai cheio? ou um log de vag?

cumprs
 
nesse caso foi aumentar o i.q para reduzir gasóleo ao relantim. é ao contrario, quanto menos valor de i.q tens, mais gasóleo injecta, dai o mancar e custar a reduzir a rotação.

ve essas fugas, ou melhor, mete um ic melhor. mas com esse turbo e esses bicos, vais ter sempre algum fumo.... ate que é bom, pelo que me tenho apercebido ao longo do tempo que tenho o vp é que os nossos sofrem de falta de gota.
mas em relação ao fumar a essa rotação que dizes é "normal", ai não tens boost quase nenhum. mas ta com maf on ou off?

não tens manómetro de pressão pa saber a que rotação vai cheio? ou um log de vag?

cumprs

O MAF está on.
O turbo faz o pico as 2100/2200rpm
 
Last edited:
Já me tinha apercebido de alguma coisa mas hoje comprovei que desde a preparação tenho a embraiagem a patinar. Estranho pq reparei a minha embraiagem (prensa rectificada e disco de ferodo e cobre) à cerca de 10000km. Acho estranho ela estar a patinar e pior, parece que patinha mais de dia para dia, de uma manha para o mesmo dia de tarde (e não tenho puxado). Outra coisa que reparei é q desde que a carrinha saiu da oficina, a 3ª velocidade custa a entrar.

img20120906140223.jpg
[/IMG]
 
Last edited:
binário muito tarde até concordo, agora potência máxima até as 5000 com um VA acho muito difícil...

Mas potência máxima as 3600 num vp é no mínimo estranho, não achas?
O que queria dizer é que devia manter mais potência até mais tarde.

Abraço

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Levou reforço de embraiagem à pouco tempo. MAs não foram pastilhas, foi tipo o de origem mas com fios de cobre pelo meio.
Quem fez o serviço disse-me que aguentava 200cv.
Quantos às linhas eu não entendo mt do assunto.
O preparador disse q s não tivesse fuga no IC poderia ter uns resultados melhores

200cv de 1749va?? o grafico a meu ver esta estranho mas pelos valores deve estar bem engraçado de conduzir! abraço
 
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