Ibiza 6L 130cv com avaria motor/turbo: será grave?

hoje de manhã quando ia para o trabalho comecei a ouvir um barulho estranho vindo do motor do meu carro e a fazer mais fumo (preto) do que o habitual.

como bom português, ainda parei o carro e abri o capot, mas não consegui identificar a origem do ruído e não havia nada que chamasse a atenção nem sujidade anormal.

os sintomas são:

-barulho tipo sopro quando em aceleração entre as 1600 e as 2800rpm (daí para a frente deixa de fazer barulho)
-fumo preto em aceleração


o carro não tem mais ruídos nem está a perder potência e continua com o mesmo nível de consumos.

levei o carro à Seat e não havia nenhum mecânico na altura mas pelo que me disseram poderá ser do turbo que se tenha estragado.

amanhã vou lá outra vez levar o carro para verem ao certo o que é, mas gostava de saber já algumas opiniões. o que poderá ser? se for o turbo, isso é reparação para ser muito dispendiosa?
 
Penso que seja uma fuga num tubo do ic. Mas para ser uma fuga numa tubagem do ic o carro tem de perder sempre alguma potencia, até pk tem menos ar.
Boa sorte com a resoluçao do problema ;)
 
espero bem que seja mesmo só um tubo... não me está a apetecer nada estar a largar as notas agora que quero trocar de carro.


então, e se for só mesmo um tubo, porque razão deixa de fazer barulho a partir das +-2800rpm?
 
Como já foi dito tudo indica que seja um fuga no tubo do IC, ou algum dos tubos de Vacuo do turbo....
CUmps
 
Viva!!

Engraçado encontrar este post por cá, dei-me conta do mesmo esta semana na minha 130.

Entre as 1500 e 2300 (mais coisa menos coisa), oiço como se estivesse o turbo a soprar ali logo por baixo do tablier do lado do pendura..... e ai temos muito fumo negro.

após isso parece que a fuga desaparece, deixo de ouvir o sopro, deixo de ter fumo e mais potência.

Agora pergunto pq será que a partir de uma certa rotação ou a mim parece-me a partir do turbo estar cheio ou com geometria aberta deixa de fazer?.



Cumps.
Milo.
 
já tenho o carro arranjado. era mesmo um dos tubos do IC.
pelo que o homem da oficina me disse, era os encaixes, tipo linguetes, que encaixam o tubo ao IC estavam desbastados pelo desgaste e por isso esse tubo estava solto.

o arranjo, com mão de obra de desmontar o pára-choques, e com o tubo, ficou em 85.00eur. não é barato mas pelo menos não são as centenas de euro que seriam se fosse o turbo.
 
já tenho o carro arranjado. era mesmo um dos tubos do IC.
pelo que o homem da oficina me disse, era os encaixes, tipo linguetes, que encaixam o tubo ao IC estavam desbastados pelo desgaste e por isso esse tubo estava solto.

o arranjo, com mão de obra de desmontar o pára-choques, e com o tubo, ficou em 85.00eur. não é barato mas pelo menos não são as centenas de euro que seriam se fosse o turbo.

Boas. o meu carro tb apresenta um barulho idêntico ao que documentas, quando te referes ao IC, o que é que a sigla representa?

obrigado
 
Eu tambem já tive esse problema no dia que descobri a fuga encomendei o tubo e nesse mesmo dia ja tive de parar o carro pois aquilo quando voltava para casa do trabalho saltou mesmo fora em andamento fez PUMMMM e pronto fumarada preta meti aquilo la encaixado e la fui eu a 10km\h pa casa :rir: tipo locomotiva :rir:.

Já agora piruças qual foi o tubo que desgastou? superior ou inferior?

abraço
 
Back
Top