Ibiza 6l tdi 1.4 80 sport vs Alfa Mito 1.3 90....

hum... amigo nao querendo ofender .. isso é o site da opel, se tens duvidas sobre o peso disso nao acreditas nisso és um pessoa bem incredula, tou a ver que so pesando o carro na tua balança loool

Quanto a caixa de 6, sinceramente ja nao me lembro do meu carro de origem por isso nao vou opinar mas basta uma repro nao muito forte e ja justifica, nem que seja pelos consumos visto que eu para andar a 140 ja vou as 3000rpm e o carro tem muita força, conseguiria concerteza puxar um carreto maior

e se vais pelos cilindros como explicas ke num vti nem precisas de por uma quinta para ter mais ponta que um mazda mx3 1.8 v6?

E nao me digas ke nao pk ja fiz esse teste com o meu vti :)

sao 4 cilindros contra 6, ambos atmosfericos 1.6 contra 1.8...


Conheço gente com essa carrinha e é uma questão de ver o livrete e verificar o peso :)
Quanto ao comparativo estas-te a esquecer de um promenor tás a comparar "carros" a gasolina que em nada tem a ver com um diesel e 2 carros com diferença de quase 30cvs um do outro. O honda faz muito mais rotação e as relaçoes de caixa são diferentes.(O ibiza sport caixa longa faz a velocidade maxima em 5a e um fr em 6a só mesmo a titulo de curiosidade e exemplo). Um faz 214 km/h reais e um faz 201km/h reais. Secalhar o mazda ao ter os seus 6 cilindros com um boa preparação fico engraçado e fiavel.
Sabes porque é que eu não acredito no peso que dizes da astra van? tenho um mini cooper S e pesa 1215kg e é um mini... não é uma carrinha do segmento C....
 
Last edited:
Boas,

O motor 1.4 tdi é um motor razoável/bom na sua classe.
Não é por causa de ter 3 cilindros que vai ser pior ou melhor que os outros... os únicos 3 problemas que eu encontro neste motor são: o som natural dele, a falta de força em baixas e o turbo de geometria fixa com que vem equipado (que acho que a sua fiabilidade não acompanha o resto dos componentes do motor). Apenas e só.
De resto é um motor bastante económico e agradável de se utilizar, que é o seu papel principal.

Caixa de 6 neste motor? Não acho que valha a pena, devido à potência que tem.

Em comparação com o 1.3 90 cv's do MiTo ou do Astra ...
O MiTo deve ter o mesmo peso (ou até mais leve) que o Ibiza. O Opel se for mais pesado, é 50-70kg no máximo. Como têm binários semelhantes (penso eu) e mais 10cv's, o Alfa é naturalmente mais rápido em recta que o Ibiza... o Astra deve estar ela por ela ou ser ligeiramente mais rápido devido à caixa de 6 (este até pode ser mais aerodinâmico mas depois também tem "sapatos" maiores).
Fiabilidade... se calhar até apostava no manco :ideia:
Curvar e estabilidade... MiTo e Astra de longe ;)
Qualidade... o mesmo.

Concordo ctg.
Só não concordo no factor qualidade. O ibiza não tem nem por sombras a qualidade de um opel ou um alfa romeo. Sei isto pk já passaram cá por casa as 3 marcas ;)
 
Conheço gente com essa carrinha e é uma questão de ver o livrete e verificar o peso :)
Quanto ao comparativo estas-te a esquecer de um promenor tás a comparar "carros" a gasolina que em nada tem a ver com um diesel e 2 carros com diferença de quase 30cvs um do outro. O honda faz muito mais rotação e as relaçoes de caixa são diferentes.(O ibiza sport caixa longa faz a velocidade maxima em 5a e um fr em 6a só mesmo a titulo de curiosidade e exemplo). Um faz 214 km/h reais e um faz 201km/h reais. Secalhar o mazda ao ter os seus 6 cilindros com um boa preparação fico engraçado e fiavel.
Sabes porque é que eu não acredito no peso que dizes da astra van? tenho um mini cooper S e pesa 1215kg e é um mini... não é uma carrinha do segmento C....

companheiro o mini foi desenvolvido pela bmw.. so isso explica o peso.
Mas ve entao no livrete dos teus amigos. Cumps :)
 
Frtdi,

Quando disse "Qualidade... o mesmo" quis dizer o mesmo que disse atrás, ou seja, que o Opel e o Alfa são melhores nesse aspecto ;)
 
Last edited:
companheiro o mini foi desenvolvido pela bmw.. so isso explica o peso.
Mas ve entao no livrete dos teus amigos. Cumps :)

Não percebi. Por ser desenvolvido pela bmw tem de ser obrigatoriamente pesado? podes-me explicar em que te baseias para dizer isso? :)
Abraço
 
Não percebi. Por ser desenvolvido pela bmw tem de ser obrigatoriamente pesado? podes-me explicar em que te baseias para dizer isso? :)
Abraço

Vê o exemplo do serie 1 por exemplo. É do tamanho do astra ou de um leon e pesa imenso.. Se já tiveres visto algum bmw sem as forras vais perceber o pk do peso anunciado ser muito superior..

Os reforços da propria chapa sao muito maiores e consequentemente mais pesados, ora se a mini é desenvolvida pela bmw os conceitos de seguranca concerteza serao os mesmos. Não me parece plausivel uma empresa como a bmw por o seu nome em jogo apenas para ganhar uns €'s a vender minis. Concerteza os parametros de segurança seguiram a logica/filosofia bmw, dai o teu mini ter esse peso. Pelo mesmo raciocinio( do peso ) percebes pk que um vti ( eg9 ) pesa uns miseros 1080 kg , mais coisa menos coisa. A chapa parece uma folha, isto so para termos um exemplo do outro extremo da filosofia.
 
Não é só na chapa que está o peso, por vezes os próprios extras assim como alguns materiais usados na construção podem alterar muito o peso.
Por exemplo, um climatronic bi-zona acrescenta uns bons kgs ao carro, um carro de tracção traseira tambem tem mais peso que o mesmo carro se tivesse tracção frontal, depois existem peças que numa marca são em plástico, na outra já são em ferro.

Por isso é muito complicado adivinhar o peso dum carro pelo seu tamanho, eu tenho um 6k2 tdi que pesa uns 970kg e se formos ver o sport, deve ter uns 100kgs a mais.

Assim como o 200sx que já tive, o carro de pequeno não tinha nada e pesava 1180kgs quando um golf ou um A3 que são bem mais pequenos pesam mais de 1300kgs. Por isso não se admirem se um mini pesar mais que um astra caravan!
A melhor forma é mesmo ver no livrete de alguem que tenha esses carros, mesmo as tabelas que encontramos na net e algumas revistas, se compararem vão ver que os dados do mesmo carro num lado são uma coisa e no outro podem ser outra bem diferente...

Quanto ao comparativo, acho que o mito só perde mesmo se tiver uma boa diferença de peso e na largura dos pneus, é só assim que no meu tdi 90 acompanho carros com potencias maiores!:rir:
 
Last edited:
Vê o exemplo do serie 1 por exemplo. É do tamanho do astra ou de um leon e pesa imenso.. Se já tiveres visto algum bmw sem as forras vais perceber o pk do peso anunciado ser muito superior..

Os reforços da propria chapa sao muito maiores e consequentemente mais pesados, ora se a mini é desenvolvida pela bmw os conceitos de seguranca concerteza serao os mesmos. Não me parece plausivel uma empresa como a bmw por o seu nome em jogo apenas para ganhar uns €'s a vender minis. Concerteza os parametros de segurança seguiram a logica/filosofia bmw, dai o teu mini ter esse peso. Pelo mesmo raciocinio( do peso ) percebes pk que um vti ( eg9 ) pesa uns miseros 1080 kg , mais coisa menos coisa. A chapa parece uma folha, isto so para termos um exemplo do outro extremo da filosofia.

é uma resposta bastante plausivel, mas como combinado vou espreitar um livrete de uma astra caravan ;)
Abraço
 
Era bom que pesasse só isso. O ponto de referência para esses pesos é o motor mais baixo da gama completamente descascado de extras.

Por alguma razão o meu Astra pesa 1220 na página da Opel, 1390 no livrete e um pouco mais na realidade.

Em relação ao tópico não há comparação possivel. O Ibiza é um excelente carro, mas é um carro com 8 anos de mercado, já ultrapassado em muita coisa. O Mito é um carro novo, evoluido em tudo relativamente ao ibiza. Não é só o que vêm, há muita coisa que não vêm mas que está lá :D

Cumpts
 
na minha opinião o mito da sempre uma ratada ao ibiza... a curvar... em recta... sempre.. apesar do posso antes das 2mil isso com uns toques aqui e ali resolve-se...
 
Back
Top