Ibiza 6K2 - Problema AC só dá quente - RESOLVIDO

Boas..

Adquiri à pouco tempo o meu Ibiza Sport 6K2 e o AC não funcionava... No VAG dava o erro de Pressure Switch no Signal o que era falta de Gas no circuito...

Hoje fui mandar carregar o AC.. quando chego a levantar o carro.. o rapaz diz que tudo funciona bem... mas nao faz frio nos difusores.. O Compressor atraca, a ventoinha liga, os tubos do Gas ficam bastnates frios mas ar frio nos difusores nada...

Cheguei a casa e Liguei o VAG... fiz o Output Test e tudo OK.. Erros.. nem ve-los... tudo limpinho...

Desmancho os plasticos debaixo do tablier para ver os motores eletricos.. e todos eles funcionam...
Tirei fora o sensor que le a temp. do habitaculo (debaixo do volante) e funciona bem...

No VAG o sensor le por exemplo 19ºC no habitaculo... Temp. Exterior 13ºC... mas no difuor central e dos pés acusa temperaturas de 30ºC...

Outra coisa esquisita é que no LO (low) faz muito quente e no HI (high) faz ar morno... ou seja, em HI faz mais frio (apesar de quente) do que em LO...

Voltei a ver os motores eletricos... e o que mexe quando se regula a temperatura no display, roda para um lado e para o outro ate ao limite....

Depois reparei que junto ao ventilador (do lado de dentro do carro no passageiro) tem uma zona bastante fria, ou seja, ar frio está ali... mas não sai...

Alguem já teve algum problema do genero?

Existe alguma peça \ flap que avarie com frequencia?

O que me leva a crer para já é o FLAP que regula o Ar quente \ ar frio esteja partido, ou seja, o motor eletrico roda a parte exterior mas la dentro não mexe nada.. O que acham????
 
Last edited:
Boas.

Mas o ar frio nunca sai para nenhum lado? Ou seja, para posição de desembaciamento, ou posição de pés? Ou apenas não sai para a zona dos ventiladores centrais?
Chegaste a verificar todos os motores eléctricos que comandam os flaps?
 
Boas.

Mas o ar frio nunca sai para nenhum lado? Ou seja, para posição de desembaciamento, ou posição de pés? Ou apenas não sai para a zona dos ventiladores centrais?
Chegaste a verificar todos os motores eléctricos que comandam os flaps?

Confirmei os FLAPS que vi... ou seja, o de reciculação de ar e o que mexe consoante a TEmperatura se seleciona do display...

O Frio não sai para qualquer difusor... é exactamente igual seja que posição for...

Saliento que a zona plastica seguinte ao ventilador fica bastante fria... mas ar frio nos difusores nada...

Existe algum FLAP que controla a passaegm de ar quente para ar frio???


Boas.. O erro antes dava esse sim.. mas foi antes de carregar o AC... agora não tem erro nenhum.. nem depois do OUTPUT tEST aparece qualquer erro.. esta limpinho....
 
Problema Resolvido..

Ora bem, tal como eu suspeitava, o FLAP que controla a temperatura funciona na perfeição e todo o mecanismo envolvente..

Decidi tirar na outra extremidade o engate do braço e puxei levemente... e não é que saiu a peça sem qualquer esforço? vi logo que o gato estava ali... meti uma chave de fendas no buraco (espaço muito curto) e rodei e voila... começou a sair ar frio para os difusores...

Pronto estava ali o problema.. mas o problema podia ser maior, ou seja, para ver realmente se algo estava partido e arranjar de novo teria de tirar o sistema todo fora (MEDO)... mas com jeito, apercebi-me que aquilo tem uma chapa que entra na ranhura da tal peça que se movimenta atraves do FLAP... meti a chapa a jeito e encaixei de novo a tal peça... rodei para o maximo de um lado a ver se era quente ou frio para saber a posiçao do FALP... encaixei tudo direitinho.. e voila....

AR Condicionado de volta...

So tenho receio que volte a soltar-se a tal peça, porque não fica enfiada a 100%.. mas para já resolveu.. mais tarde se der problemas tenho de aprofundar uma melhor solução...

É complicado entender o problema... mas amanha meto aqui umas fotos do tal problema... assim ajuda futuros problemas a quem necessitar...

Saliento que em 15 minutos resolvi a situação, basta desapertar o plastico debaixo do tablier do lado do passageiro...

Deixo tambema nota a quem um dia monte um FLAP que depois de montado tem de o adaptar em VAG COM, ir a 08 - HVAC depois a 04 - Basic Setting e depois escolhe o canal 02... espera uns 30 segundos a fimd e o sistema abrir e fechar o FLAP ao maximo e minimo e assim ficar memorizado a voltagem de cada...
 
Ainda bem que o problema já se encontra resolvido.

Ao início ainda pensei que eram os sensores dos flaps (que no 6k2, tal como acontece em muitos outros vags, penso também ser através dos potenciómetros que têm tempo limitado de vida) que não davam a leitura certa. Depois fui ver mais ou menos qual seria o teu código de erro e quais os problemas que poderiam ser para te tentar ajudar. Mas só agora ao ler a tua resposta vi que no final já não tinhas nenhum erro em vag com.
Mas ainda bem que já está tudo resolvido. Para desmontar todo um sistema de ar condicionado é cá uma trabalheira...

Um abraço.
 
Ai estao as fotos do problema:
Aqui retirei o flap e no buraco é onde se situa a tal peça que encixa no FLAP e faz rodar algo lá dentro que vai abir \ fechar passagem do ar quente e frio..
dsc04161w.jpg


Aqui ve-se que depois de meter tudo no sitio não ficou bem encaixado, mas como referi, desde que não se solte está bom...
dsc04164o.jpg

dsc04165z.jpg
 
Back
Top